Qual serviço de streaming de jogos é o melhor?

Com os requisitos do PC fora do caminho, como você traz sua jogabilidade para as massas? Sua placa de vídeo e processador serão capazes de lidar com o streaming; você só precisa dar a eles a plataforma e as ferramentas para sintetizá-los e transmiti-los. 

Não há dúvidas de que Twitch é o grande gorila aqui. É a escolha óbvia para a maioria das pessoas. O maior público potencial está lá, ele é especializado exatamente neste tópico e sua popularidade significa que ele simplificou o processo de integração e a funcionalidade.

 

No entanto, existem alternativas ao Twitch. Os jogos são uma categoria popular por si só no YouTube, pegando carona na já onipresente plataforma de vídeo. O Facebook Gaming tem menos audiência, mas ainda milhões de usuários, e pode ganhar popularidade após uma parceria com a Microsoft depois que a gigante do software fechou sua própria plataforma, Mixer , em junho de 2020. O fato de Twitch ser o mais popular pode ser um coisa ruim, em um aspecto, uma vez que tantos streamers estão competindo por olhos no serviço. Como um iniciante, você pode ter mais sorte em abrir seu próprio nicho em uma das plataformas alternativas. 

Seja qual for a sua decisão, a configuração não é tão complicada quanto você pode temer. Como mencionado, a popularidade do streaming de jogos motivou todos esses serviços para tornar os primeiros passos o mais fácil possível. Twitch até tem sua própria coleção de tutoriais para ajudá-lo, mas muitos deles são muito intuitivos, mesmo sem eles.

Alguns jogos, e até mesmo serviços inteiros, terão uma função de transmissão integrada; você não pode tornar o streaming mais fácil do que apertar um botão para ir ao vivo dentro de um jogo. Isso irá imediatamente levar sua jogabilidade ao vivo para uma conta vinculada, onde os espectadores podem sintonizar. Isso é semelhante a como os consoles lidam com o streaming, que é o que torna o streaming baseado em console tão simples. 

Porém, nem todos os jogos oferecem suporte a essa funcionalidade. O que nos leva a um software muito importante: OBS.

Devo usar o OBS para streaming de jogos?

Se você quer levar o streaming a sério, não pode confiar em títulos individuais como o mecanismo de streaming, porque você não terá sorte se eles não suportarem streaming no jogo e você não tiver um plano de backup.

A solução, então, é um software dedicado, e a escolha certa é o  Open Broadcasting Software , conhecido popularmente como OBS. Mesmo que você possa transmitir de outras maneiras, o ideal é sempre transmitir ao vivo por meio do OBS. Ele organiza todo o seu hardware (microfone, câmera e assim por diante) e software (qual tela ou aplicativo você deseja transmitir, configurações de fluxo, configurações de hardware) e os coloca em um só lugar. Isso lhe dá controle total de sua transmissão nos bastidores, permite a personalização (sequências ou gráficos de introdução e outro, efeitos de tela verde) e fornece consistência para suas transmissões.

Aprender a usar o OBS pode ser o aspecto mais complicado do streaming, infelizmente. Se você quiser uma opção mais amigável, o Gamecaster do Xsplit é um pouco mais acessível e adequado para a maioria dos usuários. Mas não se deixe intimidar pelo OBS. Primeiro, é grátis, então o que há para não gostar? Aprendê-lo, como qualquer software, leva algum tempo para se familiarizar com a interface. Depois de fazer isso, você descobrirá que é uma ferramenta poderosa. Você não precisa ser um especialista para colocar seu stream online, mesmo que o software permita muita personalização se você quiser usá-lo.

OBSTela principal do OBS

OBS não é o programa de aparência mais bonita, o que aumenta seu fator de intimidação, mas se você olhar de perto, verá que as coisas estão claramente rotuladas. Todos os periféricos que entram em streaming vêm juntos em OBS e você pode controlá-los e personalizá-los a partir daí. OBS tem um pouco de sua própria linguagem que você precisa aprender, como "cenas", que podem incluir segmentos de introdução e finalização. O OBS pode permitir que você adicione tanta ou tão pouca complexidade quanto desejar. 

Vou abster-me de um passo a passo passo a passo do OBS , já que esses recursos existem e isso dobraria o comprimento deste guia. (No link há um bom resumo de nossos colegas da ExtremeTech, usando OBS e Twitch juntos.) Mas aprender como utilizar as cenas e as opções de áudio da área de trabalho são os mais vitais. Este último irá traduzir quaisquer sons reproduzidos em seu PC (notavelmente, o áudio do jogo, que é crucial) em seu stream. 

Se você estiver usando o Twitch, uma coisa que você também precisará fazer é solicitar e inserir uma chave de fluxo do site do Twitch; você não pode fazer login em sua conta diretamente no OBS e precisa se conceder acesso.

Conto com a 1NF0 Tecnologia para montar seu PC de streaming de jogos!