Suporte remoto de TI viabiliza o trabalho a distância na pandemia

A tecnologia da informação ajuda a manter a produtividade das equipes no home office

Imagem de uma mulher fazendo home office. Ela mexe no celular e no notebook.

Covid-19 causou um grande impacto na rotina das organizações. Com o isolamento social, o número de pessoas trabalhando a distância cresceu exponencialmente, levando os negócios a repensar e até a recriar suas práticas para continuar em funcionamento.

De acordo com o Gartner, pelo menos 88% das companhias adotaram o trabalho remoto durante a pandemia.

Como o aumento do home office, o acesso remoto às redes corporativas também cresceu e, consequentemente, a necessidade de contar com um suporte de TI também se elevou proporcionalmente. Afinal, problemas técnicos com o equipamentos ou com a configuração do Wi-Fi, por exemplo, podem dificultar a realização de diversas atividades, afetando a produtividade dos funcionários e da empresa.

 

Assistência técnica para novas operações

Para se adaptar à nova realidade, as empresas estão correndo contra o tempo e adotando novas estratégias e tecnologias capazes de viabilizar a continuidade dos negócios. Como exemplo, o uso de ferramentas de colaboração e comunicação no ambiente digital, como Microsoft Teams e de ferramentas de trabalho em nuvem, vêm sendo amplamente difundido.

E isso significa um aumento exponencial no uso da internet. À medida que as atividades migram para o ambiente online, mais soluções digitais são usadas. E como tais dispositivos são essenciais para a realização de tarefas, falhas técnicas podem comprometer o andamento do trabalho e prejudicar o faturamento da empresa.

Imagem de uma mulher fazendo teleconferência.
Embora alguns erros pareçam pequenos, eles podem trazer grandes prejuízos às organizações e aos colaboradores. Um relatório do Tricentis descobriu que, apenas em 2017, os defeitos de software afetaram 3,6 bilhões de pessoas e causaram a perda de US $ 1,7 trilhão.

Com a tantas atividades remotas, as empresas ficam ainda mais suscetíveis  aos riscos do ambiente digital. Nesse contexto, é preciso se preparar para se deparar com os desafios e contar com a infraestrutura necessária para levar as operações adiante.

Como funciona o suporte remoto de TI?

O suporte remoto de TI é a assistência técnica realizada a distância, especialmente para apoiar usuários que precisem solucionar problemas em computadores e equipamentos de rede.

 O suporte se dá por meio de e-mail, telefone, WhatsApp ou chat. No entanto, para que funcione, é fundamental que o cliente disponha de uma conexão de internet de qualidade.

Esse tipo de solução auxilia na resolução de vários problemas técnicos, como a instalação de programas e aplicativos ou com a solução de falhas na conexão de redes Wi-Fi.

Imagem de uma mulher com Headset e um computador a frente simbolizando um atendimento online.

Em comparação ao atendimento tradicional, o suporte remoto é vantajoso por oferecer mais agilidade na solução de problemas. Como não é necessário que o técnico vá até o local, a assistência pode ser iniciada logo que a situação é detectada, minimizando interrupções no trabalho.

O serviço, portanto, ajuda a evitar que problemas técnicos, como cancelamento de transações e vazamento de dados, prejudiquem às organizações.

Além disso, neste momento de pandemia, o suporte de TI realizado a distância também elimina o risco de contaminação ao reduzir o contato físico.

Boas práticas para o funcionamento a distância

Embora o suporte de TI pela internet seja necessário para o trabalho remoto, algumas ações são fundamentais para o funcionamento do sistema:

  • É indispensável contar com profissionais dedicados exclusivamente aos atendimentos;
  • A empresa precisa divulgar a existência da assistência para os funcionários e disponibilizar os canais de contato dos técnicos;
  • Os colaboradores precisam ter acesso a internet de qualidade — conforme uma pesquisa conduzida pela IDC em março de 2020, 40% dos trabalhadores não tinham uma conexão eficaz antes do início da pandemia;
  • Em casa, muitos profissionais usam dispositivos pessoais e redes públicas para o trabalho. Isso significa que as empresas devem redobrar os cuidados com o gerenciamento de segurança para evitar crises. 

Imagem de uma mulher sentada sorrindo com um celular na mão e um computador em sua frente.

A 1NF0 Tecnologia amplia apoio remoto

Com o objetivo de oferecer mais apoio aos clientes durante a pandemia, a 1Nf0 tecnologia oferece às organizações o Team Viewer, serviço digital de suporte técnico 24 horas por dia, sete dias por semana. Que pode ser usado de sua máquina.

atendimento remoto, realizado por meio de canais digitais como chat, Whatsapp e videoconferência, agiliza a resolução de problemas, a realização de reparos, instalações ou configurações em dispositivos e nas redes em que estão conectados, como, por exemplo, desktops, notebooks, tablets, impressoras câmeras IP, equipamentos de rede, roteadores Wi-Fi, repetidores e smartphones.

Além da assistência a distância, as empresas podem escolher planos com visitas técnicas presenciais. Em todos os casos, após a contratação do serviço, por medida de segurança, os técnicos precisarão de autorização para acessar à rede e os dispositivos da empresa.

Conclusão

Embora seja preciso se adaptar ao novo cenário, em que o home office integra a rotina de trabalho, as empresas não podem ignorar os impactos dessas mudanças no longo prazo. Nesse contexto, o suporte remoto de TI é e será cada vez mais importante.

Atualmente, aumentar a resiliência dos negócios é a saída não apenas para buscar crescimento, mas também para se manter no mercado. E sua empresa pode contar as soluções da 1NF0 Tecnologia para se digitalizar.

Fonte: Blog Vivo Meu Negócio

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