Mancha verde na tela do notebook? Entenda o que fazer

Problemas como uma mancha verde na tela do notebook podem ter várias causas, de pequenos erros de software a componentes inteiramente danificados

Entre as soluções, podemos aplicar ações simples, como a reinicialização do PC, e outras de maior custo, como a substituição do cabo flat. Computadores portáteis estão sujeitos a uma quantidade maior de problemas, devido ao modo como as peças precisam ser alocadas no espaço reduzido. Felizmente, é possível tomar algumas providências. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e soluções para o problema da tela do notebook manchada!

 

Soluções para o problema da mancha verde na tela

A lista a seguir apresenta algumas explicações e ações práticas para solucionar o problema no display do notebook. Vale ressaltar que, caso o usuário não se sinta seguro na aplicação, é recomendável encaminhar o equipamento para uma assistência técnica de confiança.

Reinicialização

Muitas vezes, o sistema operacional (SO) pode apresentar um erro de execução em algum processo de rotina. Esse problema pode ser resolvido reiniciando a máquina. Uma dica é sempre realizar esse procedimento, para quando alguma falha for detectada.

mancha-verde-tela-notebook-1nf0

Reiniciar o PC é uma ótima maneira de consertar pequenos problemas do sistema operacional.

Atualização de driver

Outra possível causa para a mancha na tela do notebook é um driver desatualizado. Responsáveis por fazer a comunicação entre o hardware e o Windows/Linux/Mac, esses softwares são fundamentais para que a tela funcione corretamente.

Por mais que as novas versões dos sistemas operacionais já possuam rotinas automáticas de identificação e atualização de drivers, você pode fazer a verificação manual para ter certeza de que tudo está em dia.

Teste com Linux (Live USB)

Um último teste rápido de software, para eliminar todas as hipóteses de falha no SO, é utilizar uma versão de algum sistema Linux, como o Ubuntu, instalada em um pen drive.

É possível executar versões Live USB sem precisar formatar o computador. Elas funcionam como uma maneira de testar o sistema operacional, sem precisar instalá-lo de fato.

Para realizar esse procedimento, você vai precisar:

1. Gravar uma imagem Linux no pen drive. No caso do Ubuntu, é só baixar o arquivo .ISO do site oficial e, com um programa como Rufus, seguir o passo a passo para gravar essa imagem no dispositivo USB;

2. Inserir o pen drive no notebook e reiniciar o sistema. Assim que o computador ligar, é preciso acessar a tela de boot. Consulte o site da fabricante para saber qual o atalho correto (é comum que seja algo entre as teclas F2 e F12);

3. Na tela de boot da BIOS, selecione a opção de inicializar o sistema pelo dispositivo USB, salve as configurações e saia. Em seguida, o notebook já vai reiniciar com essa nova regra;

4. Com o Linux executando, observe para verificar se a mancha verde ainda continua aparecendo

Se depois de inicializar com o Linux o problema da mancha na tela do notebook sumir, a causa deve estar em algum problema de comunicação entre o hardware e o sistema operacional. Nesse caso, pode valer a pena formatar o computador.

mancha-verde-tela-notebook-1nf0

As versões Live USB do Ubuntu permitem utilizar o sistema sem precisar instalar de fato (Imagem: Ubuntu / Divulgação).

Troca do cabo flat

Depois de testar todas essas hipóteses, partiremos para as causas relacionadas ao hardware. Nessa situação, o cabo flat da tela do notebook é o componente mais provável de estar causando o defeito.

Responsável pela conexão com placa-mãe, o cabo flat é uma peça sensível e de dimensões bem reduzidas. Um teste prático para saber se o problema está nesse componente é movimentar a tela e verificar se a imagem tem alguma alteração.

Se a mancha verde na tela do notebook mudar de forma, conforme for variando a angulação do monitor, as chances são grandes do problema ter origem no cabo flat. Sendo assim, a solução será trocar a peça. Para um procedimento mais seguro, recomendamos procurar uma assistência técnica de informática de confiança.

Substituição completa do display

Quando o problema for mais grave, pode ser que a única solução seja trocar o display integralmente. Essa alternativa é mais complexa, mas exige menor investimento, quando comparada com a troca do computador.

Assim como a substituição do cabo flat, recomendamos procurar assistência profissional para realizar o procedimento de troca da tela de um laptop.

O quadro a seguir resume os procedimentos apresentados anteriormente, colocando-os em ordem, do mais simples até o mais trabalhoso – e que exigirá maior investimento.

Outros tipos de problema na tela

Esses componentes possuem mais riscos de sofrerem defeitos, pela própria construção dos computadores portáteis: um display móvel, diretamente conectado com a placa-mãe.

Para além da tela do notebook manchada, também podemos nos deparar com o problema do pixel queimado. Esse é um problema diferente, que também pode atrapalhar a usabilidade do equipamento.

Problemas com pixels se manifestam como pontos coloridos no display, destoando do que deveria estar sendo mostrado naquela região da tela. Para saber mais sobre esse tipo de defeito, entre em contato com nossa equipe.

Outra situação comum é a da tela do notebook piscando, que pode ser causada por falhas nas peças, superaquecimento ou mesmo sujeira. Na maior parte dos casos, a solução é simples.

Recomendações de segurança

Com o passar dos anos, laptops e computadores têm se tornado cada vez mais resistentes. No entanto, ainda é interessante manter atitudes de cuidado específicas. Com o objetivo de evitar dores de cabeça com a tela do notebook, listamos algumas recomendações de segurança com o aparelho.

Transporte

Ao levar o notebook de um lugar a outro, a dica é evitar fazer isso com o equipamento ligado e/ou a tampa aberta. Principalmente em laptops com HDs convencionais, que estão sempre em rotações altas (em torno de 5400 rpm), o transporte do equipamento dessa forma pode causar problemas.

2418

É recomendado tomar cuidado ao transportar o notebook, para alcançar uma maior vida útil do equipamento.

Além disso, é recomendado evitar deixá-lo de cabeça para baixo. Isso porque, como a parte inferior concentra o maior peso do aparelho, movimentá-lo nessa orientação pode colocar uma carga desnecessária sobre a tela.

A melhor forma de transportar um notebook, portanto, é com ele desligado, fechado e com a tela para cima.

Limpeza

O acúmulo excessivo de poeira na tela do notebook diminui a qualidade da experiência do usuário. Mas também é preciso cuidar da limpeza do aparelho como um todo, principalmente o teclado.

Sujeiras que caem entre as teclas são mais complicadas de remover. Com o tempo, elas podem, inclusive, atrapalhar a circulação de ar e a refrigeração do notebook, comprometendo os circuitos internos.

Portanto, manter o laptop sempre limpo é uma ótima maneira de evitar pequenos detalhes que têm a capacidade de se tornarem grandes dores de cabeça no futuro, se não forem controlados.

Periféricos

Uma dica para aumentar a durabilidade de computadores portáteis é utilizar acessórios externos, sempre que possível. Monitores externos, teclado e mouse USB são alternativas para evitar mexer muito no notebook.

Reparo de notebook

Se precisar substituir o cabo flat do notebook, você pode consultar o site da 1nf0lab Informática. Além do orçamento gratuito para melhorar o seu notebook, temos o fornecimento de peças diretamente da fábrica.

O atendimento e a qualidade do serviço diferenciam a 1nf0lab, venha fazer um orçamento gratuito conosco e melhore o rendimento de seu notebook!

Quer fazer uma manutenção ou higienização em seu notebook? Entre em contato!