Saiba quando é a hora certa para trocar a Memória RAM de seu notebook

Trocar a Memória RAM de seu notebook é uma das melhorias de hardware mais comuns

Resultado de imagem para MEMORIA DDR3

Junto com o upgrade de SSD, trocar ou colocar mais memória RAM em notebooks são as alterações de hardware mais comuns nesse tipo de máquina. A hora certa de trocar, obviamente é quando ele começa a perder velocidade de processamento em tarefas simples, que antes eram executadas com facilidade.

 

Upgrade de memória RAM em notebook: o que melhora?

Em alguns casos, o aumento da memória não traz resultados significativos. Você costuma utilizar seu notebook para realizar poucas tarefas ao mesmo tempo, como navegar na internet e ouvir música? O upgrade pode não causar grandes diferenças para você.

O procedimento é mais indicado para aqueles que realizam diversas tarefas ao mesmo tempo. Se você precisa utilizar, por exemplo, um programa do pacote Adobe, streaming de música e navegador de Internet ao mesmo tempo, a memória RAM fará diferença.

Os gamers se beneficiam bem da troca de Memória RAM

Outro grupo de pessoas que se beneficia com o upgrade são os gamers. Se seu notebook não foi projetado de forma otimizada para rodar jogos, você pode encontrar dificuldades como lag, baixa qualidade e lentidão.

colocar memória RAM no notebook

Nesse caso, colocar memória RAM no notebook vai ajudar bastante. Os jogos MOBAs, como Dota 2 e League of Legends, rodam sem grandes problemas, e games de FPS, como Counter Strike, conseguem rodar com mais frames, além de reduzir consideravelmente o lag.
Porém, é importante lembrar que as melhoras serão pontuais e não muito vastas, já que isso dependeria de um upgrade de placa de vídeo e outros dispositivos, o que não é possível na maioria dos aparelhos.

Com essas análises, o veredito final é que, dependendo do seu uso, o upgrade vale a pena. Pessoas que precisam realizar tarefas pesadas no notebook sentirão o benefício, principalmente em máquinas que não foram projetadas para suportar tais atividades.

Compatibilidade do aparelho e aceitação

É preciso verificar também se a máquina tem capacidade para um upgrade na memória RAM, outros possuem capacidade máxima de 8 GB, alguns tem 2 slots, outros tem 3. E ainda variam de acordo com o tamanho, pode ser DDR3, ou DDR4. É possível descobir isso sozinho, pela internet. Mas, se não consguir, traga seu notebook aqui na 1NF0 TECNOLOGIA que faremos a avalaição adequada para você.

Antes de efetuar a compra da memória para adição ou substituição, deve-se primeiro, pesquisar sobre as especificações técnicas de seu aparelho e modelo em específico, pois é lá que encontrará o número máximo de Slots disponíveis e também a quantia máxima de memória que seu sistema suporta, a voltagem e a versão “DDR” de seu slot SO-DIMM.

Em pose de todas essas informações, busque pela memória adequada às especificações de seu notebook.

Como colocar memória RAM no notebook

A troca de memória RAM do notebook é simples, mas evite realizar qualquer tipo de intervenção em hardware se não houver conhecimento o suficiente. A opção mais segura sempre será requisitar o serviço de uma assistência técnica de confiança.

Antes de começar o processo de troca ou upgrade da memória RAM, se informe sobre a localização dos pentes de memória. Esse local varia bastante de acordo com a fabricante e modelo. Lembre-se, também, que essas peças são mais sensíveis e menos robustas que aquelas encontradas em computadores de mesa. Por isso, atente-se e não use força excessiva.

Depois de achar onde estão localizados os pentes de memória, desparafuse o que for necessário. Em alguns casos, é preciso retirar toda a parte traseira do notebook.

colocar memória RAM no notebook

Antes de começar a troca de fato, tome cuidado com a eletricidade estática. A dica é tocar em qualquer componente metálico da máquina, como o disco rígido. Fazendo isso, você descarrega a estática do corpo e evita que ela cause danos à memória.

Se for necessário, este é o momento de retirar os pentes já instalados. Para fazer isso, é só empurrar delicadamente os clipes que o seguram, e em seguida o pente irá “saltar”. Agora, é só retirar com cuidado, sem tocar nos conectores dourados.

Instalar a nova memória RAM do notebook é fácil. Segure o pente em um ângulo de aproximadamente 45 graus e gentilmente aplique pressão no local de instalação. Ao ouvir um clique, você deve ajustar para deixá-lo plano.

Pronto! O seu novo pente de memória RAM está instalado.

Quer fazer uma manutenção ou higienização em seu notebook? Entre em contato!

Fonte: ELG Screen