Elimine a desordem e otimize o armazenamento do iCloud
Embora à primeira vista pareça infinito, o armazenamento do iCloud pode encher rapidamente. Quer se trate dos 5 GB gratuitos que vêm com o seu ID Apple ou uma das ofertas maiores que você pode pagar uma taxa mensal, é muito fácil encher seu armazenamento alocado com fotos e backups de dispositivos.Embora à primeira vista pareça infinito, o armazenamento do iCloud pode encher rapidamente. Quer se trate dos 5 GB gratuitos que vêm com o seu ID Apple ou uma das ofertas maiores que você pode pagar uma taxa mensal, é muito fácil encher seu armazenamento alocado com fotos e backups de dispositivos.
Você pode comprar mais espaço no iCloud ou recorrer a uma das melhores soluções de armazenamento em nuvem como alternativa. No entanto, um bom primeiro passo é simplesmente livrar-se dos arquivos antigos e otimizar seu armazenamento iCloud existente. Neste guia, ofereceremos cinco dicas fáceis que você pode usar para liberar espaço no iCloud.
1. Descubra o que está consumindo espaço
Antes de começar a remover arquivos do iCloud, é uma boa ideia descobrir quais tipos de arquivos estão ocupando mais espaço. No aplicativo de configurações do seu dispositivo, navegue até iCloud e selecione Gerenciar Armazenamento.
Na parte superior da tela, você verá um gráfico de barras de quais tipos de arquivos estão ocupando seu espaço disponível no iCloud. Para a maioria dos usuários da Apple, backups, fotos e mensagens podem ocupar metade do seu espaço de armazenamento ou mais. Role para baixo para encontrar uma lista detalhada de aplicativos instalados e quanto armazenamento iCloud cada um está usando.
Agora você tem uma boa ideia de quais alterações no armazenamento do iCloud irão liberar mais espaço.
Os backups de seus dispositivos costumam ser os culpados por trás de um espaço de armazenamento completo do iCloud. É perfeitamente possível que você tenha configurado seu iPhone antigo para fazer upload de backups para a nuvem automaticamente e nunca mais tenha removido esses arquivos. Anos depois, eles ainda estão lá ocupando um valioso espaço de armazenamento, quando quase não há chance de você precisar acessar esse backup no futuro.
Para se livrar desses arquivos, abra o iCloud a partir do aplicativo Ajustes (iOS) ou do aplicativo Preferências do Sistema (MacOS). Em seguida, clique ou toque em Gerenciar backups para ver todos os backups que estão salvos atualmente em sua conta do iCloud. Exclua aqueles de que você não precisa mais e você instantaneamente liberará espaço de armazenamento.
Enquanto você estiver aqui, é uma boa ideia verificar quais aplicativos individuais estão fazendo backup em sua conta do iCloud. Alguns deles, como seu aplicativo Fotos, podem ser importantes para copiar para a nuvem. Mas você não precisa salvar dados de cada aplicativo em seu dispositivo. Para desativar os backups de um aplicativo, basta tocar na barra de status para alterá-la de verde para cinza.
2. Livre-se de mensagens antigas
Mensagens de texto individuais e threads de iChat por conta própria podem ter apenas alguns kilobytes cada. Mas se você já é usuário do iPhone há muitos anos, pode ter mais de um gigabyte de mensagens antigas armazenadas em sua conta do iCloud. A soma de todas essas mensagens pode ser ainda maior se você enviar muitos emojis ou fotos.
Para economizar espaço, acesse o aplicativo Mensagens no seu dispositivo. A partir daqui, você pode excluir mensagens individuais ou conversas inteiras. Observe que quando você exclui mensagens em um dispositivo, elas são removidas de todos os seus dispositivos Apple.
Como alternativa, você pode optar por remover apenas os anexos, que tendem a ocupar uma quantidade desproporcional de espaço de armazenamento. Em uma conversa, toque no nome do contato e no botão de informações. Selecione Ver todas as fotos e, a seguir, selecione todas as fotos que deseja excluir.
3. Exclua os anexos de e-mail
Assim como acontece com as mensagens, os anexos dos e-mails podem ocupar uma grande quantidade de espaço - especialmente se sua conta do iCloud estiver armazenando e-mails de vários anos. Felizmente, você não precisa apagar indiscriminadamente todos os seus e-mails do armazenamento. O iCloud Mail inclui uma maneira simples de visualizar e-mails com anexos classificados por tamanho.
Abra o iCloud Mail e selecione Exibir e Classificar por anexos. Agora, você pode excluir todos os e-mails que possuem anexos com apenas alguns cliques. Se você não quiser excluir tantos e-mails, escolha um limite específico como 15 MB e remova todos os e-mails com anexos maiores que esse tamanho.
4. Gerenciar sua biblioteca de fotos
Há uma boa chance de que sua biblioteca de fotos esteja ocupando a maior parte do espaço de sua conta do iCloud. Afinal, as câmeras dos dispositivos Apple têm resoluções incrivelmente altas, e cada vez mais pessoas estão gravando videoclipes além de fotos. É fácil acabar com centenas de gigabytes de arquivos de mídia na nuvem se você não tiver cuidado ao gerenciar sua biblioteca.
Infelizmente, não existe uma maneira automática de encontrar fotos ruins na sua biblioteca do iCloud. Cabe a você pesquisar em seus álbuns e excluir as fotos que não deseja. Se você tem vídeos armazenados na nuvem, é uma boa ideia ver e recortá-los para apenas os clipes que você realmente deseja manter para a posteridade.
Você notará que o espaço de armazenamento disponível no iCloud não muda imediatamente quando você exclui fotos. Isso porque, quando você os joga na lixeira, em vez de serem excluídos permanentemente, as fotos e os vídeos são enviados para o álbum Excluídos recentemente. Para adicionar espaço de volta à sua conta na nuvem, navegue até o álbum Excluídos recentemente e remova todos os arquivos dele.
No futuro, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar que o armazenamento de fotos transborde. Por exemplo, é uma boa ideia selecionar as fotos assim que tirá-las. Se precisar de cinco toques na câmera para obter a selfie perfeita, exclua as quatro fotos desnecessárias imediatamente. Da mesma forma, corte os vídeos apenas para as partes que deseja manter e exclua os outtakes.
Você também pode mover álbuns antigos off-line se não precisar acessá-los em todos os dispositivos sob demanda. Transferir dados para um disco rígido externo irá liberar espaço de armazenamento do iCloud e pode economizar dinheiro em sua assinatura de armazenamento em nuvem a longo prazo.
5. Limpe o iCloud Drive
O iCloud Drive é onde a Apple armazena cópias de todos os seus outros tipos de arquivos, como documentos, PDFs e arquivos de aplicativos. Com o tempo, o espaço de armazenamento do Drive pode se encher de lixo, assim como suas mensagens, e-mails e bibliotecas de fotos.
Limpar o iCloud Drive é mais fácil em um computador, embora também possa ser feito em um iPhone ou iPad. Em um Mac, basta acessar a pasta iCloud Drive no Finder. Em seguida, você pode classificar os arquivos por tamanho, tipo ou data de criação e excluir tudo o que não for mais necessário.
Resumo
Com arquivos de todas as partes do ecossistema da Apple filtrando para o iCloud, é fácil ver como o espaço de armazenamento pode ser preenchido rapidamente. Gastar alguns minutos limpando seu espaço de armazenamento de vez em quando pode liberar espaço, ajudá-lo a ficar no controle da desordem e evitar que você tenha que pagar por mais armazenamento. Com essas cinco dicas, você pode resolver facilmente as causas mais comuns de uma conta completa do iCloud.