Maneiras fáceis de acelerar e limpar seu PC em 2021

Se o seu PC estiver lento, não entre em pânico. É possível limpar e acelerar seu PC sem sair de casa. Veja nossas dicas da 1NF0 TI. 

O desempenho mais lento do PC ao longo do tempo é completamente normal, especialmente após anos de uso constante, mas é possível acelerar e limpar seu PC. Isso pode ser causado por uma série de coisas, desde uma unidade de disco cheia até uma falha completa de hardware.

Normalmente, você pode restaurar sua máquina de volta ao desempenho ideal com algumas correções simples que a maioria dos usuários não técnicos pode fazer em casa.

Aqui estão 10 soluções simples para acelerar e limpar um computador. Essas correções irão ajudá-lo a acelerar significativamente o seu dispositivo, estender a vida útil do seu PC e economizar tempo e dinheiro.

 

Por que os computadores ficam mais lentos com o tempo?

A lentidão do computador pode ser causada por muitos fatores diferentes, incluindo:

  • Hardware antigo e desatualizado.
  • Problemas de software.
  • Vírus ou malware do sistema.

Após anos de uso constante, os componentes do computador podem se desgastar, resultando em um desempenho mais lento. Isso é totalmente normal, embora possa ser um pouco chato. Embora você possa ficar tentado a atualizar para um novo dispositivo, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar os sistemas antigos.

Além disso, quanto mais software você instala, mais arquivos você armazena e quanto mais usa os processadores do seu computador, mais difícil é o trabalho da máquina. Alguns softwares podem retardar desnecessariamente o sistema ao serem executados em segundo plano e, portanto, consumir lentamente a energia de processamento e a vida útil da bateria.

A lentidão do computador também pode ser resultado de vírus e malware. Vírus de PC e malware como ransomware, spyware e keyloggers podem entrar em computadores com bastante facilidade se você não tiver as proteções de segurança de Internet adequadas instaladas. Uma vez que o malware está no sistema de um usuário, às vezes é difícil saber que ele está lá, e se livrar dele pode ser um pesadelo se você não tiver um antivírus confiável instalado.

1. Reinicie o seu computador

Reiniciar o computador é provavelmente a solução mais fácil para quase todos os problemas do PC, incluindo lentidão geral do sistema. Ao reiniciar o computador, você interrompe todos os softwares, tarefas, processos e dados abertos que estão esgotando o poder de processamento do computador.

Quando você inicializar novamente, seu computador terá muito mais memória livre para operar, e é por isso que provavelmente terá um desempenho muito mais rápido.

Como reiniciar sua máquina é quase sem esforço (e muito rápido), você sempre deve usar esse método antes de tentar qualquer outra coisa.

2. Pare de tarefas e programas pesados

A lentidão de um computador geralmente está relacionada a programas que requerem muita RAM, energia da CPU ou espaço no disco rígido para funcionar corretamente.

Você pode fechar manualmente os aplicativos e programas que não está usando ou pode abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows, que mostra quais programas e processos em segundo plano estão usando a maior parte da RAM, CPU e memória.

Para fazer isso, abra o Gerenciador de Tarefas (clique com o botão direito no ícone Iniciar do Windows no canto inferior esquerdo, selecione Gerenciador de Tarefas),  encontre o programa que deseja fechar na  guia Processos , selecione o programa ou processo específico que deseja interromper, e clique em Finalizar tarefa  no canto inferior direito da janela. Você também pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse no programa que deseja fechar e clicando em Finalizar tarefa.

sso reduzirá drasticamente o consumo da CPU e provavelmente acelerará o desempenho do computador, além de estender a vida útil da bateria do computador (se você tiver um laptop).

3. Baixe um programa de otimização de dispositivo

Programas de otimização de dispositivos - como os incluídos com antivírus como Norton e TotalAV - tornam a limpeza e a velocidade do seu PC extremamente fáceis.

Por exemplo, o recurso System Tune Up do TotalAV gerencia o uso de memória do seu dispositivo, identificando os aplicativos que consomem muito da memória e dos recursos do seu dispositivo e fornecendo uma lista de aplicativos sugeridos para fechar.

A maioria das principais marcas de antivírus que oferecem recursos de otimização é baseada em assinatura. Felizmente, todos eles são bastante acessíveis. E antivírus como o TotalAV oferecem uma garantia de reembolso de 30 dias, o que significa que você pode otimizar e limpar seu PC e obter um reembolso total se não quiser manter o programa - tornando essa correção totalmente gratuita.

4. Remova aplicativos, software e bloatware não utilizados

Se você tiver muitos softwares instalados e / ou em execução, seu computador não será tão rápido e otimizado como deveria ser.

Embora muitos programas sejam importantes, você deve excluir tudo o que não usa mais. Você também vai querer remover o “bloatware” que vem pré-instalado na maioria dos computadores hoje em dia - aplicativos e utilitários patrocinados para os quais você realmente não tem uso.

Para remover programas não utilizados e bloatware, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows no canto inferior esquerdo e escolha Aplicativos e recursos  para ver uma lista de todos os softwares instalados em seu computador. A partir daí, é fácil desinstalar programas e impedi-los de usar os recursos do seu PC.

Como alternativa, você pode usar um software antivírus que vem com recursos de otimização de dispositivo ( # 3 ) para encontrar programas desnecessários, arquivos duplicados, caches e cookies, e acelerar o seu computador.

5. Exclua arquivos grandes (manualmente e com a limpeza de disco)

Depois de anos de uso, muito do armazenamento do seu computador pode incluir dados como:

  • Arquivos restantes de instalações de programas.
  • Páginas da web offline.
  • Arquivos temporários.
  • Arquivos de log de instalação.
  • Compressão de arquivo.
  • E mais…

Eventualmente, esses arquivos se transformarão em “arquivos monstruosos” que farão o seu computador trabalhar mais.

A remoção desses arquivos pode levar de alguns minutos a uma hora (ou até mais), dependendo do tamanho. Para evitar a longa espera, tente limpar os arquivos desnecessários após concluir todas as tarefas.

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e abra o Explorador de Arquivos. Em seguida, selecione Este PC.

Usando a caixa de pesquisa no canto superior direito, digite tamanho: vazio. Isso retornará resultados para arquivos com 0 bytes. Você pode clicar na  guia Pesquisar e escolher um tamanho de Vazio  a Gigante.  A partir daí, exclua qualquer um dos arquivos “Grandes”, “Enormes” ou “Gigantescos” que não sejam importantes.

Como alternativa, você pode usar o aplicativo gratuito Limpeza de disco integrado no Windows para ajudá-lo a organizar sua desordem digital.

Digite Limpeza de disco  na caixa de pesquisa ao lado do ícone do Windows e clique no aplicativo. Em seguida, selecione a unidade que deseja acessar.

Lembre-se de que esses tipos de arquivos se acumulam muito rápido, por isso é importante excluí-los regularmente do disco rígido.

6. Exclua arquivos e downloads antigos

O utilitário Disk Cleanup é perfeito para excluir arquivos que você nem sabia que estavam ocupando espaço, mas é provável que você tenha ainda mais arquivos antigos que podem ser excluídos para liberar espaço.

Os maiores culpados são as fotos, vídeos e arquivos na pasta Downloads. Ao longo de vários anos, sua pasta Downloads acumula fotos, documentos e anexos de e-mail que você pode não precisar mais - e eles ocupam muito espaço no disco rígido do seu computador.

Considere mover alguns arquivos para uma plataforma de armazenamento em nuvem, como OneDrive, ou fazer backup dos arquivos em uma unidade separada para liberar espaço no armazenamento do seu computador principal. Isso pode melhorar significativamente a velocidade do computador.

O backup de arquivos também protege você no caso de falha do disco rígido, perda do computador ou se ocorrerem outros danos.

Você pode usar o OneDrive para manter tudo o que não precisa acessar com frequência. Já está integrado ao sistema operacional Windows, é fácil de usar e é gratuito.

Para gerenciar seu OneDrive, abra o Explorador de Arquivos, clique com o botão direito do mouse em OneDrive e clique em Configurações.

Você pode gerenciar todas as configurações lá, incluindo quando e onde fazer backup de arquivos antigos e não utilizados. Se você deseja excluir algo do seu computador, mas salvá-lo no OneDrive, certifique-se de que esteja sincronizado com a nuvem do OneDrive antes de excluí-lo do computador.

Quando você remove permanentemente seus arquivos do PC, eles desaparecem para sempre - a menos que você tenha feito backup deles em seu disco rígido externo ou em uma plataforma de armazenamento em nuvem.

8. Remova as extensões de navegador não utilizadas

Se o seu navegador de Internet estiver lento, pode ser porque você tem muitas extensões em execução ao mesmo tempo.

A remoção de extensões desnecessárias economiza memória do computador, acelerando assim o desempenho geral.

Se você estiver usando o Google Chrome, basta clicar com o botão direito no ícone da extensão que deseja remover e escolher Remover do Chrome. O processo é o mesmo para o Microsoft Edge.

Se você vir alguma extensão que não reconhece ou não usa, deve desinstalá-la imediatamente.

Este método se aplica até mesmo a pequenas extensões de navegador que podem parecer inofensivas no início, mas podem consumir significativamente a memória do seu computador.

Em geral, tudo o que não precisa estar no seu computador deve ser removido, e isso inclui as extensões do navegador.

9. Limpe o cache do navegador, o histórico e os arquivos temporários da Internet

A menos que você tenha uma necessidade específica de controlar o histórico do seu navegador, você deve limpá-lo regularmente. Isso evitará que o seu computador e navegador da web fiquem atrasados. Ao limpar seus dados de navegação, você também deve limpar cookies, imagens em cache e outros arquivos temporários.

No Chrome, vá para o menu principal do Chrome (3 pontos verticais) no canto superior direito do navegador e clique em Histórico.  Selecione Limpar dados de navegação  para ver todas as suas opções.

O processo é praticamente o mesmo para a maioria dos navegadores - basta acessar as configurações do navegador e limpar o histórico.

Como alternativa, você pode usar ferramentas de terceiros como o TotalAV , que não só oferece uma navegação segura com proteção antivírus, mas também limpa os cookies e o histórico de navegação com alguns cliques.

Para manter a velocidade do computador estável, crie o hábito de limpar regularmente o cache do navegador, o histórico e os arquivos temporários da Internet.

10. Otimize os aplicativos de inicialização com o gerenciador de tarefas

Seu computador geralmente inicia todos os tipos de processos, tarefas e programas diferentes ao inicializar. Alguns programas são necessários e úteis, mas outros podem retardar desnecessariamente o tempo de inicialização.

Você pode gerenciar quais programas de inicialização deseja executar em segundo plano usando o Gerenciador de Tarefas.

Abra o Gerenciador de Tarefas e escolha a  guia Inicializar . Você verá uma lista de todos os programas que são iniciados sempre que o computador é ligado (junto com o impacto de cada programa na velocidade de inicialização).

Novamente, antivírus como o TotalAV tornam esse processo fácil, permitindo que você habilite e desabilite programas de inicialização.

A 1NF0 Tecnologia realiza limpeza completa e formatação de notebooks e computadores, caso nada disso melhore sua máquina entre em contato pelo WhatsApp 11 4280-9299