Jogos Cross Platform: a nova fronteira dos games

Desde o início da história dos jogos eletrônicos, houve uma batalha entre os diferentes fabricantes de consoles e plataformas de jogos. Cada fabricante criou sua própria plataforma exclusiva de jogos, muitas vezes incompatíveis com outras plataformas, forçando os jogadores a escolherem um console específico se quisessem jogar com seus amigos.

Isso significava que jogadores de diferentes plataformas ficavam separados, com suas próprias comunidades de jogos exclusivas. No entanto, com o aumento da popularidade dos jogos multiplayer, a ideia de jogos Cross Platform começou a surgir.

 

O que são jogos Cross Platform?

Jogos Cross Platform são jogos que permitem que jogadores de diferentes plataformas, como consoles, PCs e dispositivos móveis, joguem juntos. Isso significa que um jogador pode jogar em um PC enquanto outro joga em um console, e ambos podem jogar juntos em um mesmo jogo e ambiente.

Por que jogos Cross Platform estão se tornando cada vez mais populares?

Os jogos Cross Platform estão se tornando cada vez mais populares nos últimos anos, já que permitem que jogadores de diferentes plataformas joguem juntos, independentemente do dispositivo que estão usando. Isso também torna a experiência de jogo mais social e inclusiva, já que jogadores de diferentes plataformas podem jogar juntos e interagir em um mesmo ambiente de jogo.

Para os desenvolvedores, os jogos Cross Platform permitem uma ampliação da comunidade de jogadores, já que mais pessoas terão acesso ao jogo. Além disso, a jogabilidade Cross Platform pode aumentar o número de jogadores ativos, uma vez que amigos que possuem diferentes plataformas podem jogar juntos.

Alguns exemplos de jogos Cross Platform

Por exemplo, o jogo Fortnite se tornou um dos maiores exemplos de jogos Cross Platform, permitindo que jogadores de diferentes plataformas joguem juntos. Um jogador de PC pode jogar com um amigo que está jogando no Xbox, enquanto outro amigo joga no seu celular.

Outro exemplo é o jogo Minecraft, que também permite que jogadores de diferentes plataformas joguem juntos. Jogadores de Xbox, PC, Nintendo Switch, dispositivos móveis e outras plataformas podem jogar juntos no mesmo mundo e colaborar em projetos.

Benefícios dos jogos Cross Platform

Alguns jogos Cross Platform também possuem benefícios adicionais, como permitir que os jogadores compartilhem suas contas e progressos em diferentes plataformas. Isso significa que um jogador pode começar a jogar um jogo em seu PC e continuar de onde parou no seu console ou dispositivo móvel, sem perder o progresso feito.

Limitações dos jogos Cross Platform

No entanto, apesar de sua crescente popularidade, nem todos os jogos oferecem suporte a Cross Platform. Alguns fabricantes de consoles ainda resistem à ideia de permitir que jogadores de diferentes plataformas joguem juntos, e alguns jogos simplesmente não suportam a infraestrutura necessária para a jogabilidade Cross Platform.

Apesar dessas limitações, é provável que os jogos Cross Platform se tornem cada vez mais comuns no futuro, já que os jogadores buscam cada vez mais jogos inclusivos e sociais. Com o suporte de fabricantes de consoles e a popularidade de jogos Cross Platform, esperamos que mais jogos adotem essa ideia e ajudem a unir jogadores de diferentes plataformas em um mesmo ambiente de jogo.