Aumente suas proezas nos jogos do seu notebook com uma placa de vídeo externa, ou GPU

Mesmo os melhores notebooks são um pouco limitados. Se você quiser colocar seu notebook no reino dos jogos de mesa de última geração, precisará comprar uma unidade de processamento gráfico externo, ou eGPU.

O que é um eGPU?

Placas gráficas dedicadas (também chamadas de GPUs - unidades de processamento gráfico) são essenciais para qualquer plataforma de jogos. Eles processam dados visuais mais rápido do que os chips gráficos integrados (embutidos) e geralmente são o fator de divisão entre desempenho de jogo excepcional e impossível de jogar.

 

Embora os jogadores de desktop possam substituir suas placas gráficas a cada um ou dois anos, os de laptops não têm tanta sorte. Chame-me de Capitão Óbvio, mas as GPUs de desktop de tamanho normal são grandes demais para caber em um laptop, e laptops para jogos com GPUs integradas são impossíveis de atualizar.

Mas, é aí que entram os eGPUs. Um eGPU é apenas uma placa gráfica de desktop que fica fora do seu laptop (daí o nome eGPU ou GPU “externa”). Os eGPUs têm sua própria fonte de alimentação e gabinete e, ocasionalmente, são fornecidos com vídeo extra, USBs e portas Ethernet para seus monitores e acessórios.

A maioria dos eGPUS modernos são universais. Eles são vendidos como gabinetes (sem placa gráfica) e funcionam com a maioria dos laptops equipados com Thunderbolt 3. No entanto, os eGPUS antigos são proprietários, o que significa que foram feitos para laptops específicos e usam cabos não padrão. A partir de agora, a Alienware é o único fabricante cujos laptops funcionam com eGPUs proprietários.

Algumas opções de eGPU funcionarão sem um Thunderbolt de 3 portas ou um conector proprietário. No entanto, essas opções são muito complicadas para a maioria das pessoas e podem potencialmente anular a garantia do seu laptop, então estamos nos concentrando no Thunderbolt 3.

Compatibilidade eGPU

Uma foto de duas placas gráficas empilhadas uma sobre a outra para teste.

Fazer com que um eGPU funcione não deve ser mais difícil do que conectar um telefone ou teclado ao laptop. Mas, há uma chance de que seu laptop e eGPU não funcionem bem juntos. Algumas portas Thunderbolt 3 não são construídas de acordo com os padrões eGFX da Intel e, como você pode esperar, as GPUs de propriedade só funcionarão com um punhado de laptops especialmente feitos.

Portanto, antes de comprar um eGPU, verifique no Google se ele funciona bem com seu laptop. Certifique-se de que o seu laptop realmente tenha uma porta Thunderbolt de 3 portas (não apenas uma porta USB-C ) e confirme se todos os eGPUs proprietários são certificados para o seu laptop.

Também há uma chance de que seu gabinete eGPU não funcione com qualquer placa de vídeo que você comprar. Se você já comprou uma GPU de desktop, já conhece o procedimento. Certifique-se de que uma GPU se encaixa em seu gabinete eGPU  antes de comprá-la (já que o comprimento e o consumo de energia são os fatores limitantes aqui) e certifique-se de verificar o Google para quaisquer problemas de compatibilidade entre os dois produtos.

Além disso, os usuários do MacBook devem ficar com as placas AMD. As placas de vídeo NVIDIA não são oficialmente suportadas pelo macOS.

Os melhores gabinetes Thunderbolt 3 eGPU

Uma foto mostrando a parte de trás de um Akitio Node eGPU.
KenSoftTH / Shutterstock

Não importa se você está usando um MacBook, um Dell XPS 13 ou um Acer Swift 3 barato - qualquer laptop com uma porta Thunderbolt 3 adequada deve funcionar com um eGPU Thunderbolt 3. Isso significa que comprar um gabinete eGPU é realmente muito fácil. Você só precisa decidir quantas placas gráficas você precisa.

Razer Core X é um dos gabinetes eGPU mais populares, versáteis e universais. Não é muito caro, funciona com laptops Windows e MacBooks e oferece suporte à maioria das placas de vídeo de tamanho normal, incluindo placas para entusiastas de três slots. Além disso, ele suporta carregamento de passagem de 100 watts, para que seu laptop nunca fique sem energia no meio do jogo. (A Razer também vende uma versão RGB do Core X com portas USB e Ethernet integradas).

Claro, o Razer Core X pode ser um exagero para alguns jogadores. Se você está apenas procurando um gabinete eGPU pequeno, o Sonnet Breakaway ou o  Akitio Node podem ser uma opção melhor para você. Esses gabinetes funcionam com laptops Mac e Windows, suportam carregamento de passagem e funcionam com a maioria das placas gráficas de tamanho normal. (Novamente, certifique-se de verificar a compatibilidade antes de comprar qualquer coisa.)