Como escolher a fonte de alimentação perfeita para o seu PC gamer

O que você precisa saber antes de comprar uma nova PSU

A fonte de alimentação é o coração do seu PC para jogos, a parte que faz circular o sangue vital da energia em torno de seu caro processador, placa-mãe e placa gráfica. A fonte de alimentação pode ditar os limites de suas ambições quando se trata de possíveis atualizações de PC, por isso sempre vale a pena ficar de olho no futuro quando se trata de escolher sua próxima fonte de alimentação.

 

Você tem que determinar primeiro quantos Watts seu sistema, ou sistema potencial consome, e além disso, você tem que deixar espaço suficiente para atualizações futuras. Além disso, você deve ter em mente que o ponto ideal de eficiência é geralmente em torno de 40-50% da capacidade nominal máxima da PSU. Isso e quanto mais próxima uma determinada fonte de alimentação estiver de sua saída de carga máxima, menor será a eficiência. 

Portanto, se seu sistema precisa de 500W em carga total, não é aconselhável obter uma fonte de alimentação de 550W, mas, pelo menos, uma de 650W. Dito isso, a maioria de nós não vai estressar muito nossos sistemas o tempo todo, a menos que você tenha tempo para jogar constantemente. Os jogos podem ser seriamente cansativos para a sua PSU, já que geralmente carregam totalmente a sua placa de vídeo, o que é provavelmente a parte mais difícil de sua configuração.

Para ter uma ideia de como será o seu sistema, ou atualização dos sonhos, em termos de consumo de energia, você pode inserir facilmente todos os detalhes em uma calculadora PSU útil. Gostamos de usar a Calculadora de Fonte de Alimentação OuterVision , mas existem outras disponíveis.

A maneira mais precisa de determinar as necessidades de energia do seu sistema é usar um dispositivo kill-a-watt e fazer algumas leituras sob carga total, o que é útil se você deseja substituir a PSU existente. Observe que este procedimento fornecerá apenas uma leitura indicativa, pois não leva em consideração a eficiência da sua PSU.

As partes que mais demandam energia nos sistemas atuais são as GPUs com as seguintes CPUs. Infelizmente, os fabricantes não fornecem informações claras sobre o consumo real de energia da GPU e, para piorar as coisas, você também deve considerar possíveis picos de energia que podem reiniciar o sistema se a PSU não for forte o suficiente para lidar com eles. 

Além disso, os valores TDP oficiais da Intel e da AMD para suas CPUs não estão nem perto dos números reais de consumo de energia, uma vez que se referem a clocks normais e não aumentados. Sob frequências aumentadas, as CPUs consomem muito mais Watts do que o TDP oficial do PSU, e as coisas ficam ainda piores, é claro, se você decidir fazer um overclock. 

Mesmo nas configurações padrão, algumas CPUs topo de linha podem exigir 300W ou mais de potência. Sim, estamos olhando para você, Sr. Core i9 11900K. Se você combinar isso com o consumo de energia de uma GPU de ponta, você descobrirá rapidamente que precisa de uma fonte de alimentação de 850 W ou ainda mais forte para um sistema de jogo de ponta. 

As dimensões da PSU desempenham um papel na sua próxima construção de sistema. Você não pode usar uma fonte de alimentação ATX12V padrão em um gabinete mini-ITX que requer uma fonte de alimentação SFX, por exemplo. Felizmente, os fatores de forma predominantes de PSU de desktop se restringem ao seguinte

 
  • ATX12V (PS / 2) [dimensões de referência: 150 mm (L) x 86 mm (A) x 140 mm (P)]
  • Ventilador SFX12V 80 mm [dimensões de referência: 100 mm (L) x 63,5 mm (A) x 125 mm (D)]
  • Ventilador de 80 mm de profundidade reduzida SFX12V [dimensões de referência: 125 mm (L) x 63,5 mm (A) x 100 mm (D)]
  • SFX-L [dimensões de referência: 125 mm (L) x 63,5 mm (A) x 130 mm (D)]
 

O SFX-L não é um formato de especificação ATX oficial, uma vez que foi introduzido pela Silverstone em 2014 e várias outras marcas posteriormente o adotaram. Ele tem uma profundidade maior do que o SFX para permitir uma plataforma mais forte. 

 

Você provavelmente já ouviu falar de titânio, platina, ouro e outras classificações de metal em PSUs. Eles indicam a eficiência da PSU, em outras palavras, quanta energia a PSU consome do soquete para fornecer energia ao seu sistema. Quanto mais eficiente for o fornecimento de energia, melhor para o meio ambiente, pois ele minimiza sua pegada de carbono. Além disso, você também economiza dinheiro em eletricidade a longo prazo. 

Atualmente, as duas agências de certificação de eficiência usam quase as mesmas classificações, que você encontrará abaixo: 

  • Diamante (cibenéticos)
  • Titânio 
  • Platina
  • Ouro
  • Prata
  • Bronze
  • Branco (80 PLUS)

Outra decisão importante que você deve tomar antes de investir em uma nova PSU é que tipo de cabos você deve escolher; modular ou não? Normalmente, as fontes de alimentação mais sofisticadas, que custam mais, vêm com cabos totalmente modulares. Geralmente, você só encontrará cabos fixos nas categorias de orçamento e, em algum lugar no meio, encontrará fontes de alimentação semimodulares. Muitos deles também pertencem às categorias de orçamento ou de nível intermediário. 

Se você pode lidar com cabos fixos e precisa de uma fonte de alimentação para um sistema convencional, não há necessidade de pagar mais por uma unidade totalmente modular. Mas se você pretende usar o mínimo de cabeamento, sem um grande número de fios flutuando em seu sistema, então uma configuração completa ou semimodular é o caminho a percorrer.

Mais e mais pessoas estão começando a perceber o impacto que a PSU tem na saída geral de ruído de um sistema. Por mais estranho que possa parecer, sua fonte de alimentação pode desempenhar um papel significativo no ruído do seu PC sob carga de trabalho. 

Quanto maior a eficiência, menor a carga térmica, de modo que o ventilador do PSU não precisa girar em altas velocidades. Isso significa que sua melhor aposta para uma fonte de alimentação silenciosa é comprar uma com a classificação de eficiência mais alta possível. Ainda assim, isso não significa que você irá selecionar uma fonte de alimentação totalmente silenciosa, por isso é bom ler alguns comentários antes de continuar com a compra. 

 

Anotamos nossas próprias classificações de ruído testadas em nosso melhor guia de fontes de alimentação para dar uma ideia de como as melhores fontes de alimentação soam. Cybenetics oferece certificações de ruído de PSU, portanto, com uma rápida olhada no banco de dados correspondente, você encontrará a PSU que atende às suas demandas acústicas. 

As classificações de ruído cibenético estão listadas abaixo:

  • A ++ (<15 dBA)
  • A + (15 a 20 dBA)
  • A (20 a 25 dBA)
  • (25 a 30 dBA)
  • Padrão ++ (30 a 35 dBA)
  • Padrão + (35 a 40 dBA)
  • Padrão (40 a 45 dBA)
 

Isso é tudo que você realmente precisa saber sobre como escolher a fonte de alimentação certa como um jogador de PC, mas se você quiser realmente se aprofundar em como funciona uma fonte de alimentação, então temos algumas palavras para você. Essa é a parte elétrica profunda, mas potência, eficiência, cabeamento e níveis de ruído são as coisas mais importantes a se pensar quando você está realmente procurando comprar uma nova fonte de alimentação