O CFTV é um Circuito Fechado de Televisão que distribui sinais provenientes de câmeras localizadas em locais específicos
Na área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, que teve origem na sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television). DVR – sigla em inglês para Digital Video Recorder – nada mais é do que um gravador de vídeo para CFTV. Sua função primária é gravar imagens geradas por câmeras, transmiti-las ao vivo para os monitores principal e auxiliares, estocá-las para reprodução e backup e fazer a transmissão e reprodução remota (via rede).
Quais os tipos de CFTV?
Veremos a seguir os principais modelos de câmera CFTV utilizadas, e suas principais características e indicações.
Câmera Profissional
As chamadas câmeras profissionais, também conhecidas como câmeras box, são normalmente utilizadas em projetos de grande porte, como por exemplo em bancos, aeroportos, empresas de segurança e etc.
Normalmente analógicas, é o tipo de câmera CFTV que possui maior quantidade de recursos e configurações, possuindo uma ótima qualidade de imagem.
Uma característica interessante é que da mesma que uma câmera fotográfica profissional, esse tipo de câmera de segurança possui lentes independentes que variam conforme o ambiente a ser monitorado.
Além disso, devido aos seus recursos avançados, é preciso um profissional capacitado para realizar sua instalação e principalmente ajustar suas configurações.
Câmera Bullet
Esse modelo de câmera de segurança é o mais utilizado do mercado. Normalmente são as câmeras utilizadas para monitoramento de ambientes externos, em ruas, postes e áreas públicas, devido principalmente à sua maior resistência e proteção contra chuva, poeira e etc.
Existe uma grande variedade de modelos bullet disponíveis, variando principalmente com relação à aparência e alcance.
Uma característica a ser considerada é que a câmera bullet sempre aponta para uma direção fixa e por isso é mais utilizada para ambientes abertos.
Câmera Dome
São pequenas câmeras em formato de doma, ou cúpula. Normalmente mais utilizadas em ambientes internos, nas paredes ou tetos, devido à sua boa cobertura para esse tipo de ambiente e por ser esteticamente mais bonitas e discretas. No entanto, alguns modelos que possuem mais proteção podem ser usadas em ambientes externos.
Essas câmeras possuem ótima qualidade de imagem, podendo capturar detalhes de objetos e faces. Outra característica é que a direção em que a câmera está apontando fica oculta, e pode ser ajustada sem muita dificuldade. Muitas vezes essas câmeras CFTV também possuem o recurso de Infravermelho, que será explicado a seguir.
Câmera Speed Dome
Também em formato de cúpula, esse é o maior e mais caro modelo entre as câmeras CFTV. Normalmente utilizada para monitorar com detalhes grandes áreas como aeroportos, shoppings, estacionamentos e áreas públicas e abertas.
Esses modelos possuem recursos que permitem movimentar remotamente a direção da câmera, horizontal e verticamente, além de possuir um sistema de zoom muito preciso. Isso possibilita que através de uma mesa de controle a equipe de segurança possa verificar com detalhes qualquer situação fora do normal.
Entre em contato com a 1NF0 TECNOLOGIA para realizar um orçamento gratuito, nossos técnicos seguem todas as normas de higiene e regularização necessária para o serviço!
Fonte: Central CFTV