X Box Series X: A próxima geração parece um PC

X Box Series X é top. O que podemos dizer sobre ele: um console legal, silencioso e semelhante ao de um PC

O Xbox de próxima geração da Microsoft chega mais perto que já testemunhei de recriar a experiência superior de jogar jogos no PC, graças ao armazenamento SSD, uma CPU muito mais poderosa, suporte a 120 Hz e impressionantes recursos de compatibilidade com versões anteriores que melhoram os jogos existentes.

Tudo isso dentro de uma caixa de R$ 3000 que é mais silenciosa e muito mais fácil de usar e manter do que o PC para jogos de R$ 15.000 que construí algumas semanas atrás.

Há uma razão pela qual o Xbox Series X se parece com um PC - é porque muitas vezes ele se parece com um.

Estou usando a análise de uma versão de amostra do Xbox Series X, então ele não tem o software final, seleção de jogo ou experiência que você encontrará em uma unidade de varejo. 

Mas é quase todo o caminho até lá. Embora isso possa parecer uma revisão, não estamos avaliando o Xbox Series X ainda ou revisando-o totalmente até que esteja mais perto de seu lançamento no próximo mês. 

No entanto, passei três semanas jogando uma variedade de jogos no Xbox Series X, e isso é tempo mais do que suficiente para dar a você um detalhamento deste novo console.

 

 Hardware Fresco e Silencioso - X Box Series X

Vamos começar com o hardware. A Microsoft comprimiu todos os componentes do Xbox Series X em uma caixa quadrada, retangular, semelhante a uma torre. 

Parece um PC em miniatura, mas com um design despretensioso que fica muito melhor na vertical do que na horizontal (assim como a maioria dos PCs).

A base do Xbox Series X não é removível e (ao contrário do PS5) o console não foi projetado para ser aberto. 

Quando colocado horizontalmente, é justo dizer que o Xbox Series X parece que caiu com a base permanentemente presa. Não sou fã do design, mas também não me incomodo com isso. É uma caixa preta que você coloca embaixo da TV e esquece, contanto que você possa encaixá-la embaixo da TV.

Existem duas portas USB na parte traseira ao lado de uma porta Ethernet, um slot de expansão de armazenamento e saída HDMI 2.1. Na frente, há uma única porta USB e o drive 4K Blu-ray. 

A Microsoft também adicionou saliências de Braille levantadas ao lado das portas no Xbox Series X - um bom toque para acessibilidade. Eu gostaria de ter visto o USB-C aqui ou mesmo o inteligente sistema de passagem HDMI do Xbox One dias, mas nenhuma delas é uma grande omissão. Infelizmente, o Xbox Series X não oferece suporte a Wi-Fi 6, o que seria ótimo para o futuro para muitos.

A principal preocupação com o hardware do console é o resfriamento. A Microsoft colocou o ventilador de exaustão do Xbox Series X na parte superior, flanqueado por um revestimento verde na tampa de plástico que faz parecer que há um LED no topo. 

Nunca ouvimos esse ventilador, o que é surpreendente, já que o Xbox One X pode ficar muito barulhento em certos jogos. Mesmo assim, a Série X permaneceu silenciosa durante as três semanas inteiras em que foi usado. 

Eu também não notei nenhum calor significativo vindo da parte superior da Série X, nem nunca esteve muito quente para tocar. É um calor muito semelhante ao que sinto na parte de trás do meu Xbox One X ou do meu PC gigante para jogos.

Não temos nenhuma preocupação imediata com os ventiladores, calor ou poeira acumulada dentro da Série X, mas também é difícil julgar isso completamente depois de apenas três semanas. 

Não colocamos este console dentro de uma unidade de TV, em vez disso, deixei-o ficar em cima de um suporte onde o ar pode fluir livremente. Acho que a maioria das pessoas vai precisar pensar sobre o posicionamento e o fluxo de ar com esses consoles de última geração, assim como os donos de PCs para jogos fazem.

O único outro hardware novo no Xbox Series X é o controlador e as placas de expansão de armazenamento. (Mais sobre isso na próxima seção.) O controlador atualizado é muito semelhante à versão do Xbox One, com um D-pad atualizado, punhos texturizados e a adição de um novo botão de compartilhamento e uma porta USB-C. 

O botão de compartilhamento permite que você compartilhe rapidamente clipes ou capturas de tela com amigos, como em um PS4, enquanto você precisa comprar um kit recarregável e recarregável separadamente.

Se você realmente quiser aproveitar as vantagens do USB-C - o controlador funciona com baterias AA por padrão.

Tempo de de Armazenamento e Carregamento

Os tempos de carregamento são um dos novos aspectos mais impressionantes do Xbox Series X. Embora você possa atualizar o HDD giratório dentro do Xbox One X para uma variante SSD se realmente quiser, o Xbox Series X tem uma CPU bastante aprimorada que funciona em em conjunto com o SSD para ajudar os jogos a carregar muito mais rápido do que os consoles da geração atual.

Percebi as melhorias no tempo de carregamento imediatamente usando o Xbox Series X em praticamente todos os jogos que testei. Alguns são dramaticamente mais rápidos em termos de minutos economizados esperando pelo carregamento de um jogo ou nível dentro de um jogo. Se você nunca usou um PC para jogos com um SSD rápido interno, os tempos de carregamento no Xbox Series X impressionarão.

TEMPO DE CARREGAMENTO DO XBOX SERIES X

jogosXbox Series XXbox One X
CoD: Zona de Guerra 16 segundos 21 segundos
Red Dead Redemption 2 52 segundos 1 min, 35 segundos
The Outer Worlds 6 segundos 27 segundos
Evil Within 2 33 segundos 43 segundos
Mar de ladrões 20 segundos 1 min, 21 segundos
Warframe 25 segundos 1 min, 31 segundos
AC: Odisséia 30 segundos 1 min, 7 segundos
Céu de ninguém 1 min, 27 segundos 2 minutos, 13 segundos
Destiny 2 43 segundos 1 min, 52 segundos

Na verdade, ainda estamos impressionado com os tempos de carregamento da Série X, embora esteja acostumado com SSDs de PC. 

Nós cobrimos um monte deles durante nosso preview inicial depois de uma semana com a Série X, com jogos como Sea of ​​Thieves e Destiny 2 carregando em menos da metade do tempo que eles carregam no Xbox One X.

Dado o tempo que o Steam leva para fazer seu processo de verificação no Destiny 2 no PC, posso realmente carregar o título mais rápido no meu Xbox Series X do que no meu PC de jogos com um drive Samsung Evo Pro 970 NVMe de 2 TB dentro dele.

Embora o Xbox Series X venha equipado com 1 TB de armazenamento, você só pode usar 802 GB dele. Isso é na verdade mais do que 780 GB de espaço útil no Xbox One X, mesmo com a Microsoft reservando espaço para o sistema operacional e o novo recurso Quick Resume que permite alternar entre os jogos em cerca de 10 segundos ou menos.

Os jogos que foram atualizados especificamente para o Xbox Series X usam a nova arquitetura Velocity da Microsoft para obter o máximo desempenho do SSD do sistema, para que você não possa executá-los fora do armazenamento USB. A grande maioria dos jogos compatíveis com versões anteriores, no entanto, não usa a Arquitetura Velocity, o que significa que eles podem ser jogados diretamente de um drive USB - a menos que recebam uma atualização da Série X no futuro.

Isso significa que estamos vendo apenas melhorias no tempo de carregamento graças apenas ao SSD e à CPU, e não às novas APIs que a Microsoft implementou que devem melhorar ainda mais os tempos de carregamento. 
 
 Isso também significa que, se alguns de seus jogos mais antigos não forem atualizados para a Arquitetura Velocity, você poderá executá-los livremente a partir do armazenamento USB. Você verá muitas melhorias no tempo de carregamento desta forma - desde que você esteja usando unidades de armazenamento SSD USB rápidas - e algumas podem até chegar muito perto dos tempos que você verá usando a unidade interna.

Jogos mais suaves e 120Hz

Esses tempos de carregamento e melhorias de CPU, junto com um grande salto para 12 teraflops de desempenho de GPU, todos contribuem para uma experiência em jogos existentes que parece muito mais suave. Isso poderia significar um salto de 30fps para 60fps em jogos como Fallout 4 , ou menus e tempos de carregamento de planetas em Destiny 2 de repente ficando no mesmo nível do PC. Eu expliquei como Destiny 2 melhora em mais detalhes no vídeo abaixo.

 
Essas melhorias também significam que a maioria dos títulos com baixo desempenho em um Xbox One deve atingir no mínimo 30fps estáveis. Muitas quedas na taxa de quadros que vi em jogos no Xbox One X simplesmente desapareceram com o Xbox Series X, graças ao aumento do hardware. Notamos isso em Apex Legends , Warframe e Destiny 2 mergulhando menos em pontos exigentes.

Talvez a parte mais impressionante de todo esse suporte de compatibilidade com versões anteriores seja a versão Xbox 360 de Grand Theft Auto IV . Ele roda super bem no Xbox Series X travado em 60fps, enquanto o Xbox One X muitas vezes lutava para manter o desempenho de 60fps. Grand Theft Auto IV também se beneficia do recurso HDR automático que a Microsoft está enviando com o Xbox Series X, que funcionará na maioria dos jogos para torná-los ainda melhores.

Não fui capaz de testar todos os jogos que desejava durante este período de pré-visualização, pois a Microsoft tem desbloqueado mais e mais títulos semanalmente. Grand Theft Auto V e Forza Horizon 4 são dois dos muitos que eu queria experimentar que simplesmente não rodam em unidades de visualização ainda.

Os jogos mais emocionantes que testei até agora no Xbox Series X são Dirt 5 e Gears 5 - não porque eles sejam necessariamente vitrines técnicas para o console, mas porque ambos oferecem uma nova opção de 120 Hz.

Foi aqui que o Xbox Series X realmente começou a parecer ainda mais com um PC para mim. Eu jogo a 165 Hz com taxas de quadros que excedem 200 fps em jogos como Destiny 2 , Valorant , Call of Duty: Warzone e CS: GO no meu PC de jogos. 

Correr em torno do modo multiplayer versus no Gears 5 em 120 Hz parecia que estava jogando no meu PC. Com as taxas de quadros atingindo 120fps, o atraso de entrada é reduzido e a experiência de repente ficou muito mais suave do que eu já experimentei em um Xbox One X.

https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/HY6rm4_Q1Bq3Vckxsm6uuvVnhX8=/0x0:2249x1259/520x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 520w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/E0bOmzVxE5BbL4JJkwzisNwoegQ=/0x0:2249x1259/720x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 720w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/FhAMrmEHp56KWl8I8wA31TSdmvw=/0x0:2249x1259/920x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 920w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/uNBB1eeXvtpBlJiHxo8sRKj1x78=/0x0:2249x1259/1120x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 1120w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/ARTDK6w92gRaqECL7fxnNXoxBEg=/0x0:2249x1259/1320x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 1320w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/dclBbSwOlKr91pen4PwEqG0d9eo=/0x0:2249x1259/1520x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 1520w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/e-CsdY1AwLNuR0lm22uO1_K2k6c=/0x0:2249x1259/1720x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 1720w, https://cdn.vox-cdn.com/thumbor/jtM9lsVNRpcUm2MMFUiRPkY0DwI=/0x0:2249x1259/1920x0/filters:focal(0x0:2249x1259):format(webp):no_upscale()/cdn.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/21959018/5aXZNUq.jpg 1920w" sizes="(min-width: 1221px) 846px, (min-width: 880px) calc(100vw - 334px), 100vw" type="image/webp">
O Gears 5 oferece suporte a 120 Hz no modo multijogador.

A mesma sensação de suavidade de PC ocorre no Dirt 5 com o modo 120Hz habilitado. Claro, o jogo cai para renderização em 1440p e parte da qualidade visual é reduzida para atingir 120 fps, mas quando estou deslizando nas curvas e a latência de entrada é reduzida, é muito melhor do que renderização de lama e neve, apenas um pouco melhor em minha TV 4K ao ponto eu provavelmente não notaria a diferença.

É essa sensação que é realmente importante com este novo Xbox, e não consigo enfatizar o suficiente. Os jogos parecem melhores. Seja por causa dos tempos de carregamento, melhores taxas de quadros ou simplesmente a CPU, SSD e GPU melhor, tornando coisas como menus ou mudanças de personagem em jogos parecidas instantâneas, muito da lentidão foi removida sem que os desenvolvedores precisassem mexer nos jogos.

DIRT 5 opções de vídeo.

Enquanto a Microsoft e a Sony são obcecadas por 4K para o Xbox One X e PS4 Pro, é encorajador ver que as taxas de quadros parecem ser o foco no Xbox Series X. Tenho certeza que veremos alguns lindos jogos do Xbox de próxima geração eventualmente, mas ter jogos atingindo essas altas taxas de quadros é mais importante para mim pessoalmente.

Um console semelhante a um PC

Nesta amostra sem revisão, falamos muito sobre como o Xbox Series X se parece com um PC. Acho que faz parte da intenção da Microsoft com esta geração, e você pode sentir isso em toda a Série X.

Se você atualizou de um PC para jogos GTX 1060 para um PC RTX 3080 agora, você obterá o mesmo Windows 10 que conhece e acesso aos mesmos jogos que você joga há anos. Tudo pareceria mais rápido e pareceria melhor, e você estaria pronto para os melhores e mais recentes jogos.

Isso é exatamente o que você obtém com o Xbox Series X. Não apenas parece que você está atualizando seu PC ao mudar de um Xbox One para um Xbox Series X, mas também parece e tem a mesma aparência. (Olá, design de torre de PC.) Você pega tudo o que já possui, e até mesmo os acessórios de hardware existentes, e os traz com você, assim como faria em um PC.

É uma abordagem diferente da Sony com o PS5 e seus jogos de última geração exclusivos e dedicados, nova interface de usuário de painel e novo controlador. A Microsoft se concentrou no básico que realmente importa: altas taxas de quadros, um console silencioso e bacana, tempos de carregamento mais rápidos, suporte a acessórios e compatibilidade com versões anteriores. Em minhas três semanas de uso de um Xbox Series X, é justo dizer que ele atendeu a esses princípios básicos.

Mas a melhor parte do Xbox Series X é que ele não é realmente um PC. Não preciso me preocupar com drivers, muitos inicializadores de jogos ou atualizações do Windows que estragam o funcionamento do meu PC. Você liga o Xbox e joga. Se os desenvolvedores adotarem as opções de escolha e desempenho que experimentei na Série X, certamente ficaria tentado a jogar muito mais em um Xbox com cross-play, cross-save e suporte a teclado e mouse, todos se tornando mais proeminentes no Xbox .

Há uma grande questão que permanece para mim com relação ao Xbox Series X: quando os 23 estúdios originais da Microsoft oferecerão os jogos de última geração para realmente mostrar do que este console é capaz? Hardware poderoso e uma experiência de usuário elegante são apenas parte da mistura. A Microsoft vai precisar dos jogos para realmente fazer a Série X parecer algo totalmente novo.

Fotografia de Tom Warren / The Verge

Fonte: The Verge