Derramou água no seu Macbook? Aqui está o que você precisa fazer

É um cenário de pesadelo: você acabou de derramar água ou outro líquido em todo o seu MacBook. Bom, usando uma frase de nosso querido Douglas Adams eu diria "Não entre em pânico". 
Obviamente, isso não é o ideal, mas se você seguir as instruções abaixo, poderá salvar seu computador, então preste atenção.

Faça o que fizer, não ligue para ver se ainda está funcionando!

O que devo fazer se derramar água no meu MacBook?

Todos nós já ouvimos histórias de pessoas que deixaram cair seu iPhone na água sem nenhum dano permanente. Isso é promissor, mas o seu MacBook é bem diferente do seu iPhone não é o mesmo?

Ao contrário de um novo iPhone, Apple Watch ou mesmo do AirPods Pro, o seu MacBook não é à prova d'água.

Se você derramou água ou qualquer outro tipo de líquido no seu MacBook, siga estas instruções o máximo possível para ter a melhor chance de evitar danos por líquido.

 

Etapa 1. Desconecte com segurança seu MacBook da fonte de alimentação

A primeira consideração deve ser sua segurança. Você precisa ter cuidado com água e eletricidade para evitar choques ou iniciar um incêndio.

Se a água derramar na tomada, encontre o disjuntor e desligue-o. Se o seu MacBook estiver carregando, desconecte o do carregador e também o carregador
da parede (tomada). Você precisa fazer isso antes de mover seu MacBook para um local seco, mesmo que isso signifique mais derramamentos de líquido em seu MacBook nesse meio tempo.

Não se preocupe com isso se o seu MacBook estiver sem bateria.

Etapa 2. Mova seu MacBook para um local seco

Agora que você desconectou todas as fontes de alimentação, deve ser seguro retirar o líquido do seu MacBook. Talvez seja legal movê-lo para um local seco em cima da mesa, sobre uma toalha ou num caso mais grave retirá-lo da piscina, dependendo do que aconteceu.

 

Etapa 3. Desligue seu MacBook imediatamente

O botão liga / desliga normalmente está na parte superior direita do teclado.

Se você derramou água no MacBook enquanto ele estava ligado, é necessário desligá-lo imediatamente. Não salve seu trabalho primeiro, não feche seus aplicativos, nem mesmo abra o menu Apple.

Basta segurar o botão liga / desliga até que o MacBook desligue.

Etapa 4. Desconecte os acessórios e desconecte a bateria

Desconecte todos os dispositivos externos ou acessórios conectados ao seu Mac. Isso inclui dispositivos de armazenamento externos, monitores e até mesmo dispositivos de entrada como um mouse ou teclado.

Se o seu Mac tiver uma bateria removível, retire-a também. Isso não é possível em modelos de MacBook mais recentes; geralmente fica claro se você pode remover a bateria da parte inferior do case.

Etapa 5. Absorva o máximo de líquido possível

É hora de absorver a água ou o líquido que você derramou no MacBook. A maneira mais simples de fazer isso é limpá-la com uma toalha de papel ou um tecido de algodão. Use uma toalha de microfibra na tela do MacBook para evitar danificá-la.

Você pode querer usar um cotonete para entrar em todos os cantos. Particularmente ao redor do teclado e nas portas onde é fácil a água ficar presa.

Tenha cuidado para não ligar acidentalmente o seu Mac pressionando o botão liga / desliga. Se o fizer, pressione e segure o botão novamente para desligar o seu Mac.

Etapa 6. Deixe seu MacBook secar ao ar por pelo menos 48 horas

Neste ponto, você provavelmente está tentado a ligar o seu MacBook para ver se ele ainda funciona. Esta é uma má ideia.

Mesmo se o seu MacBook estiver ligado, provavelmente ainda há líquido nos componentes internos. Quando você o liga, a corrente elétrica que passa por esses componentes molhados pode causar muitos danos internos.

Em vez disso, espere pelo menos 48 horas, se não o dobro, para que o MacBook seque ao ar.

Durante esse tempo, você pode querer apoiar o seu MacBook de cabeça para baixo para incentivar o líquido a pingar do teclado ou das portas, dependendo de onde você derramou o líquido no Mac.

Algumas pessoas colocar seu MacBook aberto e de cabeça para baixo sobre uma toalha, vamos deixar a gravidade fazer sua parte e ajudar a fazer com que o líquido desça em direção ao chão. Se você fizer isso, verifique se o seu Mac está bem posicionado e tome muito cuidado para que o mesmo não caia.

Coloque um material absorvente embaixo do seu MacBook para evitar que o líquido goteje.

A melhor maneira de secar o seu MacBook é estimular um fluxo de ar frio ao seu redor. Você pode fazer isso colocando-o em uma sala arejada ou posicionando uma ventoinha fria para soprar no seu MacBook.

Faça o que fizer, evite o calor. O calor excessivo é prejudicial para os componentes internos do MacBook e pode causar mais danos. Não use um secador de cabelo.

Você pode usar pacotes de sílica gel para estimular a absorção, mas não use arroz seco. Os grânulos de arroz ficam alojados dentro de suas portas e causam a formação de resíduos prejudiciais nos componentes internos.

Etapa 7. Aguarde até que o MacBook esteja totalmente seco

Seja paciente e espere pelo menos 48 horas antes de ligar o MacBook novamente. Isso permite que a água ou o líquido que você derramou dentro do MacBook seque, dando a ele a melhor chance de sobreviver a longo prazo.

Você só deve usar o MacBook novamente quando tiver certeza de que o líquido está seco.

Infelizmente, mesmo que o seu MacBook pareça funcionar perfeitamente, você pode enfrentar novos problemas no futuro. Uma das piores coisas sobre o derramamento de líquidos no MacBook é que os componentes continuam a corroer e enferrujar mesmo depois de secar, isso acontece devido a Oxidação dos componentes metalicos quando em contato com liquidos.

Para evitar problemas futuros, convém agendar um horário na 1NF0 Tecnologia para que nossos especialistas credenciados pela Apple possam abrir o seu MacBook e inspecioná-lo quanto a danos internos, caso algum componente mostre caracteristicas de oxidação podemos dar um banho quimico retirando assim todos os líquidos remanescentes na placa.

Faz diferença o tipo de líquido derramado no meu MacBook?

Alguns líquidos podem causar mais danos se você derramar no MacBook do que outros. Por exemplo, cerveja e refrigerante tornam-se pegajosos quando secam e a água salgada deixa um resíduo condutor.

Os melhores líquidos (ou menos piores) que podem ser derramados no seu MacBook são água limpa ou álcool isopropílico.

Se você derramar mais alguma coisa, convém enxaguar o MacBook com álcool ou água destilada para limpá-lo. Claro, isso é igualmente arriscado, mas se não houver energia passando pelo seu MacBook, isso não deve causar mais danos.

Antes de tentar fazer isso, certifique-se de que o seu MacBook esteja completamente desligado e com a bateria removida. Além disso, certifique-se de usar água destilada ou álcool isopropílico para não introduzir novas substâncias nocivas.

O que posso fazer para consertar um MacBook com possível dano por água?

Se o seu MacBook não responder ou ficar lento depois de derramar água, você provavelmente precisará de um conserto de hardware. Infelizmente, a própria Apple não cobre danos líquidos na garantia, então você precisará pagar por isso sozinho.

O custo exato desse reparo variará muito, dependendo dos componentes específicos afetados que você precisa substituir.

A melhor ação é agendar um horário na 1NF0 Tecnologia. Os técnicos de lá devem ser capazes de lhe dar um orçamento para o conserto, para que você possa decidir se quer pagar para consertar ou não.

Como evitar derramar líquidos no seu Mac no futuro

Acidentes acontecem. Sempre existe o risco de derramamento de líquido ou água no seu MacBookDito isso, existem algumas precauções que você pode tomar para tornar esses incidentes desagradáveis ​​menos prováveis.

Uma boa regra é manter o seu MacBook acima de qualquer bebida em sua mesa. Isso pode envolver a compra de um suporte do MacBook ou manter suas bebidas em uma superfície inferior em outro lugar.

Também é uma boa ideia proteger seu Mac contra acidentes, para que você possa consertá-lo a qualquer custo.

Por fim, faça backup regularmente do seu MacBook para não perder nenhum dado se derramar líquido sobre ele no futuro.

Se isso infelizmente aconteceu com seu MacBook, e mesmo seguindo as dicas você quiser a opinião de uma equipe profissional, recomendamos trazer seu Macbook para a 1NF0 Tecnologia, nos podemos ajudar!