Como limpar a memória RAM do notebook (Passo a passo)

Seu laptop depende de sua memória de acesso aleatório (RAM) para executar seus programas e acessar seus arquivos adequadamente. Você pode notar que o seu computador fica lento ao longo do tempo devido ao excesso de informações carregadas na RAM. Se você está procurando uma solução rápida para o seu laptop lento, você veio ao lugar certo.

 

Como Limpar A Memória RAM Do Windows 10 [Passo A Passo]

1. Exclua Arquivos Desnecessários De Seu Computador

As pastas “Temp” e “Prefetch” em seu laptop contêm alguns arquivos desnecessários que reduzem o desempenho do computador, ocupando memória e espaço de armazenamento. Ao limpar essas pastas, seu laptop funcionará com mais eficiência graças ao menor uso de memória.

É sempre uma boa prática excluir regularmente todos os arquivos contidos nessas pastas - não se preocupe, é perfeitamente seguro excluir esses arquivos e excluí-los não atrapalhará o seu computador.

Etapa 1: comece clicando no menu Iniciar, digite Executar e pressione Enter ou clique no resultado da pesquisa para o aplicativo Executar

SS_1Step1

Etapa 2 : Digite% temp% no campo de texto dentro do programa Executar e pressione Enter ou clique em OK. Você deve ver uma janela mostrando a pasta com o caminho “Nome do seu PC> AppData> Local> Temp”.

SS_1Step2

Etapa 3: Selecione todos os arquivos contidos nesta pasta pressionando Ctrl + A ou arrastando o cursor por todos os arquivos.

 

Etapa 4: Depois de selecionar todos os arquivos nesta pasta, clique com o botão direito em qualquer área destacada e clique em Excluir. Em seguida, clique em Sim ao ver um prompt perguntando se você deseja mover os arquivos para a Lixeira.

SS_1Step4

Etapa 5: Clique no menu Iniciar novamente e digite Executar. Pressione Enter ou clique no resultado da pesquisa para o aplicativo Executar.

SS_1Step5

Etapa 6: na janela Executar, digite prefetch no campo de texto e pressione Enter ou clique em OK. Você deve ver uma janela mostrando a pasta com o caminho “Computador> Nome da sua unidade de disco primária (C :)> Windows> Pré-busca”

SS_1Step6

Etapa 7: Assim como nas etapas anteriores, selecione todos os arquivos contidos nesta pasta pressionando Ctrl + A ou arrastando o cursor por todos os arquivos.

SS_1Step7

Etapa 8: clique com o botão direito em qualquer área destacada e clique em Excluir. Em seguida, clique em Sim ao ver um prompt perguntando se você deseja mover os arquivos para a Lixeira.

SS_1Step8

Etapa 9: feche todas as janelas abertas e reinicie o computador

 

2. Altere Alguns Valores No Registro Do Windows

Os usuários de PC avançados atestarão o fato de que ajustar cuidadosamente o Registro do Windows colhe os benefícios de um laptop de melhor desempenho, com inicialização geralmente mais rápida e tempos de resposta como resultado.

Modificar valores de registro no Registro do Windows geralmente é reservado para usuários avançados, pois colocar certos valores incorretamente pode corromper o sistema e pode até mesmo impedir que o computador inicialize.

No entanto, com o objetivo de aumentar o desempenho do seu computador por meio da otimização do uso da memória, ajustar um pouco o registro resultará em um desempenho melhor.

Observe que esta é uma operação única - você não precisará realizar esta tarefa específica novamente no futuro.

Etapa 1: Comece clicando no Menu Iniciar, digite “regedit” (sem as aspas) e pressione Enter ou clique no resultado. Você deverá ver o programa Editor do Registro em execução.

SS_2Step1

Etapa 2: No lado esquerdo do Registro do Windows, localize uma entrada chamada HKEY_LOCAL_MACHINE e clique na seta suspensa ao lado dela.

Etapa 3: localize uma entrada chamada SISTEMA e clique na seta suspensa ao lado dela.

SS_2Step3

Etapa 4: localize uma entrada chamada ControlSet001 e clique na seta suspensa ao lado dela.

 
SS_2Step4

Etapa 5: localize uma entrada chamada Serviços e clique na seta suspensa ao lado dela.

SS_2Step5

Etapa 6: Localize uma entrada chamada NDU. Você deve ver algumas opções no painel do lado direito.

SS_2Step6

Etapa 7: Na lista de opções listadas em NDU, encontre o item denominado “Iniciar” na coluna Nome, clique com o botão direito e selecione Modificar.

SS_2Step7

Etapa 8: Agora você deve ver uma pequena janela pop-up denominada “Editar valor DWORD (32 bits)”. Nesta janela, substitua os dados do valor por 4 (os dados do valor padrão são 2) e clique em OK ou pressione Enter.

SS_2Step8

Etapa 9: Feche o programa Editor do Registro e reinicie o computador.