Como melhorar o desempenho do computador

Aprenda a melhor o desempenho de seu computador sem sair de casa

1. Adicione um SSD

Um SSD, ou unidade de estado sólido, é diferente de um disco rígido tradicional porque armazena dados em chips de memória sem precisar usar componentes mecânicos. Os SSDs são uma ótima maneira de aumentar imediatamente a velocidade e o desempenho do seu computador. Eles são relativamente baratos - um SSD de 256 GB pode custar cerca de US $ 75.

Os SSDs exigem instalação, portanto, se você não estiver familiarizado com as complexidades do design de laptop, talvez seja melhor pagar alguém para instalá-lo para você.

 

2. Atualize a RAM

Saiba o que é a memória RAM do celular e como ela funciona ...

RAM significa memória de acesso aleatório e é uma forma de armazenamento de memória que permite que laptops apresentem jogos e armazenem outros arquivos grandes. Adicionar RAM e, portanto, mais memória, pode ajudar a acelerar um computador que possui muitos arquivos grandes. 

Geralmente, 8 GB é a quantidade mínima de RAM que você deve ter nos computadores, mas nem todos os laptops são atualizáveis. 

Adicionar RAM também requer instalação, e muitos laptops mais novos podem vir com RAM acoplada à placa-mãe do computador, o que significa que não pode ser ajustado.

3. Reinstale o seu sistema operacional

O Windows oferece a opção de reinstalar um sistema operacional sem perder todos os arquivos no seu computador. Reinstalar o Windows é como pressionar o botão de reset no seu computador - removendo e reinstalando, apenas os arquivos essenciais permanecerão. Você pode fazer isso selecionando Recuperação na guia Atualização e segurança da janela de configurações.

Além de atualizar o computador e manter os arquivos, você pode fazer download dos arquivos em um disco rígido externo, reinstalar o Windows e carregar as informações novamente no laptop.

No Mac, reinicie o computador e mantenha pressionada a tecla Command + R. Isso abrirá a janela de recuperação do macOS. A partir daí, escolha reinstalar o sistema operacional sem apagar seus arquivos.

Conclusão

Seu computador pode acumular muitos arquivos e dados ao longo do tempo. É crucial acompanhar a limpeza do laptop para que, à medida que o computador envelheça, ele não diminua significativamente. 

Ao tomar medidas preventivas, você pode evitar projetos maiores, como instalar um SSD ou reinstalar o sistema operacional e ainda manter velocidades operacionais decentes.

Prolongar o desempenho do seu laptop é como cuidar de um carro - se você não repará-lo e garantir que ele esteja funcionando corretamente de vez em quando, ele começará a quebrar ou, no caso do laptop, diminuir a velocidade.

Obtenha consultoria semanal semanal sobre TI e tecnnologia. Entre em contato com a 1NFO TECNOLOGIA.