Como configurar um monitor externo portátil para seu notebook

Quer você seja um estudante, um CEO ou apenas um usuário ocasional de PC, configurar um monitor externo para um notebook é um dos melhores hacks para melhorar sua produtividade geral

Para conectar seu notebook a uma tela auxiliar, você precisará saber que tipo de portas seu notebook possui para garantir que a conexão entre os dois dispositivos seja compatível.

Antes de nos aprofundarmos em como configurar um monitor externo para um notebook, é importante saber por que essa é uma boa ideia em primeiro lugar. Em seguida, entraremos nos detalhes de como fazer isso.

Por que usar um display extra em primeiro lugar?

O principal motivo é que ele oferece mais espaço na tela para que você possa fazer ou ver mais de uma vez. Há muitos motivos pelos quais uma segunda tela pode ser útil, seja você um profissional, estudante ou usuário comum.
 
Abaixo estão alguns exemplos de quando um sistema de dois monitores pode ser útil:
 
  • Se você é um designer gráfico e deseja ver todo o escopo de seu projeto de uma só vez, em vez de ser forçado a rolar, duas telas podem fazer toda a diferença. Você pode ver todo o seu projeto de uma vez para obter o efeito e o impacto completos, em vez de trabalhar em um campo de visão limitado.
  • Dois monitores também são ideais para usuários que precisam visualizar uma determinada informação em um site em uma tela como referência enquanto escrevem outra parte do conteúdo ou um e-mail em uma segunda tela.
  • Os monitores duplos também podem beneficiar aqueles que precisam manter o controle sobre os dados em constante mudança enquanto trabalham em um projeto diferente em outra tela.
  • Se você é um jogador, dois monitores expandem sua paisagem de jogo visualmente para que você possa lidar melhor com qualquer oponente e realizar seus objetivos.
  • Se você for um aluno escrevendo uma dissertação, poderá ter seu documento do Microsoft Word em uma tela e os tópicos que está pesquisando na segunda tela.
 
Embora seja verdade que, se você estiver limitado a uma única tela, pode simplesmente contar com o recurso Snap no Windows para colocar diferentes aplicativos lado a lado. Mas nem sempre essa é a solução ideal. Por exemplo, se você tiver uma tela pequena em seu laptop, esse recurso pode não funcionar porque a visualização da tela é muito limitada. É aqui que os benefícios de um sistema de exibição dupla realmente brilham.

Materiais necessários para conectar um monitor externo portátil:

  • Seu laptop
  • Cabo de conexão (por exemplo, um cabo HDMI)
  • Monitor externo portátil
  • Em alguns casos: um adaptador ou docking station

Como configurar um monitor para um laptop

Antes de comprar qualquer cabo ou segundo monitor, você terá que fazer algum trabalho de detetive para determinar qual é a saída de vídeo do seu laptop e qual é a entrada de vídeo do segundo monitor - depois de verificar esses dois elementos, você pode começar a montar sua nova configuração [1].

Etapa 1: determinar a saída de vídeo do seu laptop

Para conectar um monitor portátil a um laptop, você precisará encontrar as portas certas. Muitos laptops possuem uma variedade de portas, algumas das quais podem ser de tipos de conexão mais antigos [2].
 
Como verificar as portas e os tipos de conexão de vídeo do seu laptop
 
Ao verificar as portas do seu laptop, você encontrará portas de vídeo modernas ou portas mais antigas, dependendo da idade e da marca do seu dispositivo. As portas mais antigas incluem S-Video, VGA e DVI. As portas modernas incluem HDMI, DisplayPort e USB-CAqui está o que procurar no corpo do seu laptop ao pesquisar as portas em seu próprio dispositivo:
 
  • S-Video: redondo e preto com orifícios para pinos de metal
  • VGA: um trapézio de cabeça para baixo, colorido com orifícios
  • HDMI: uma porta cônica de seis lados disponível na maioria dos laptops Windows
  • DisplayPort : muito próximo da orientação HDMI, mas um único canto da porta é cortado enquanto os outros vêm em um ângulo de 90 graus
  • DVI: Retangular com grupos de orifícios, de cor branca
  • USB-C: Porta pequena e retangular usada para uma ampla variedade de dispositivos. Esta porta é a que você provavelmente conhece mais - é onipresente no mundo da tecnologia.

Etapa 2: determinar a entrada de vídeo do monitor portátil

Na maioria dos casos, você pode encontrar entradas HDMI ou DisplayPort na parte traseira da maioria dos monitores. Também pode haver monitores disponíveis com uma entrada USB-C.
 
Nota: Se o monitor for um modelo mais antigo, você pode encontrar uma porta VGA ou DVI.

Etapa 3: verifique se as conexões do seu laptop e as do monitor são as mesmas

O seu monitor portátil e laptop têm uma conexão HDMI ou USB-C? Se sim, você está em boa forma. Caso contrário, continue lendo para a próxima etapa.

Etapa 4: obtenha um cabo adaptador para fazer a ponte

Se seu monitor extra e laptop não tiverem uma conexão comum, não entre em pânico. Você pode adquirir facilmente um adaptador para emparelhá-los. Exemplos comuns de adaptadores incluem:
 
  • Mini DisplayPort-to-DisplayPort
  • VGA para HDMI
  • DVI para HDMI
  • HDMI para DisplayPort
  • DisplayPort-to-HDMI
  • USB-C-para-HDMI

Etapa 5: conecte o monitor conectando-o a uma fonte de alimentação e conecte o laptop ao monitor

Conecte seu monitor a uma tomada e pressione o botão liga / desliga.
 
Depois de conectar o monitor externo ao laptop com o cabo apropriado (ou adaptador e cabo), pode ser necessário pressionar algumas teclas do teclado para que funcione corretamente. Esta tecla de atalho varia de acordo com a marca do seu laptop. De modo geral, você deseja manter pressionada a tecla Fn enquanto pressiona simultaneamente F3, F4, F5, F7, F8. F9 ou F10 [3].
 
Neste ponto, seus dois dispositivos devem estar perfeitamente conectados. Agora, você terá que definir as configurações de exibição de sua preferência para poder escolher o que é melhor para o seu fluxo de trabalho.

Como altero suas preferências de exibição no Windows?

Depois de conectar um monitor portátil externo para um laptop, o Windows deve estender suas telas por padrão. Você deve simplesmente conseguir arrastar e soltar janelas e aplicativos entre a tela do laptop e o monitor extra.
 
Em alguns casos, você descobrirá que o Windows simplesmente espelha a tela automaticamente. A menos que você esteja fazendo uma apresentação, provavelmente não vai querer telas espelhadas. Então, em vez disso, você pode alterar as configurações.
 
Se você estiver usando o Windows 8 ou Windows 10, pressione Windows e a tecla P ao mesmo tempo. Uma barra lateral deve aparecer para que você possa escolher um novo modo de exibição. Provavelmente, você desejará simplesmente estender sua tela para obter mais espaço de exibição para múltiplas tarefas.
 
Aqui estão algumas opções para configurar seus monitores:
 
  • Somente tela do PC: se você escolher esta opção, o computador só usará a tela do laptop e deixará outros monitores portáteis conectados em preto
  • Estender: o Windows estende suas telas para que você possa trabalhar em duas telas ao mesmo tempo
  • Apenas segunda tela: a tela principal de seu laptop ficará preta, então o monitor externo será a única tela funcional
  • Duplicar: as mesmas ações e imagens serão mostradas em ambas as telas
 
Você também vai querer ter certeza de que suas telas principal e secundária estão configuradas corretamente no Windows. Uma tela será identificada como “1” enquanto a outra será identificada como “2”. Isso é importante porque suas telas devem espelhar a configuração da área de trabalho da vida real.
 
Siga as instruções abaixo para alternar entre as telas principal e secundária.

Para alterar as configurações de exibição da posição da tela:

1. Navegue até “Configurações”
2. Navegue até “Display”
3. Pressione "Identificar" (que mostrará qual dispositivo é 1 e 2)
4. Clique em “Selecionar” e reorganize as telas conforme elas estão fisicamente posicionadas
5. Pressione e segure (ou selecione) uma tela e arraste para reorganizá-la
6. Pressione “Aplicar” para salvar suas configurações de exibição

E se meu laptop estiver conectado a uma docking station?

No caso de seu laptop estar conectado a uma docking station externa, haverá portas de vídeo na parte traseira para conectar uma tela. No entanto, o tipo de portas varia de marca para marca. Embora as estações de acoplamento variem, o laptop pode ter que permanecer aberto para que a exibição de um monitor duplo funcione corretamente [4].

Um monitor auxiliar funcionará com um laptop com tela quebrada?

Na maioria dos casos, você pode usar um monitor secundário se a tela do laptop não estiver funcionando. Na verdade, essa é uma ótima maneira de testar seu laptop para ver se tudo o que você precisa é substituir a telaMas se houver outras peças com defeito, como sua placa de vídeo, por exemplo, o monitor externo pode não funcionar [5].

Dois monitores; duplique a produtividade

Trabalhar em um laptop oferece aos usuários uma mobilidade conveniente. Os laptops são uma ótima opção para profissionais móveis que viajam a negócios, alunos que precisam fazer anotações durante as aulas e usuários casuais que gostam de sentar em cafés para ler as notícias. Independentemente do que você precisa de um laptop, no entanto, há um obstáculo que pode afetar sua produtividade: o espaço da tela.
 
Às vezes, trabalhar com apenas uma tela de laptop pode significar que seu trabalho fica restrito a um pequeno campo de visão. E, infelizmente, isso nem sempre pode ser resolvido aumentando o zoom, pois algumas ferramentas podem se tornar inacessíveis ou exigir um clique extra para serem acessadas devido ao tamanho estourado.
 
Para resolver esse enigma, um monitor portátil conectado a um laptop é uma ótima solução. Você só precisará das conexões certas, um cabo e um monitor externo para estender suas telas e aprimorar seu fluxo de trabalho.
 
[2] Esperança do computador; Como conectar um monitor externo ao meu laptop