Como solucionar problemas de uma fonte de alimentação de PC

Quando um PC repentinamente entra no fritz sem motivo aparente, verificar a fonte de alimentação do PC primeiro pode economizar muito tempo solucionando problemas do sistema

Uma fonte de alimentação de PC com defeito esconde muitos problemas intermitentes do computador. É por isso que técnicos experientes de PC costumam procurar primeiro a PSU ao diagnosticar problemas de hardware do PC.

  • Falhas no sistema durante o processo de inicialização.
  • O PC não liga de jeito nenhum
  • Reinicializações ou bloqueios espontâneos ao tentar usar a máquina
  • Ventiladores da caixa e discos rígidos que não giram
  • Um sistema de superaquecimento devido a falha do dissipador de calor e do ventilador
  • Erros relacionados à memória do sistema
  • Tela azul recorrente da morte (BSOD)

 

Se o PC não ligar de jeito nenhum

Como em qualquer situação de solução de problemas, desconecte todos os periféricos necessários do PC. Normalmente, isso significa que você fica apenas com o mouse, teclado e monitor conectados.

Muitas fontes de alimentação possuem um interruptor externo localizado na parte traseira da unidade. Verifique se não foi acidentalmente desligado. Conecte o cabo de alimentação da PSU a uma tomada de parede ou protetor contra sobretensão e ligue o computador. 

A maioria dos modelos de fontes de alimentação possui uma luz na parte traseira da unidade que brilha quando é ligada. Se não acender, tente um cabo de alimentação diferente e um soquete diferente para eliminar esses itens como a fonte do problema.

Normalmente, você pode observar algumas coisas que indicam o funcionamento correto da PSU.

  • Ouça os ventiladores da caixa e os discos rígidos mecânicos. Você deve ouvir esses dispositivos girando.
  • Verifique a conexão de cada cabo PSU em execução no componente de hardware do computador.
  • Procure dentro da caixa a luz da placa-mãe. Geralmente, as luzes piscando na placa-mãe indicam uma fonte de alimentação com defeito ou desconectada.

Além disso, a cor da luz da placa-mãe pode indicar outros componentes com defeito. Os códigos de luzes e bipes do BIOS variam de acordo com o fabricante. Consulte o manual do produto da placa-mãe para obter essas informações.

Usando um clipe de papel para testar uma fonte de alimentação

O teste do clipe de papel, também chamado de teste de jumper, permite verificar a funcionalidade da PSU quando ela é desconectada dos componentes dentro de um PC. Este teste identificará alguns problemas comuns:

  • Curto-circuito dentro da fonte de alimentação
  • Componentes com falha
  • Uma conexão de energia ao vivo

Primeiro, você deseja colocar o interruptor na parte traseira da fonte de alimentação na posição desligado. (O deve estar 'inativo')

Localize o conector 20 + 4P (24 pinos). Dobre o clipe de papel e insira uma extremidade no pino verde (PS_ON) e a outra em qualquer um dos pinos pretos (terra).

Gire o interruptor na parte traseira da PSU e ouça o ventilador interno. Se você conseguir ouvir o ventilador, verifique se a fonte de alimentação está ligada.

 teste do clipe de papel é uma maneira simples, mas eficaz, de confirmar se o seu PSU precisa ser substituído. Não lhe dirá muito mais. Se sua fonte de alimentação passar no teste do clipe de papel, você ainda precisará identificar problemas relacionados:

  • Flutuações de tensão
  • Superaquecimento
  • Falha no trilho de potência

Você deve pegar o multímetro?

Para realizar testes mais diferenciados de sua fonte de alimentação, você precisará usar ou comprar um multímetroUm multímetro é um instrumento que mede corrente elétrica, principalmente tensão (volts), corrente (amperes) e resistência (ohms). 

Se você é um técnico em eletrônica, provavelmente já possui um e definitivamente conhece essa ferramenta.

Se você trabalha como uma TI interna, provavelmente não vale a pena gastar muito tempo com testes e reparos na fonte de alimentação. O custo de uma nova fonte de alimentação é relativamente baixo e não justifica longas horas de pessoal dedicadas a um diagnóstico complex

o. É prática comum para departamentos que gerenciam vários PCs manter a fonte de alimentação sobressalente ou duas à mão para testes de "troca" para identificar quando uma PSU é a causa raiz dos problemas recorrentes do computador.

Se seus computadores estiverem na garantia e você suspeitar que a fonte de alimentação seja a responsável, é nesse momento que você aproveitará o suporte e a garantia do fabricante dos computadores de mesa adquiridos. 

Se você está comprando os computadores comerciais como sistemas acabados, é melhor usar os recursos da empresa para o fabricante solucionar problemas de fontes de alimentação e outros componentes defeituosos, enquanto sua equipe trabalha em um PC recém-substituído.

Fonte: Smart Buyer

Se persistirem os defeitos um técnico da 1NF0 TI deverá ser consultado. Fale conoso pelo WhatsApp