iOS 14: tudo o que você precisa saber sobre a grande atualização do iPhone

A grande atualização do iOS da Apple mudará a maneira como você usa seu iPhone

A Apple anunciou a próxima grande revisão de seu sistema operacional iOS 14 de telefone em sua conferência de desenvolvedores virtual WWDC 2020 . E como de costume, o novo iOS está repleto de recursos grandes e pequenos.

Esta história será atualizada periodicamente, e vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o iOS 14: os recursos e mudanças significativas, a compatibilidade, a data de lançamento e como instalar a atualização. Aqui está o que espera por você quando você atualizar seu iPhone para a versão mais recente do iOS neste outono.

Uma nova tela inicial com a App Library

biblioteca de aplicativos ios14 01

A Apple está finalmente mudando a tela inicial do iOS! Com o iOS 14, você poderá realmente remover aplicativos de suas telas iniciais e até mesmo eliminar telas inteiras.

Todos os seus aplicativos permanecerão em uma nova Biblioteca de Aplicativos, uma página que é um deslize além da tela inicial final.

 

biblioteca de aplicativos ios1402

As primeiras duas caixas mostram os aplicativos sugeridos com base em seu horário e localização e os aplicativos usados ​​mais recentemente.

A App Library agrupa automaticamente todos os seus aplicativos em grandes pastas que mostram os aplicativos usados ​​mais recentemente. Você pode pesquisar aplicativos com uma caixa de pesquisa na parte superior, ver sugestões automatizadas na caixa superior esquerda e aplicativos usados ​​recentemente na caixa superior direita. As pastas também serão organizadas automaticamente por categorias, como Social, Saúde e condicionamento físico, etc.

É uma ótima maneira de limpar a tela inicial do iPhone sem perder o acesso a todas as suas coisas, e é a mudança mais significativa na tela inicial do iPhone em anos.

Novos widgets na visualização Hoje e na tela inicial

ios14 widgets01

Os widgets estão disponíveis no iOS há anos, vivendo em uma lista vertical simples de caixas de largura total na tela Hoje (aquela tela à esquerda da sua primeira tela inicial).

Com o iOS 14, a Apple revisará completamente a experiência dos widgets. Os novos widgets podem ter mais informações e vários novos tamanhos, mas o mais importante, eles podem ser arrastados da visualização Hoje para a tela inicial.

Os widgets estão disponíveis no iOS há anos, vivendo em uma lista vertical simples de caixas de largura total na tela Hoje (aquela tela à esquerda da sua primeira tela inicial).

Com o iOS 14, a Apple revisará completamente a experiência dos widgets. Os novos widgets podem ter mais informações e vários novos tamanhos, mas o mais importante, eles podem ser arrastados da visualização Hoje para a tela inicial.

Um único widget “Smart Stack” permite que você navegue pelos widgets mais usados ​​e pode até ser configurado para mostrar automaticamente o widget que você provavelmente precisará ao longo do dia.

Uma interface Siri totalmente nova

ios14 siri pequeno

A aquisição do Siri em tela cheia finalmente se tornará uma coisa do passado. Quando você acionar o Siri no iOS 14, ele simplesmente mostrará o “blob” do Siri na parte inferior da tela e muitos dos resultados serão exibidos como uma notificação avançada na parte superior da tela.

Há muitas outras melhorias na Siri chegando ao iOS 14 e iPadOS 14 , portanto, temos um artigo separado sobre elas.

Picture-in-picture

ios14 pip

Picture-in-picture não é mais apenas para iPad.

Antes disponível apenas no iPad, o modo picture-in-picture finalmente está chegando ao iPhone com iOS 14. Ao assistir a um vídeo ou falar em uma ligação FaceTime, você pode deslizar de volta para a tela inicial e o vídeo continuará a ser reproduzido em alguns instantes , permitindo que você continue usando seu iPhone para outras coisas.

Você pode mover a caixa ou deslizar para o lado para se tornar uma pequena guia, com o áudio continuando a tocar.

Os clipes de aplicativos permitem que você use mini-aplicativos no local

clipes de aplicativos ios14Os clipes de aplicativos permitem que você use pequenas partes de aplicativos sem ter que baixar o conteúdo completo.

A Apple está introduzindo uma classe totalmente nova de aplicativo chamada App Clips. Essas são pequenas micro partes de aplicativos que permitem que você use aplicativos específicos sem ter que baixar, instalar e entrar em um grande aplicativo para fazer uma coisa simples.

Um desenvolvedor cria um App Clip ao fazer seu aplicativo, garantindo que a experiência tenha menos de 10 MB para que seja baixado e aberto rapidamente. Os desenvolvedores são incentivados a usar o Sign In with Apple e Apple Pay para que você não precise fazer login ou criar contas.

Então, da próxima vez que você encostar seu telefone em um parquímetro e precisar usar um aplicativo para pagar, ou quiser ganhar pontos por sua compra em uma cafeteria, você poderá usar um pequeno cartão simples na parte inferior da tela para faça acontecer em vez de baixar e configurar um aplicativo em tamanho normal.

Como usuário, você acionará um App Clip por meio da web, mapas, mensagens, tags NFC ou códigos QR. A Apple está criando um novo “código de clipe de aplicativo” que permitirá que você saiba que um está disponível.

Os clipes de aplicativos serão exibidos na biblioteca de aplicativos e um ícone de aplicativo circundado por uma linha pontilhada. Você pode acessar novamente o App Clip dessa forma ou baixar facilmente o aplicativo completo.

Principais melhorias de mensagens

Mensagens é sem dúvida o aplicativo móvel mais importante no arsenal da Apple. A Apple está adicionando alguns recursos importantes ao Mensagens no iOS, iPadOS e macOS.

Agora você pode fixar até nove conversas, mantendo-as no topo de sua pilha de Mensagens. Isso é um alívio para qualquer pessoa que tenha muitas conversas diferentes ou apenas obtenha muitos códigos de autenticação de dois fatores por SMS.

PIN de mensagens ios14

Mantenha suas conversas importantes no topo com alfinetes.

As conversas em grupo também estão melhorando. Você verá imagens de todos os que estão no grupo, com as pessoas mais recentes primeiro, e também poderá dar um nome e uma imagem aos grupos. Você pode responder às mensagens in-line, então é mais fácil saber que você está respondendo ao que Mike disse há quatro mensagens, em vez da resposta mais recente de Carol. E você pode direcionar uma mensagem para uma única pessoa ao mencioná-la pelo nome e até mesmo definir Mensagens apenas para notificá-lo quando você for mencionado.

Atualizações de memoji

cara de memoji ios14

Não posso dizer que a Apple não está no pulso!

A Apple não está fazendo grandes mudanças fundamentais com Memoji no iOS 14, mas está adicionando muito mais opções para tornar mais fácil se expressar.

São sete novos estilos de cabelo, 16 novos acessórios para a cabeça, três novos adesivos de memoji, coberturas faciais e uma gama ampliada de idades.

Memoji foi refinado com uma nova estrutura facial e muscular para torná-los mais expressivos também.

Melhorias de mapas

O Maps terá de melhorar continuamente durante anos para reconquistar uma boa reputação, mas a Apple está a caminho de torná-lo uma ótima experiência para todos.

O ano passado viu o lançamento de novos dados de mapas para todos os Estados Unidos, e eles chegarão a mais países ainda este ano. Eles realmente fazem uma grande diferença na usabilidade do aplicativo Maps.

guias de mapas ios14

Os guias o ajudarão a encontrar coisas para fazer nas cidades que visita.

Outra novidade neste ano são as direções para bicicletas que podem levar em consideração mudanças de elevação, ciclovias e escadas. Os mapas mostrarão a localização de radares de velocidade e semáforos conhecidos, direcionarão você em torno de zonas de congestionamento em cidades que possuem áreas de tráfego regulamentadas e podem fornecer roteamento especializado de veículos elétricos. Esse último recurso permite que você adicione seu veículo elétrico ao seu iPhone e mantenha o controle de coisas como sua carga atual e mostre carregadores compatíveis na rota para seu destino.

O aplicativo Maps ajudará você a encontrar lugares para visitar nas principais cidades com um novo recurso de Guias. A Apple está trabalhando com as principais empresas de viagens terceirizadas para fornecer guias de pontos de referência, passeios, restaurantes, hotéis, compras e outras atividades.

Melhorias de câmera

A Apple normalmente salva grandes melhorias de câmera para novos modelos de iPhone, mas está trazendo uma série de melhorias muito bem-vindas para o aplicativo Câmera no iOS 14.

Para começar, o modo de vídeo Quick Take do iPhone 11 (pressione e segure o botão do obturador no modo Foto para gravar um vídeo) chegará ao iPhone XR e iPhone XS. E  todos os iPhones terão a capacidade de alterar a resolução do vídeo e a taxa de quadros no aplicativo Câmera, em vez de entrar no aplicativo Configurações.

No iPhone 11 e 11 Pro, há um pequeno indicador de orientação estável ao tirar fotos no Modo Noturno. 

Além do bloqueio de exposição de disparo único, agora há um controle deslizante de compensação de exposição que dura por uma sessão inteira, seja para tirar fotos ou vídeos. 

Talvez a coisa que todos notem mais é um desempenho tiro a tiro muito mais rápido. Em um iPhone 11 é até 90 por cento mais rápido, o tempo para a primeira foto é até 25 por cento mais rápido e o retrato foto a foto é até 15 por cento mais rápido. Há uma opção em Configurações para priorizar fotos mais rápidas, ao custo de fazer com que demore um pouco mais antes de a foto ser processada.

Aplicativos de e-mail e navegador padrão

Com o iOS 14, você poderá designar aplicativos de terceiros como seu e-mail ou navegador padrão. Atualmente, você pode executar outros navegadores e aplicativos de e-mail no iPhone, mas quando você abre um link ou endereço de e-mail, ele ainda abre o Safari ou Mail.

Com o iOS 14, quando você clica em um link ou endereço de e-mail, ele abre o aplicativo de sua escolha. Finalmente!

Não está claro até que ponto isso funcionará com o Siri, no entanto.

Melhorias do FaceTime

Em “dispositivos compatíveis”, as ligações do FaceTime aumentam de qualidade, até 1080p. 

Embora não afete muitas pessoas, aqui está um ótimo aplicativo de tecnologia de IA: se você estiver em uma ligação em grupo do FaceTime e alguém estiver usando linguagem de sinais, seu iPhone irá detectá-lo e tornar essa pessoa mais proeminente.

E você se lembra de como o iOS 13 tinha um recurso bacana em que ajustava seus olhos para fazer parecer que você estava olhando para a câmera, em vez de olhar para a tela? Esse recurso de “contato visual” nunca foi enviado, mas está de volta no iOS 14. 

Ajustes de teclado

O recurso de ditado agora é melhor e funciona inteiramente no seu dispositivo, mas esse não é o item mais caro. O item mais importante é que o seletor de emojis agora tem uma barra de pesquisa, assim como no Mac. Finalmente!

Melhorias de privacidade

A Apple leva a privacidade  muito a sério e incluiu vários novos recursos de privacidade importantes no iOS 14.

Você pode dar aos aplicativos sua  localização aproximada em vez de sua localização exata (perfeita para um aplicativo de clima ou esportes), por exemplo. Quando um aplicativo pede para acessar suas fotos, você pode selecionar fotos específicas para dar acesso a ele, em vez de toda a sua biblioteca.

gravação de privacidade ios14

Agora você saberá exatamente quando um aplicativo está acessando seu microfone ou câmera. 

Enquanto um aplicativo está acessando sua câmera, um pequeno ponto verde será exibido na barra de status. Há um ponto âmbar para quando seu microfone é acessado. Porque alguns aplicativos pedem permissão para acessar sua câmera ou microfone por motivos legítimos, mas depois assistem ou ouvem quando você não está  esperando.

A App Store agora mostrará informações detalhadas de privacidade sobre cada aplicativo antes de você baixá-lo também.

A Apple também está tornando mais fácil para você alternar seus logins de aplicativo para Sign in with Apple , se o desenvolvedor desejar oferecer suporte.

O aplicativo Traduzir

A Apple tem um novo aplicativo original chamado Translate, e é basicamente a versão da Apple do popular aplicativo Google Translate.

aplicativo de tradução ios14
 
maçã

O novo aplicativo Traduzir facilita a tradução por conversação e funciona em 11 idiomas.

Basta escolher dois idiomas, apertar o botão do microfone e o aplicativo ouvirá sua voz e fornecerá traduções de texto e voz. Você pode até baixar vários idiomas para o seu dispositivo e ele funcionará totalmente offline.

Apple Arcade

A Apple está atualizando a guia Arcade no iOS 14 para mostrar os jogos que seus amigos do Game Center estão jogando, acessar rapidamente os jogos que você jogou recentemente (mesmo se fosse em um dispositivo diferente) e tornar mais fácil encontrar e classificar em todos os Arcade jogos.

O painel do Game Center no jogo também foi aprimorado. Você pode ver mais facilmente seu perfil, seus amigos e rastrear suas conquistas.

ARKit 4

A Apple continua expandindo suas ferramentas de realidade aumentada para desenvolvedores, mesmo que ainda não esteja criando muitos recursos impressionantes para os usuários.

As ferramentas ARKit 4 permitem que os desenvolvedores coloquem Âncoras de Localização para que um objeto de AR possa ocupar um lugar específico no mundo real. Como uma escultura virtual em uma praça pública. 

Além do mais, qualquer dispositivo com um chip A12 Bionic ou posterior pode fazer rastreamento facial com a câmera frontal, mesmo que não seja um módulo TrueDepth - isso pode significar que Animoji e Memoji estão chegando a mais dispositivos.

Há uma nova API de profundidade que permite aos desenvolvedores criar ambientes de malha 3D e informações de profundidade por pixel no iPad Pro mais recente com seu scanner LiDAR. Presumivelmente, esses recursos também serão importantes nos futuros modelos do iPhone Pro.

Melhorias no Safari

O Safari está mais rápido do que nunca no iOS 14 e mais seguro também. Você pode acessar relatórios de privacidade de sites, e a Apple monitorará as senhas salvas para ver se alguma delas esteve envolvida em violações de dados recentes. 

O Safari no iOS pode até traduzir páginas inteiras da web sem visitar um serviço de terceiros. Basta tocar no ícone de tradução e ele traduzirá as páginas compatíveis para inglês, espanhol, chinês, francês, alemão, russo ou português do Brasil.

CarPlay

A interface do carro da Apple tem uma série de melhorias pequenas, mas bem-vindas. Existem novas categorias de aplicativos permitidos, incluindo aplicativos de carregamento de EV, estacionamento e pedidos de comida. 

Você pode pedir ao Siri para compartilhar seu HEC com alguém, e ele enviará uma mensagem que permite rastrear seu progresso no caminho para seu destino. 

Existem novas ferramentas de desenvolvedor para aplicativos de áudio, mensagens e VoIP, que devem permitir que os desenvolvedores tenham melhores experiências nessas categorias de aplicativos. 

Ah, e a interface do CarPlay também pode ter um papel de parede de fundo.

Chaves do carro

A Apple é uma das primeiras a trazer uma versão padronizada das chaves digitais do carro para o seu iPhone (fabricantes como a Tesla já têm suas soluções há algum tempo).

Fonte: Mac World