Como instalar o macOS Catalina e versões mais antigas

Acelere o seu Mac e elimine-o de problemas, reformatando-o antes de fazer uma instalação limpa do macOS Catalina ou de outra versão

macbook air 2019 revisão 3

Neste artigo, mostraremos como executar uma instalação limpa do macOS. Geralmente, essa é uma boa opção se o seu Mac estiver lento ou com um comportamento inadequado.

Também é algo que os usuários de computador costumam recorrer quando tentam se livrar de um vírus (embora haja muito debate sobre se há vírus no Mac).

Começaremos mostrando como fazer isso para a versão mais recente do macOS (macOS Catalina, no momento da redação), antes de prosseguir para o negócio mais complicado de instalar uma cópia limpa de uma versão mais antiga do macOS (High Sierra, Sierra , El Capitan, Mojave, Yosemite ou alguma versão anterior do OS X). 

Antes de começar

Antes de começar, você precisa saber que existem duas maneiras de fazer uma instalação limpa do macOS. A maneira tradicional era fazer uma cópia inicializável do instalador do macOS em uma unidade Flash e reformatar sua unidade antes de instalar a cópia inicializável no seu Mac. 

Também existe um método ainda mais simples que permite usar o macOS Recovery para reinstalar o sistema operacional Mac pela web. 

Uma palavra de aviso: se você deseja fazer uma instalação limpa do Catalina e já estiver executando o Catalina, o processo é diferente das versões anteriores do macOS. Agora você encontrará dois volumes para excluir: Macintosh HD-Data e Macintosh HD. Explicaremos o que você precisa fazer sobre isso abaixo.

Como limpar a instalação do macOS usando um USB inicializável

Antes de começar, você precisará do seguinte:

  • Uma unidade flash USB removível ou maior de 15 GB para armazenar o arquivo do instalador da versão escolhida do macOS. (Vamos apagá-lo, verifique se ele não contém dados valiosos.)
  • Privilégios de administrador para o Mac.
  • Um backup, apenas no caso de algo dar errado.

Observe que, com relação aos backups, você provavelmente não desejará recuperar um backup do Time Machine se não desejar copiar todas as configurações e preferências associadas ao seu sistema antigo. Como alternativa, você pode sincronizar todos os seus Documentos e Área de Trabalho com o iCloud, em vez de executar um backup completo, mas verifique se tudo o que precisa está na nuvem e saiba que poderá perder configurações e aplicativos do sistema.

Pronto? Vamos começar.

 

Etapa 1: Formate a unidade externa

Etapa 1: Formate a unidade externa

Vamos baixar novamente o arquivo do instalador da versão escolhida do macOS e armazená-lo em um pendrive ou unidade externa. Mas antes de fazer isso, você pode preparar a unidade USB reformatando-a.

Veja como formatar sua unidade USB corretamente:

  1. Conecte a unidade USB.
  2. Vá para Aplicativos> Utilitários.
  3. Abra o Utilitário de Disco.
  4. Selecione a unidade e clique em Apagar. (O nome do disco precisa ser "Sem título", se os comandos do Terminal abaixo funcionarem, renomeie-o, se necessário.)
  5. Selecione Mac OS Extended (Diário) como o tipo de formato. 
  6. Escolha GUID Partition Map nas opções Scheme (se você não vê isso, está na visão errada - você precisa selecionar a unidade externa, não o contêiner abaixo).
  7. Clique em Apagar.
  8. O Utilitário de Disco criará a partição e configurará a unidade (pode demorar um pouco).
  9. Clique em Concluído.

Etapa 2a: obter o arquivo de instalação do macOS

Etapa 2a: obter o arquivo de instalação do macOS

Se você estiver reinstalando a versão mais recente do macOS ou instalando uma nova versão do macOS, a próxima etapa será relativamente fácil, embora o processo de obtenção do instalador seja diferente. 

Se você estiver atualmente executando o Mojave e quiser fazer uma instalação limpa do macOS Catalina, poderá fazer o download do pacote de instalação através das Preferências do Sistema. O mesmo se aplicará se você estiver executando o Catalina e quiser fazer uma instalação limpa do Big Sur (assim que for lançado). ):

  1. Abra Preferências do Sistema.
  2. Escolha atualização de software.
  3. Faça o download dos arquivos de instalação do Catalina / Big Sur.

Se você deseja instalar o Catalina e já estiver executando o Catalina, ou se não estiver executando o Mojave, a melhor maneira de acessar o instalador do Catalina é através da Mac App Store. Aqui está um link direto Como alternativa, abra a Mac App Store e pesquise Catalina.

Depois de localizar o Catalina na Mac App Store, siga estas instruções:

  1. Clique em Download ou Get (dependendo da versão da Mac App Store que você está usando).
  2. Você pode receber uma mensagem de aviso neste momento, informando que esta versão do macOS 'já está instalada neste computador. Você gostaria de continuar?' Clique em Continue.
  3. Digite seu ID e senha da Apple.
  4. Os arquivos de instalação do Catalina começarão a baixar.

O arquivo do instalador terá vários GB, o Mojave possui 5,7 GB, por exemplo, para que o download possa demorar um pouco.

Vale destacar o próximo passo para o que você não deve fazer, e não o que deve fazer:

  1. Quando o instalador do macOS terminar de baixar, o instalador será iniciado automaticamente, mas ainda não queremos usá-lo, portanto não clique para iniciar a instalação!
  2. Pressione Command + Q para sair do instalador.
  3. Encontre o arquivo do instalador (ele estará localizado na pasta Aplicativos ou você pode procurá-lo usando o Spotlight (comando + Espaço e comece a digitar Catalina ou Big Sur).

Se você apenas deseja instalar o Catalina, pode pular a próxima etapa, onde mostraremos como desenterrar o arquivo do instalador para uma versão mais antiga do macOS ou Mac OS X.

Etapa 2b: obtenha o arquivo de instalação para uma versão mais antiga do macOS

Etapa 2b: obtenha o arquivo de instalação para uma versão mais antiga do macOS

Para versões mais antigas do macOS e Mac OS X, é um pouco mais difícil obter o arquivo de instalação: a Apple não oferece downloads de versões desatualizadas do sistema operacional na frente normal da loja, e procurar o nome não encontra o que você procura para.

Dependendo da versão do macOS que você está executando, os instaladores de algumas versões do macOS podem ser encontrados na seção Comprado da App Store.

Faça login na Mac App Store com o Apple ID usado e clique em Comprado na barra de menus na parte superior. Examine a lista de aplicativos que você comprou ou baixou gratuitamente (que está na ordem em que os baixou) e encontre o nome da versão escolhida: El Capitan, Yosemite ou qualquer outra coisa. Clique em download.

No entanto, existem algumas razões pelas quais isso pode não funcionar para você:

  • Se você já instalou o Mojave ou Catalina no seu Mac, não poderá procurar facilmente versões antigas do Mac OS na Mac App Store.
  • Você não encontrará a versão do macOS fornecida com o seu Mac na seção Comprado da App Store.
  • E você não encontrará versões do macOS na seção comprada se você nunca instalou essa versão.

No entanto, felizmente ainda é possível se apossar de algumas versões do macOS se você estiver executando uma versão mais recente que o Sierra.

Como na etapa acima, depois de baixar o instalador, não o execute - feche o instalador se ele for aberto.

Etapa 3: criar um disco USB inicializável

Etapa 3: criar um disco USB inicializável

Em seguida, precisamos transformar a unidade USB em um disco USB inicializável para que possamos usá-la para instalar uma nova cópia do macOS no nosso Mac após a reformatação (essa etapa será apresentada posteriormente neste tutorial).

Temos instruções completas sobre como criar uma unidade de instalação inicializável do macOS em um artigo diferente , mas abordaremos o básico aqui.

Vamos criar a unidade inicializável usando o Terminal , que você pode abrir no seu Mac pressionando Command + Barra de espaço e digitando Terminal.

Conecte a unidade USB que você formatou anteriormente ao seu Mac. Verifique se ele se chama Sem título - renomeie-o se necessário (isso ajudará você a inserir o texto correto no Terminal nas próximas etapas).

Criar um instalador inicializável tem sido bastante fácil desde a chegada do Mavericks em 2013, graças ao comando Terminal createinstallmedia que chegou nessa versão. Veja como usá-lo:

  1. Abra o aplicativo Terminal no seu Mac (localize-o usando Command + Space e digitando Terminal)
  2. Agora copie e cole o seguinte texto no Terminal (este texto é para Catalina - incluímos o texto necessário para as outras versões do macOS neste artigo ). Quando você recorta e cola o texto a seguir no Terminal, verifique se ele mantém o - como ouvimos de pessoas colando no - e está convertendo para -)
    sudo / Applications / Install \ macOS \ Catalina.app/Contents/Resources / createinstallmedia --volume / Volumes / Sem título
  3. Pressione Return.
  4. Digite sua senha (você não verá a senha aparecer).
  5. Pressione Return novamente.
  6. O Terminal avisa que está prestes a apagar a unidade. Se você quiser continuar, pressione Y e, em seguida, Return. O processo pode demorar um pouco, você verá “Apagando disco: 0%… 10%… 20%… 30%… 100%…
  7. O Próximo Terminal passará alguns minutos copiando o arquivo do instalador para a sua unidade. "Copiando arquivos do instalador para o disco ... Cópia concluída" e assim por diante aparecerão na janela Terminal. Novamente, isso pode demorar um pouco - as idades do Mac demoraram de 0% a 10% ...
  8. Quando a unidade inicializável estiver preparada, você verá a palavra Concluído. Isso pode levar um tempo.

Agora que você tem o instalador na unidade externa, é possível usá-lo para instalar cópias do macOS em vários Macs - o que pode ser útil se você for administrador de muitos sistemas.

No entanto, se você estiver lendo isso porque deseja limpar o Mac e fazer uma instalação limpa, continue lendo ...

Etapa 4: limpe seu Mac e instale o macOS

Etapa 4: limpe seu Mac e instale o macOS

Agora estamos prontos para instalar a cópia do macOS a partir da unidade de instalação no nosso Mac. Se você deseja fazer uma nova instalação (e limpar completamente o seu Mac), é hora de reformatar a unidade de inicialização do seu Mac.

Veja como fazer uma nova instalação do macOS se você ainda não estiver executando o Catalina

  1. Conecte sua unidade de inicialização.
  2. Inicie - ou reinicie - o seu Mac enquanto mantém pressionada a tecla Opção (também conhecida como Alt). Isso levará você ao Gerenciador de Inicialização.
  3. Escolha instalar a versão escolhida do macOS a partir da unidade externa.
  4. Selecione Utilitário de Disco.
  5. Selecione o disco de inicialização do seu Mac, provavelmente chamado Macintosh HD ou Home.
  6. Clique em Apagar.
  7. Aguarde o disco de inicialização ser formatado.
  8. Volte ao menu principal Utilitários e escolha Instalar macOS.
  9. Escolha sua unidade de inicialização como o local para instalar o macOS.

Quando a instalação estiver concluída, você poderá restaurar aplicativos e configurações do seu backup ou baixá-los novamente manualmente.

Como apagar sua unidade na Catalina

Nota: se você já estiver executando o macOS Catalina, terá dois volumes: Macintosh HD e Macintosh HD - Data. Se você deseja fazer uma instalação limpa do Catalina sobre uma instalação existente do Catalina, primeiro será necessário excluir o volume HD - Data do Macintosh.

Macintosh HD - Os dados na Catalina são onde seus dados são armazenados separadamente na instalação do macOS.

  1. Clique no botão - ou vá para o menu e escolha Editar> Excluir volume APFS.
  2. Você verá uma mensagem avisando que isso apagará permanentemente seus dados. Clique em Excluir. Não escolha Excluir grupo de volumes.
  3. Aguarde enquanto o volume é excluído.

Depois, você pode excluir o volume do seu Macintosh HD, como acima.