Melhor software de streaming de 2020

Fazer um streaming de seu game predileto não precisa ser um bicho de 7 cabeças

Microsoft vai terminar seu serviço de streaming de vídeo game

Era uma vez, a transmissão ao vivo, ou streaming, era uma bagunça complicada que exigia habilidades de TI apenas para começar a funcionar. Mas tudo isso mudou nos últimos anos e é muito fácil hoje em dia. Isso porque as placas de captura e o melhor software de streaming ao vivo resolvem a maioria dos problemas complicados logo que saem da caixa.

E as boas notícias não param por aí. Você nem precisa gastar dinheiro para começar. 

Existem toneladas de excelentes opções gratuitas e de código aberto disponíveis para streamers iniciantes e intermediários. Dito isso, se você está planejando ir até o fim  e se tornar um streamer hardcore, também selecionamos algumas opções pagas com conjuntos de recursos mais luxuosos.

Selecionamos as 7 melhores opções de software de transmissão ao vivo para transmitir facilmente seu jogo no Twitch, Mixer, Youtube e muito mais. Então, o que você está esperando? Vamos mostrar ao mundo o que você pode fazer.

 

 7 melhores opções de software de streaming de 2020

Vamos pular direto para a lista com uma olhada em nosso software de streaming favorito em geral.

1. Streamlabs

Streamlabs

Qual software de streaming é implantado por mais da metade dos usuários do TwitchStreamlabs, é claro! Streamlabs, também conhecido como Streamlabs OBS, é um aplicativo de streaming gratuito desenvolvido com base na plataforma Open Broadcaster Software. É uma solução tudo-em-um para iniciantes e especialistas. 

 

Sincronize o software com qualquer plataforma (Twitch, Mixer, Youtube, Facebook) e o software ajusta automaticamente suas configurações para uma saída ideal. Personalize a aparência de seu stream (também conhecido como sua marca) e, em seguida, vá ao vivo e comece a ganhar visualizações. 

O Streamlabs cuida de tudo para você e inclui temas personalizados, widgets e alertas. Ele até tweeta quando você entra ao vivo!

Quanto ao back-end? Não se preocupe com isso. Com codificação de vídeo com reconhecimento de jogo e cache de arquivos de mídia, o conhecimento técnico é desnecessárioStreamlabs é uma solução de nível superior e é altamente recomendável verificá-la.

Captura de tela do Streamlabs

USUÁRIOS GOSTAM

  • Streams com aparência profissional
  • Fácil de configurar e grátis para usar
  • Grande biblioteca de complementos com toneladas de funcionalidade

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • Lag ocasional

  • Favorece as placas gráficas NVIDIA

  • Addons e associação Prime custam dinheiro

2. XSplit

 

Logotipo XSplit

Todo mundo já ouviu falar do XSplit. Afinal, foi o primeiro grande player em cena e continua inovando. O principal ponto de venda? XSplit torna o streaming simplesIsso, combinado com o suporte nativo tudo-em-um, significa que não há pesca para plug-ins ou extensões - tudo está ali. E você também não precisa desembolsar uma tonelada de dinheiro. Existe a versão gratuita, que tem suas limitações. 

O que você ganha com a versão premium? Ele possui uma IU de arrastar e soltar que permite criar até 12 cenas por projeto. E isso não é tudo. Você pode alternar suavemente entre todas essas cenas durante a transmissão ao vivo, o que oferece muita versatilidade para streamers.

Uma licença inclui os produtos Broadcaster e Gamecaster da XSplit. Keeno3, um representante XSplit resume os dois:

“O XSplit Broadcaster é voltado para o transmissor multimídia profissional ou avançado. Transmita e grave ao vivo em altíssima qualidade usando recursos infinitos e plug-ins flexíveis. XSplit Broadcaster é a ferramenta mais confiável que você encontrará para streaming ao vivo e é usada por uma longa lista de rodízios profissionais e produtores de conteúdo. 

Captura de tela XSplit
 
USUÁRIOS GOSTAM
  • Uso confiável
  • Interface de usuário intuitiva
  • Transmite imagem profissional

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • A versão gratuita tem anúncios
  • Suporte ao cliente ruim
  • Modelo de negócios baseado em assinatura

3. Lightstream

Logotipo Lightstream

Existem algumas opções em nossa lista que são fáceis de aprender e rápidas de configurar. Mas nenhum serviço de streaming é tão simples quanto o Lightstream. Isso porque o Lightstream funciona diretamente no seu navegador, sem amarras.

Sério - não há nada para instalar. Basta acessar o site Lightstream, conectar o serviço à plataforma de streaming de sua escolha (funciona com todas as principais marcas), personalizar seu visual e você estará pronto para jogar! O Lightstream detecta automaticamente as melhores configurações, monitora a conexão com a Internet em busca de soluços e produz vídeo HD para os espectadores - tudo usando o backend do Lightstream. Você não precisa de um PC para jogos de última geração ou de qualquer feitiçaria técnica inovadora para começar.

Com essa facilidade de uso, vêm as opções de personalização limitadas. Mas esse é um pequeno preço a pagar por esse software excepcional (e gratuito).

Captura de tela do Lightstream

USUÁRIOS GOSTAM

  • Funciona no seu navegador
  • Sem downloads ou PC de última geração necessários
  • Sincroniza com todos os principais serviços de streaming

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • Falta apoio
  • Opções de personalização limitadas
  • Empresa nova e relativamente desconhecida

4. OBS

Logotipo da OBS

OBS, aka Open Broadcaster Software, é o nosso top  livre  escolha software de streaming ao vivo. Isso porque é de código aberto e tem o suporte de uma grande comunidade. Ele permite que o usuário transmita ao vivo para Twitch, Hitbox, DailyMotion, YouTube e muitos mais.

Quais fontes você pode capturar com OBS? As fontes incluem regiões da tela, tela inteira, webcams, janelas e captura direta de jogos para jogos compatíveis. Além disso, você pode capturar várias fontes e organizá-las ao seu gosto. Você pode até fazer suas próprias sobreposições e botões com o Photoshop e adicioná-los à mistura!

O software Open Broadcaster serve duplamente como software de gravação. Você pode escolher transmitir e gravar ao mesmo tempo ou apenas gravar. Esse recurso é excelente, principalmente se o seu jogo não tiver um recurso de replay integrado. Você pode voltar e analisar sua jogabilidade, bem como compartilhá-la com outras pessoas em um formato de arquivo amplamente reconhecido. Muito legal, hein?

No geral, a OBS oferece muita flexibilidade a um preço insuperável.

OBS Screenshot

USUÁRIOS GOSTAM

  • Gratuito e de código aberto
  • Uso leve e baixo da CPU
  • Fácil de usar com muitos guias online

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • Curva de aprendizado pequena
  • Sem suporte dedicado ao cliente
  • Requer plug-ins e complementos para funcionalidade superior

5. vMixvMix

Outro produto de streaming de primeira linha projetado para o usuário avançado, o vMix oferece aos clientes em potencial um sistema amigável de preços em camadas. O 1080p básico começa em US $ 60 e vai até US $ 700 para 4K UHD. Você também pode escolher o pacote mais avançado com todos os recursos (replay instantâneo, controle de câmera PTZ, controles de script, placar virtual, etc.) por $ 1.200 smackeroos.

A interface do vMix é super elegante, mas vem com uma curva de aprendizado e pode agitar os usuários iniciantes. Felizmente, assim que você aderir ao sistema, terá acesso a um suporte técnico fantástico. Além disso, há uma abundância de vídeos do YouTube por aí com instruções e procedimentos sobre os vários recursos do vMix.

 Captura de tela do vMix

USUÁRIOS GOSTAM

  • Versão 'Lite' gratuita
  • Muitos recursos
  • Saída de alta qualidade (até 4K)

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • Relativamente caro
  • Falta documentação
  • GUI poderia ser mais intuitivo

6. Shadowplay

Logotipo do Shadowplay

Em vez de colocar carga no processador do computador, ele usa a placa gráfica como codificador. Isso é ótimo se sua placa de vídeo não está sendo empurrada ao limite, mas se ela já atingiu o limite máximo, o desempenho gráfico de seus jogos será prejudicado. Muitos jogadores elogiam o Shadowplay por seu impacto mínimo no desempenho, mas onde ele realmente brilha é como uma solução de gravação.

Um dos maiores recursos do Shadowplay é sua opção de gravação rápida, apelidada de Modo de Sombra. Aperte uma tecla de atalho e até os últimos 20 minutos de seu jogo são salvos no disco. Claro, você pode gravar vídeo pelo tempo que quiser no modo manual. Os requisitos do sistema e as placas gráficas Nvidia qualificadas estão listados aqui. Para streaming, suas opções de sobreposição serão limitadas. Um truque para superar isso é definir o Shadowplay para “Permitir captura da área de trabalho” e usar uma sobreposição como Overwolf para exibir o bate-papo durante o jogo.

 ShadowplayUSUÁRIOS GOSTAM
  • Livre para usar
  • Funciona com sua GPU existente
  • O modo de sombra é excelente para capturar momentos épicos

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • Funcionalidade limitada
  • Compatível apenas com GPUs NVIDIA
  • Melhor para gravação, não streaming

7. Wirecast

 Logotipo Wirecast
 
 

O último da nossa lista é de longe a opção mais cara. Por $ 655, você pode ser o orgulhoso proprietário do software de webcasting ao vivo do Wirecast. Para atualizar para a versão Pro, você estará gastando US $ 995 no momento em que este artigo foi escrito. É uma plataforma de streaming ao vivo completa que, em essência, imita o software de produção de um estúdio de televisão. O Wirecast pode lidar com streaming de praticamente qualquer evento, desde shows ao vivo até torneios gigantes que exigem transições perfeitas e gráficos de aparência nítida.

Ele permite codificação ilimitada, streaming para vários servidores e plataformas simultaneamente, recursos de convidado quando você tem Drake para uma visita e muitas outras especificações. Pode ser um pouco exagero para um streamer solo, mas se você já tem uma renda estável com streaming, $ 650 pode valer a pena o investimento. Se você quer o melhor, é isso.

USUÁRIOS GOSTAM

  • Perfeito para iniciantes e profissionais
  • Gráficos, áudio e mídia de estoque impressionantes
  • Transmita e / ou grave para vários destinos

NÃO GOSTO DOS USUÁRIOS

  • Extremamente caro
  • Usa muitos recursos
  • Requer equipamento de streaming poderoso

O que é software de streaming, afinal?

 Software de streaming de jogos

O software de streaming ao vivo é um tipo de programa de codificação que converte a entrada de vídeo bruto em um formato digital para visualização over-the-air, em tempo real. 

Parece uma tarefa bastante simples, certo? Apenas preparando seu vídeo para transmissão? Então, por que existem tantos programas de transmissão ao vivo por aí, que variam de gratuitos e de código aberto a mais de R$ 5.000?

Primeiro, não é tão fácil quanto você pensa. A transmissão ao vivo é uma tarefa com muitos recursos, e os softwares de transmissão usam muitos recursos da CPU, pois  convertem continuamente o  seu vídeo ao vivo para transmissão. 

Além disso, o software de streaming ao vivo normalmente lida com muito mais do que  apenas  conversão de vídeo. Considere as outras coisas que acompanham o streaming. Coisas como enviar o vídeo recém-convertido para uma plataforma de transmissão, adicionar efeitos extras e 'sobreposições' antes de serem enviados pelo ar e outras tarefas ocultas.

Edição de vídeo

Softwares mais caros são (geralmente) melhores no processo de conversão de vídeo, dado o dinheiro que as grandes empresas reservam para P&D. Não apenas isso, mas as soluções pagas costumam oferecer vantagens extras, conforme solicitado pelos principais streamers. Isso inclui coisas como várias entradas de fonte (webcam e dois desktops, por exemplo), mais efeitos e resoluções mais altas.

Porém, mais caro nem  sempre  significa melhor. À medida que surge mais concorrência, novas soluções seguem o exemplo, reduzindo os custos gerais. Não apenas isso, mas o software de código-fonte aberto ressurgiu recentemente e a solução mais popular de hoje, o Streamlabs, é construída sobre o OBS. Esses projetos voltados para a comunidade fornecem valor excepcional e geralmente são quase tão bons quanto soluções mais caras.

Todas as opções em nossa lista são ótimas para fins específicos, que descrevemos em suas descrições. Se você está apenas começando, recomendamos o Streamlabs e / ou Livestream. Baixe os programas, mexa um pouco e visite o Youtube para tutoriais aprofundados sobre suas escolhas favoritas.

Quem sabe? Você pode muito bem ser o próximo Ninja.

Quer montar um PC Gamer para Streaming? Fale com nossos técnicos da 1NFO Tecnologia! Pode nos chamar pelo WhatsApp!