O que fazer antes de vender seu notebook

O seu notebook está sendo comprado e você está planejando comprar um novo? Bem, se estiver, pode ser uma boa ideia vender seu laptop antigo e obter algum dinheiro em troca. No entanto, você não pode simplesmente vender seu laptop antigo dessa forma, porque você precisa torná-lo mais atraente para os compradores em potencial e manter suas informações pessoais seguras. Afinal, se você vender seu laptop imediatamente, o comprador poderá ver todos os seus dados pessoais e até mesmo senhas antigas de sites importantes, como suas contas bancárias.

Com isso em mente, isso mostra que, mesmo que você esteja ansioso para vender seu notebook antigo, há muitas coisas que você precisa fazer para torná-lo mais conveniente para você e seus compradores em potencial. Felizmente, neste artigo, cobriremos o que você precisa fazer antes de pensar em vender seu laptop. Essas etapas variam de reformatação, backup de arquivos, bem como ajustes e recondicionamento de seu laptop antigo para que tenha uma aparência melhor.

A primeira e mais importante coisa antes de fazer qualquer coisa com seu laptop antigo é fazer backup de arquivos importantes.

 

Observações Importantes Antes De Começar: Backup

A primeira e mais importante coisa antes de fazer qualquer coisa com seu laptop antigo é fazer backup de arquivos importantes. Você pode simplesmente fazer isso copiando todos os arquivos importantes em seu laptop e transferi- los para um USB, disco rígido ou até mesmo na nuvem.

Uma boa maneira de fazer isso é copiando os arquivos do disco rígido para uma unidade externa. Antes de fazer isso, recomendamos que você opte por transferir os arquivos para um disco rígido externo com muito espaço de armazenamento. É ideal até mesmo escolher uma unidade externa que tenha memória maior ou igual à do seu disco rígido, já que você pode copiar tudo.

Transferência De Arquivos Para Uma Unidade Externa

  1. Identifique as pastas das quais deseja fazer backup e realce-as.
  2. Arraste-os para o seu disco rígido externo e você estará pronto para ir.
  3. Se você não arrastar seus arquivos pela tela, basta ir até a guia “Página inicial” e clicar no botão “Copiar para”.
  4. Selecione sua unidade externa e os arquivos devem ser transferidos.
Kh9AH0RInOIA2yMxpFPPcXfuheA5PT0NCeu33BnpKq OcqP8zk87tY5jqm 36 11UuNp9xUC82TycmnHjAE HC1qdoHeOHVXZW XkZfP6mb8rtu

Você também pode fazer isso em um USB se estiver planejando apenas transferir pequenas quantidades de dados. 

Usando Onedrive Para Fazer Backup De Seus Arquivos

Se você ainda não usou o Microsoft OneDrive, é o momento perfeito para fazer isso. O OneDrive irá sincronizar com sua conta da Microsoft, onde você pode transferir seus arquivos com segurança para a nuvem. Uma vez que seus arquivos estão no OneDrive, você pode acessá-los facilmente a qualquer momento em seus novos computadores, evitando o aborrecimento de comprar um disco rígido externo.

Você também não precisa se preocupar em baixar o serviço Microsoft OneDrive em nosso computador antigo, pois ele veio pré-instalado em seu sistema operacional Windows 10. E como está pré-instalado, você pode usá-lo imediatamente, desde que sincronize-o com sua conta da Microsoft.

Uma coisa a observar antes de fazer esse método é que você precisa de uma boa conexão com a Internet para fazer isso, então tenha isso em mente ao transferir arquivos extremamente grandes, pois pode levar algum tempo para carregá-los. 

  1. Vá para o Explorador de Arquivos e escolha os arquivos que deseja fazer backup
  2. Realce esses arquivos e clique na guia “Home” e escolha a opção “Copiar para”.
  3. Você provavelmente não verá o OneDrive na lista, então vá até o final da lista e clique em “Escolher local”
  4. Uma nova janela aparecerá e você pode escolher a pasta OneDrive.
He9Fjc2y6iM6RIRezB 1haM04ZUalCMSYjJfFxcp1tmK 8hUkM084WHxVkCBOsVcTbg0hh0wo8zL BSOU9PqEK0ANjnhXQBSz qGr2JXYeDBLy0wmHAdc4L47ImGI47ImgIt7Id4l0wmHd1mgImHd0w4l0wmHd0wmHd0q4lmgItq4l0mgImHd0q4mgIt0mgIt7mgIt0mgIt0mgIt7mgIt0mg
  1. Clique em “Copiar” e deve transferir os arquivos selecionados para a pasta Onedrive

Lembre-se de que a versão de nível gratuito do Microsoft OneDrive só pode suportar até 5 GB de dados. Você pode aumentar temporariamente o armazenamento assinando seus níveis mais altos e, felizmente, pode atualizá-lo para 100 GB por apenas US $ 1,99 por mês. Existem camadas mais altas, mas são um pouco caras, pois exigem que você compre outros recursos em um pacote, como a assinatura do Microsoft 365 e outros serviços. 

No final das contas, não importa para onde você os transfere, o importante é que arquivos importantes como fotos pessoais, arquivos de trabalho e documentos sejam armazenados com segurança. No entanto, é mais fácil falar do que fazer, pois é quase impossível controlar todos os seus arquivos importantes e é muito provável que você esqueça alguns arquivos se fizer isso dessa forma.

Se você não tem certeza de onde armazenou todos os seus dados importantes, talvez seja melhor fazer backup completo de todo o disco rígido. Você pode limpar seus arquivos mais tarde e não perderá a exclusão acidental de nada importante.

Criação De Uma Imagem De Sistema Para Fazer Backup De Seus Arquivos

Contar com dispositivos externos e serviços de terceiros como o OneDrive irá garantir que você faça backup de seus dados com segurança, mas eles são muito limitados, uma vez que você deve selecionar manualmente os próprios arquivos. Então, por que não fazer backup de todo o sistema?

Você pode fazer isso criando uma imagem do sistema que armazena todos os seus dados, bem como as configurações do seu computador antigo. Pense nisso como um instantâneo ou uma cópia exata do seu disco rígido. 

  1. Conecte seu computador ou laptop a um disco rígido externo que tenha um espaço de armazenamento grande o suficiente. Recomendamos obter um disco rígido externo com espaço de armazenamento semelhante ao seu HDD ou SSD.
  2. Vá ao Painel de Controle e clique em “Sistema e Segurança”. Em seguida, procure a opção “Backup and Restore (Windows 7)” e clique nela.
  3. No lado esquerdo, você verá uma opção chamada “Criar imagem do sistema” Clique nela e uma nova janela será aberta.
  4. Escolha a opção “Em um disco rígido” e role para baixo para encontrar o seu disco rígido externo. Pressione próximo.
Igeo0zQ7N n3zX D8PgfurWC5ARfJZ5nbllcZ8DEozDuQep2b6zDl2ywQDKewLlQcM4ta9P75P3EC tjcF0DISYbo65nrc1CTWdJW2nPomjLDk7 pjzdml7 pjdml
  1. Em seguida, clique na opção “Iniciar backup” e seu computador começará a criar uma imagem do sistema que copia completamente o estado do disco rígido que você está usando.

Como Você Limpa Um Computador Para Vendê-Lo

Agora que você criou corretamente um backup ou backups de seus arquivos importantes, é hora de remover tudo e limpar seu computador de todos os arquivos pessoais ou informações pessoais que possam ser inconvenientes para o novo proprietário.

Mas antes de começar, você deve saber que o processo para remover tudo do seu laptop varia de acordo com o sistema operacional. Portanto, os computadores com Windows 10 e anteriores serão diferentes de como você limparia um Mac completamente.

Como Redefinir E Remover Tudo Em Um Mac

Os Macs são provavelmente um dos sistemas operacionais mais fáceis de restaurar as configurações de fábrica e limpar. Eles têm uma interface de usuário muito intuitiva e suas opções são muito fáceis de seguir e entender. Mas, dito isso, há coisas que você precisa fazer primeiro antes de redefinir um Mac, pois isso pode causar problemas mais tarde.

  1. Saia de todos os aplicativos e licenças atualmente em seu laptop ou computador Mac. Isso evita problemas de autenticação posteriores, os quais podem ser um incômodo de lidar.
  2. Você pode fazer isso acessando o iCloud e clicando em “Sair”. Certifique-se de desabilitar “Find My Mac” no iCloud também.
  3. Desmarque todos os seus aplicativos para sair de todos eles corretamente. Pressione “Continuar”
  1. Se houver programas e aplicativos não cobertos pelo iCloud, certifique-se de sair de todos os respectivos programas também. Estamos falando de programas como photoshop, aplicativos de mensagens e outros aplicativos que precisam que você faça login para usar seu serviço.
  2. Agora que você terminou de sair, pode começar a redefinir e limpar seu Mac.
  3. Reinicie o laptop Mac e segure os botões “command + r” enquanto ele está inicializando. Isso abrirá a janela “macOS Utilities”.
  4. Escolha a opção “Utilitário de Disco” e clique em “Continuar”
HRP Qmz9eleZInLegrCXwDnVuJFBDpxp0V0XqmW wb2laNnKHLVLczSk4hTWck2Z1aGCKjzVPPdlHWn HxVW8imBrGF0R9BAzOivmt5ZOtYH qYqh7m5ugvfjlD2dwGSj0K8OAv
  1. Escolha o disco rígido que deseja apagar e pressione a opção apagar “opção” na parte superior da janela. 
  2. Escolha o formato “Mac OS Extended (Journaled)” antes de pressionar o botão de apagar para evitar problemas de compatibilidade.
  3. Seu computador Mac deve começar a apagar todos os seus arquivos pessoais.
  4. Volte para macOS Utilities e escolha a opção “reinstalar macOS”. Pressione continuar e seu computador Mac deve começar a reinstalar o macOS.

Como Começar A Redefinir Seu Laptop Windows 10

  1. Pressione o botão do Windows e digite “configurações”. Uma nova janela aparecerá mostrando várias opções.
  2. Pesquise “Update & Security” e clique nele.
  3. Procure “Recovery” no painel esquerdo da janela e clique nele.
  4. Procure o texto “Reinicializar este PC” e escolha a opção em chamada “Começar”
wwCCwCpuBW87e2m9OM7ERgiccl6LvSQa3WTOD VGyyDrTUXUqWu0a78ivfBh hMCQsX96q w7SXRwM629S1XjDy86bUQ D2CCEqc1 mJJL8ysmall4zh54NOUDMsN
  1. Uma nova janela deve aparecer. Você gostaria de clicar no botão remover tudo, pois deseja excluir todos os seus arquivos pessoais em seu laptop ou computador.
  2. Para garantir que todos os arquivos serão removidos, clique em “Alterar configurações” e ative a “opção de apagamento de dados”.
  3. Pressione os botões Confirmar> Avançar> Redefinir de acordo e seu laptop deve iniciar o processo de redefinição.

Reinicializando Um Laptop Com Windows 8 

Agora, como você está usando um computador ou laptop mais antigo, pode não estar necessariamente usando o Windows 10, mas uma versão mais antiga do Windows. Se for esse o caso, saiba que as etapas são semelhantes, com algumas pequenas alterações.  

Aqui estão as etapas para redefinir o Windows 8:

  1. Vá para as configurações do Windows 8.
  2. Pesquise “Update and Security” e clique nele.
  1. Irá levá-lo a uma tela semelhante à opção do Windows 10 e tudo que você precisa fazer é Recuperar e escolher a opção “Começar” semelhante ao Windows 10.

wwCCwCpuBW87e2m9OM7ERgiccl6LvSQa3WTOD VGyyDrTUXUqWu0a78ivfBh hMCQsX96q w7SXRwM629S1XjDy86bUQ D2CCEqc1 mJJL8ysmall4zh54NOUDMsN

  1. Siga as opções e escolha a segunda opção “Remover arquivos e limpar o drive”
2tW0Pup2DnrTjWNYx l0G6crTSYCm XqNivintROVaZKHyO Hf451vj4DdsxpRra9VKv

Reinicialização De Um Computador Com Windows 7

Agora, se você realmente tem um computador antigo, talvez queira saber como fazer uma redefinição de fábrica com o Windows 7 ou anterior. Agora você precisará baixar um arquivo de instalação da própria Microsoft, pois o Windows 7 não é tão avançado quanto o Windows 8 ou 10, onde eles podem simplesmente reinstalar o Windows sem depender de um disco. 

  1. Vá para o Painel de Controle.
  2. Clique em “Faça backup do seu computador” em Sistema e Segurança
Zz7VavwsEVpZ2 DGm7R2G8HLeMvG3mlFPA3A0QNe1mqk Q2F5dZJOiTEtI17bgisXNErzbbIX1TXDKdS10jVV0ZrXLtOitFCUljIwyN99QuBs9hN1AqV8KPOrXTrPHaWANa LZAl
  1. Clique em “recuperar configurações do sistema” e, em seguida, clique em “Métodos de recuperação avançados”
  2. Em seguida, clique em “Reinstalar o Windows (requer disco de instalação do Windows)”
  3. Você precisa de um disco de instalação do Windows para isso e, felizmente, você pode baixá-lo da Microsoft aqui . Você também pode salvar este arquivo em uma unidade USB ou externa para que não precise se preocupar em comprar um disco.
  4. Clique em sim e em “reiniciar”.
  5. O Windows agora será reinstalado usando um novo sistema operacional e todos os seus arquivos serão excluídos. Basta seguir os passos de instalação e deverá terminar em algumas horas.

Meus Dados São Realmente Seguros (Ou Seja, Podem Ser Recuperados Após A Redefinição)

Reinicializar e limpar o disco rígido garantirá que o usuário médio de laptop não consiga ver seus arquivos. Eles também não poderão acessar suas informações pessoais.

No entanto, se a pessoa que comprou realmente deseja ver seus dados pessoais, ela pode fazê-lo com as ferramentas e o software corretos. Isso ocorre porque a formatação de um disco rígido não exclui tecnicamente o arquivo em si. Em vez disso, seus arquivos não são mais indexados ativamente no computador, tornando-os essencialmente invisíveis.


No entanto, existem toneladas de programas de recuperação de arquivos por aí que podem recuperar um disco rígido formatado, bem como hardware especial que extrai e recupera informações perdidas. Usar esses programas leva tempo e dinheiro, e o usuário médio de laptop não usará esses programas apenas para acessar seus arquivos formatados.

Resumindo, seus dados ainda podem ser recuperados, mas isso levará muito tempo, esforço e dinheiro para fazer isso, o que significa que a pessoa comum não necessariamente investigará e recuperará seus dados formatados. No entanto, se alguém realmente quiser fazer isso, sempre haverá uma chance de que eles possam recuperar suas informações pessoais e arquivos, mas eles têm que ser loucos para investir muito tempo e dinheiro para isso.

Mas se você for realmente paranóico com seus dados, pode usar programas “Data Destroyer” como CBL Data Shredder e DBan para limpar completamente seu disco rígido. Isso tornará os dados do seu disco rígido menos recuperáveis, mas há uma pequena chance de que os programas de recuperação ainda consigam obter alguns arquivos com tempo e esforço suficientes. 

O Que Mais Eu Preciso Saber Antes De Vender Meu Laptop

Onde Posso Vender Meu Laptop Antigo?

Agora que você preparou adequadamente seu laptop para a venda, a pergunta permanece: “Onde posso vendê-lo?” Bem, a resposta é fácil: existem toneladas de recursos online que permitem que você venda computadores antigos e peças de computador, como o recurso de troca da Amazon, bem como os recursos de troca da Best Buy também.

Você também não precisa depender de grandes empresas, pois pode simplesmente vendê-lo em grupos do Facebook. Existem muitos grupos locais do Facebook que vendem e trocam, e tudo o que você precisa fazer é pesquisar esses grupos perto de sua área. 

Qual Deve Ser O Meu Preço De Venda?

Antes de começar a vender seu laptop antigo, você precisa saber quanto ele vale no mercado atual. Existem muitas maneiras de fazer isso, como:

  • Perguntando em fóruns online
  • Pesquisar sites de compras pelo mesmo modelo e construir e comparar os preços
  • Usando recursos online como Gadgetvalue para determinar o preço de venda do seu laptop

Saber quanto vale o seu laptop ajudará a evitar que você o superestime, o que desencorajaria as pessoas a comprá-lo.

Você Não Precisa Vendê-Lo Se Puder Reciclá-Lo

Só porque um laptop é antigo, não significa que você não pode usá-lo para outra coisa. Em vez de vender seu laptop para um estranho aleatório, você pode optar por usá-lo como um dispositivo de armazenamento adicional. Se você não quiser comprar um disco rígido externo ou recorrer ao armazenamento em nuvem, esta é uma opção viável.

Você também pode usar seu laptop como uma câmera de segurança . Existem muitos programas para fazer isso e ajudarão a manter sua casa segura, além de ajudar o meio ambiente, já que você está reciclando uma peça velha de hardware.

Também não há necessidade de converter seu laptop em outra peça de hardware, pois você também pode usá-lo como um Chromebook. Se o seu laptop é tão antigo que não consegue lidar com os processos básicos do Windows 10, não se preocupe, porque ainda pode ser uma disputa utilizável por ter especificações desatualizadas. Isso é possível porque você pode alterar o sistema operacional do laptop para algo mais leve do que o Windows 10, como o Chrome OS. 

Conclusão 

Vender um laptop ou computador mais antigo pode ajudar a dar a você algum dinheiro extra na compra de um substituto. Você só precisa se certificar de que o laptop que está vendendo está formatado corretamente para que o comprador médio não consiga ver e acessar seus arquivos antigos.

Claro, existem maneiras de recuperar seus dados pessoais por meio de software e hardware especiais, mas o comprador médio não saberá que eles existem. Você também pode reciclar seu computador antigo para que não precise realmente vendê-lo. 

Esperamos que este artigo seja útil e se perdemos alguma sugestão ou dica, fique à vontade para comentar abaixo.