Os consultores de TI se tornaram uma parte importante da nossa cultura comercial
Um consultor, por definição, é "uma pessoa que fornece consultoria especializada"; e as empresas passaram a confiar em consultores nos momentos em que é necessária experiência em um nicho ou uma perspectiva externa. Isso permitiu às empresas economizar tempo e dinheiro, além de aumentar a competitividade e o profissionalismo.
Nos últimos anos, os consultores de TI ganharam crescente importância à medida que a Tecnologia da Informação transformou a maneira como as empresas operam.
Acompanhar as tendências e o cenário em constante mudança pode ser um trabalho de período integral e manter um departamento de TI em período integral para garantir que sua empresa permaneça competitiva pode ser muito caro.
Um consultor de TI possui a experiência necessária, pode orientar sua empresa a se tornar mais eficiente e ajudar a aumentar seu retorno do investimento (ROI).
1. Foco nas principais funções de negócios
Independentemente do negócio ou setor em que você atua, os funcionários têm melhor desempenho quando se concentram em suas principais competências.
Professores, médicos, advogados, gerentes de escritório e quase todos os outros funcionários são os mais produtivos trabalhando naquilo que fazem melhor. A tarefa frustrante e perturbadora de tentar descobrir a tecnologia da informação tem um custo de oportunidade muito real.
Ao alavancar um consultor de TI, seus funcionários podem concentrar seu tempo em seu trabalho principal e aumentar seus resultados.
2. Aproveite a ajuda de um especialista
Ter um departamento de TI pode ser ótimo quando você precisar da impressora corrigida imediatamente, mas essa mesma pessoa provavelmente não terá, por exemplo, a experiência em soluções em nuvem para ajudar a reduzir a infraestrutura no local e as despesas operacionais.
Um consultor de TI experiente provavelmente concluiu vários projetos anteriores semelhantes à sua situação atual. Saber que sua empresa está sendo guiada por um especialista do setor pode proporcionar tranqüilidade e aumentar a probabilidade de sucesso.
3. Obtenha uma visão externa de suas operações
A tecnologia pode ser um fator perturbador, não apenas nos negócios, mas na sociedade. Só porque algo foi feito de uma maneira específica há anos, não significa que não possa ser feito de maneira mais eficiente e eficaz.
Um consultor externo pode emprestar uma nova perspectiva com base em sua experiência no suporte a diversas práticas recomendadas de projeto e setor, além de ajudar sua organização a aumentar o crescimento e melhorar a eficiência geral.
4. Econômico
O valor dos consultores de TI vai muito além da redução de custos de suas estratégias de eficiência. Pagar um salário, benefícios, espaço de trabalho e todas as outras despesas para um funcionário em período integral pode ser muito caro.
Os consultores são frequentemente contratados para resolver um problema específico dentro de um prazo específico, o que permite um uso mais econômico e eficiente do tempo.
5. Maior segurança
A segurança cibernética nunca foi tão predominante e crítica quanto no ano de 2020. As grandes empresas não são as únicas em risco; as pequenas empresas realmente são direcionadas em 62% de todos os ataques cibernéticos e, de acordo com a Aliança Nacional de Segurança Cibernética dos EUA, 60% das pequenas empresas que sofrem um ataque cibernético estão fora do negócio em 6 meses .
Um consultor de TI especializado em segurança cibernética pode realizar uma avaliação de sua rede para identificar possíveis vulnerabilidades, estabelecer protocolos de segurança de dados e ajudar a desenvolver uma solução de recuperação de desastres.
Eles também podem treinar seus funcionários sobre como identificar vírus ou outro malware potencialmente perigoso.
6. Melhorar a produtividade e eficiência
Os consultores de TI são especialistas em novas tecnologias e seus trabalhos dependem de ajudar as empresas a encontrar novas maneiras de aumentar a produtividade e a eficiência.
As tecnologias que atingem esses objetivos variam de servidores de arquivos, bancos de dados centrais, plataformas móveis e muitos outros.
Para aproveitar melhor os benefícios dessas tecnologias complexas, elas precisam ser planejadas, implementadas e gerenciadas da maneira certa.
7. Experiência e conhecimento
Identificar quais etapas dos processos de negócios que podem ser eliminados por eficiência requer experiência de projetos anteriores com aspectos semelhantes.
Dessa forma, eles podem recomendar com confiança uma solução que melhor se adapte ao seu negócio, eles têm conhecimento de como implementá-la da melhor forma, quais erros evitar e podem treinar sua equipe sobre como usar melhor o novo aplicativo.
Essa é a melhor maneira de garantir que seu projeto seja executado sem problemas, seja entregue no prazo e sua empresa receba o melhor ROI possível.
8. Acesso a amplos conhecimentos
Nos negócios, as economias de escala oferecem uma vantagem, mas as altas barreiras de entrada impedem que as pequenas empresas se beneficiem. Isso também é verdade no mundo da TI.
As empresas de consultoria de TI podem se dar ao luxo de manter os melhores especialistas da equipe à medida que os distribuem entre várias contas.
Como uma pequena empresa que contrata um consultor, você obtém acesso à melhor experiência sem comprometer a longo prazo, como a contratação de um funcionário em período integral.
Nesse modelo, mesmo pequenas empresas podem aproveitar economias de escala e obter os benefícios dos melhores conselhos, pois o especialista é compartilhado entre várias empresas.
Mesmo que você tenha o engenheiro de rede mais competente da equipe, ele provavelmente não é especialista em segurança cibernética, migrações em nuvem, plataformas móveis etc.
Um consultor permite que sua empresa acesse conhecimentos fora de suas áreas regulares.
9. Atrair e reter funcionários
Os funcionários querem fazer o que foram contratados.
Empresas menores que estão crescendo rapidamente tendem a dar a seus funcionários mais "chapéus para vestir" e responsabilidades à medida que o tempo passa. Isso raramente é um modelo sustentável, já que seu contador foi contratado para cuidar de sua contabilidade e não para resolver problemas de rede. Isso geralmente leva funcionários insatisfeitos e sistemas de TI mal configurados que resultam em tempo de inatividade e baixa eficiência.
A contratação de um consultor de TI pode resolver seus problemas de eficiência, implementando as soluções certas e também ajudará a impedir que seus funcionários "mudem-se para a empresa ao lado", oferecendo-lhes desafios que estão dentro do seu campo de interesse.
10. Gerenciando a equipe de TI
O gerenciamento da equipe de TI adiciona uma carga adicional aos gerentes de outros departamentos, pois eles não estão cientes ou não estão interessados em métricas típicas que determinam o sucesso do trabalho de uma equipe de TI.
Além disso, assim como a adição de outros funcionários, há um custo adicional para folgas remuneradas, benefícios, bônus etc. que não entram em jogo com uma empresa de consultoria.