As 10 melhores maneiras de aumentar seu Wi-Fi

Se a sua rede WiFi não estiver atendendo às suas espectativas, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar a situação antes de solicitar um novo roteador

Neste artigo, abordaremos as 10 principais maneiras de aumentar o sinal Wi-Fi para melhorar o desempenho da sua rede Wi-Fi.

1. Selecione um bom lugar para o seu roteador

Nem todos os locais são igualmente adequados para o seu roteador. Para começar, você deve evitar colocar o roteador próximo a objetos e aparelhos de metal que emitem ondas eletromagnéticas. O metal é o principal distúrbio de um sinal Wi-Fi, e sua presença perto de um roteador Wi-Fi pode criar facilmente uma grande zona morta.

 

Outros materiais, incluindo vidro, madeira, plástico, espuma e papelão, também podem interromper um sinal de Wi-Fi, mas sua influência na força do sinal de Wi-Fi tende a ser menos grave. Lembre-se de que muitos prédios usam pinos de metal (em vez de madeira 2x4) para a montagem do painel de partículas, e colocar o roteador próximo a eles seria uma má idéia. Em caso de dúvida, use um localizador de pinos portátil ou pelo menos um aplicativo localizador de pinos no seu smartphone.

A rigor, todos os eletrodomésticos emitem ondas eletromagnéticas em algum grau, até lâmpadas fluorescentes, disjuntores e barbeadores elétricos. Os maiores emissores de ondas eletromagnéticas tendem a ser encontrados na cozinha e incluem fogões, fornos de microondas e lava-louças.

Outros aparelhos problemáticos são máquinas de lavar, secadoras, televisões, telefones sem fio e aquecedores radiantes. Se você tiver um desses aparelhos em casa, mantenha seu roteador Wi-Fi o mais longe possível deles para aumentar o sinal Wi-Fi.

 Escolha um bom lugar para o seu roteador

Idealmente, você também deseja manter uma distância segura dos fios elétricos. Para cobrir uma área com um sinal Wi-Fi uniforme, você deve colocar seu roteador Wi-Fi aproximadamente no centro. Você pode aumentar levemente seu sinal sem fio, elevando o roteador acima do nível do chão.

Os sinais de WiFi irradiam para fora em todas as direções, não apenas horizontalmente. Quando o roteador está no chão, sua capacidade de emitir sinais fortes é severamente limitada. Pelo mesmo motivo, as pessoas que moram em casas com várias lojas devem sempre localizar um roteador Wi-Fi próximo ao teto no primeiro andar. Dessa forma, até o segundo andar receberá cobertura consistente.

2. Mantenha seu roteador atualizado

Se você acompanha as notícias, já ouviu falar sobre o número crescente de ataques de malware em larga escala que custam bilhões a empresas e indivíduos todos os anos. Muitos desses ataques não seriam possíveis se todos os roteadores fossem mantidos atualizados. Quando um malware infecta um roteador, ele pode roubar largura de banda e se espalhar pela rede para outros dispositivos.

Mas, mesmo sem a presença de um malware perigoso, os roteadores com firmware antigo apresentam desempenho pior do que os roteadores atualizados corretamente.

Mantenha seu roteador atualizado

Para verificar se o seu roteador está executando o firmware mais recente disponível:

  1. Inicie um navegador da web no seu computador ou dispositivo móvel e conecte-se à rede do seu roteador.
  2. Digite o endereço IP do roteador no navegador da web.
    • Se você não souber qual é o endereço IP, verifique se há um adesivo de informações em algum lugar do roteador.
  3. Faça login com nome de usuário e senha de administrador.
    • Novamente, se você não souber qual é a senha de administrador correta, observe o adesivo de informações na parte inferior ou traseira do seu roteador.
  4. Selecione uma opção chamada Atualização de Firmware ou Atualização de Roteador.
    • Como existem muitos roteadores diferentes, pode ser necessário fazer um trabalho de escavação e detetive para encontrar a opção certa.
  5. Aguarde até o seu roteador encontrar e instalar o firmware mais recente.
    • Nunca interrompa a atualização. Se demorar muito e o roteador parecer não responder, aguarde mais alguns minutos antes de desconectar o roteador da energia e ligá-lo novamente.

3. Consiga uma antena mais forte

A maioria dos roteadores Wi-Fi vem com antenas pequenas e fracas. Não é que os fabricantes queiram economizar o máximo possível, mas as poderosas antenas WiFi tendem a ser terrivelmente grandes. Comparada à antena fornecida com o roteador, que provavelmente tem apenas alguns centímetros de altura e tem ganho de cerca de 4 dB, uma antena de 10 dB pode ter algo entre 10 e 15 polegadas de altura.

Mas se você não se importa com o tamanho, uma nova e poderosa antena WiFi é uma ótima maneira de aumentar o Wi-Fi em casa ou no escritório sem comprar um novo roteador.

Existem vários tipos diferentes de antenas WiFi, mas o único tipo com o qual você precisa se preocupar é a antena comum “pato de borracha”, que é uma antena monopolo eletricamente curta que consiste em um fio elástico no formato de uma hélice estreita, selado em uma jaqueta de borracha ou plástico para proteger a antena.

Essas antenas usam o mesmo conector RP-SMA e existem muitos modelos diferentes disponíveis na Amazon e em outras lojas online. Alguns até vêm com um prático cabo de extensão que permite colocar a antena mais distante do roteador para obter uma distribuição de sinal ideal.

Obtenha uma antena mais forte

 

Para aumentar o sinal WiFi, você precisa comprar uma antena com mais ganho do que a atual. O ganho de um sistema de antena em relação a um radiador isotrópico em radiofrequências é expresso em dBi, ou decibéis em relação a isotrópico. A maioria dos roteadores domésticos vem com pequenas antenas, cujo ganho tende a ficar entre 4 e 5 dBi. A substituição dessa antena por uma antena de 9 dBi deve proporcionar um excelente aumento de sinal.

4. Corte Sanguessugas WiFi

Um Wi-Fi criptografado e protegido por senha é obrigatório nos dias de hoje. Com mais pessoas do que nunca contando com Wi-Fi, a fome de redes Wi-Fi abertas e rápidas é real. Não pense que seus vizinhos não usarão sua rede Wi-Fi apenas porque eles têm os seus próprios - eles usarão.

Você deve criptografar seu WiFi e protegê-lo com uma senha forte que não possa ser adivinhada com facilidade. Uma senha forte deve:

  • Inclua uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, símbolos e números.
  • Não use senhas comuns, como 123456, qwerty e assim por diante. Você pode encontrar uma lista das senhas mais comuns aqui .
  • Verifique se a senha possui pelo menos 8 caracteres. Senhas curtas podem ser facilmente adivinhadas com força bruta.
  • Não inclua nenhuma informação pessoal na senha, como seu nome, o nome do seu animal de estimação ou seu número de telefone.
  • Use uma senha exclusiva e não a escreva em um pedaço de papel. Se você não conseguir se lembrar, use um gerenciador de senhas.

Cortar Sanguessugas WiFi

 

Se você tiver muitos convidados, crie uma rede de convidados separada e limite significativamente seu alcance ou proteja-a com uma senha diferente e altere a senha regularmente.

 

5. Compre um repetidor / amplificador / extensor WiFi

Embora sejam mencionados por muitos nomes, os boosters, repetidores e extensores de WiFi são basicamente a mesma coisa.

Os repetidores de WiFi são dispositivos relativamente simples que pegam um sinal existente do seu roteador WiFi e o retransmitem como uma nova rede. Essa nova rede é apenas uma extensão da sua rede principal e todos os dados que passam por ela também passam pela rede principal.

Os amplificadores e extensores de WiFi são muito semelhantes, mas também amplificam o sinal existente antes de retransmiti-lo para criar uma segunda rede. Como os reforçadores de WiFi normalmente têm um alcance maior que os repetidores de WiFi, eles fazem sentido em situações em que o sinal original é muito fraco.

 
Extender

Um bom repetidor ou amplificador custa menos de US $ 100 e pode ser instalado em poucos minutos por qualquer pessoa, já que o processo de instalação geralmente envolve apenas o pressionar do botão WPS. Você pode encontrar uma lista dos 5 principais boosters de WiFi no final deste artigo.

Para obter o melhor desempenho ao usar um repetidor ou impulsionador de WiFi, é uma boa idéia usar um aplicativo de reforço de WiFi para analisar a cobertura de WiFi existente e determinar a maneira ideal de como estender a rede WiFi existente.

 

6. Alterne para um canal WiFi diferente

Assim como as faixas na estrada, existem vários canais WiFi nos quais um roteador WiFi pode transmitir. Embora a maioria dos países possua seis canais sem sobreposição (1, 6, 11 e 14), muitos usuários deixam o roteador configurado no canal padrão, que geralmente é o canal 1 ou o canal 6.

Isso resulta em um engarrafamento de WiFi, pois muitos pacotes estão tentando dirigir na mesma linha. A solução é simples: descubra qual canal está menos ocupado e mude para ele. Isso pode ser feito com a ajuda do NetSpot, uma ferramenta de análise e vigilância WiFi profissional e fácil de usar .

 
Mudar para um canal WiFi diferente

Com um novo canal selecionado, você precisa dizer ao seu roteador WiFi para usá-lo:

  1. Faça login no seu roteador como administrador.
  2. Vá para Configurações e procure por Configurações sem fio.
  3. Você deve ver uma opção chamada Canal. As chances são de que seja definido como Automático.
  4. Selecione o canal desejado.
  5. Salve as novas configurações e aguarde o seu roteador reiniciar.

Agora você pode verificar se o seu roteador está transmitindo no novo canal usando um analisador de rede WiFi como o NetSpot.

 

7. Controle de aplicativos e clientes com fome de largura de banda

É preciso apenas um aplicativo ou um cliente que consome muita largura de banda para fazer com que as velocidades de download e upload sejam rastreadas para todos os outros na mesma rede Wi-Fi. Felizmente, os roteadores modernos oferecem suporte a serviços como QoS (Quality of Service), que permitem aos usuários priorizar determinados aplicativos em detrimento de outros. Com a QoS, sua sessão de jogos on-line nunca mais será interrompida por uma pessoa assistindo a um vídeo de 1440p no YouTube ou baixando uma enorme distribuição Linux da Internet.

Para alterar as configurações de QoS do seu roteador:

  1. Faça login no seu roteador como administrador.
  2. Vá para Configurações e abra a guia Configurações sem fio.
  3. Localize as configurações de QoS.
  4. Configure suas regras de QoS.
  5. Salve as novas configurações e aguarde o seu roteador reiniciar.
 
Controle aplicativos e clientes com fome de largura de banda

Alguns roteadores facilitam muito a configuração de QoS, enquanto outros estão longe de serem intuitivos. Em caso de dúvida, consulte o fabricante do seu roteador.

 

8. Use as mais recentes tecnologias WiFi

A mais nova tecnologia sem fio, IEEE 802.11ac, oferece velocidades superiores de download e upload, além de alcance aprimorado em comparação com as tecnologias WiFi mais antigas, como IEEE 802.11b, ge outras. Para tirar proveito das mais recentes tecnologias Wi-Fi para aumentar o Wi-Fi doméstico, você precisa garantir que seu roteador doméstico e seus dispositivos habilitados para Wi-Fi, como smartphones e laptops, os suportem.

 
Últimas tecnologias WiFi

Ao selecionar um novo roteador WiFi com suporte para IEEE 802.11ac, não escolha o modelo mais acessível que você pode encontrar. A menos que seu orçamento seja muito rígido, vale sempre a pena gastar mais para comprar um roteador com excelente variedade e recursos modernos, como MU-MIMO, Qualidade de Serviço, redes de convidados, portas Ethernet de gigabit e antenas externas substituíveis.

Um bom roteador deve ser capaz de atendê-lo bem por pelo menos cinco anos, o que é aproximadamente o tempo que leva para uma grande nova tecnologia WiFi se tornar mainstream. Perto do final deste artigo, recomendamos os cinco melhores roteadores WiFi dos principais fabricantes, portanto, tudo o que você precisa fazer é escolher um que atenda ao seu orçamento.

 

9. Alterne para 5 GHz

A frequência sem fio de 5 GHz fornece taxas de dados mais rápidas a distâncias mais curtas e normalmente é muito menos ocupada que a frequência sem fio de 2,4 GHz. Se o seu roteador suportar, considere mudar para um aumento instantâneo de velocidade de curto alcance.

 
Mudar para 5 GHz

Como aumentar o seu WiFi, alternando seu roteador para 5 GHz:

  1. Faça login no seu roteador como administrador.
  2. Vá para Configurações e abra a guia Configurações sem fio.
  3. Mude a banda 802.11 de 2,4 GHz para 5 GHz.
  4. Clique em Aplicar.
  5. Reinicie seu roteador para aplicar as novas configurações.

Uma desvantagem da frequência sem fio de 5 GHz é que ela não penetra objetos sólidos tão bem quanto a frequência sem fio de 2,4 GHz. Isso pode ser um problema em edifícios de escritórios e áreas residenciais, por isso é aconselhável usar sempre 5 GHz em conjunto com 2,4 GHz . Dessa forma, você pode obter o melhor dos dois mundos.

 

10. Não se esqueça de reiniciar

O conselho atemporal de TI, "Se não funcionar, tente ligar e desligar", também se aplica aos roteadores WiFi. Uma reinicialização simples é suficiente para melhorar consideravelmente as velocidades de WiFi. Uma reinicialização limpa a memória do roteador e permite atualizações para instalar.

 
Não se esqueça de reiniciar

Para reiniciar o roteador, pressione o botão reiniciar localizado na parte traseira (talvez seja necessário um objeto pontiagudo como uma caneta para acessá-lo porque muitos fabricantes de roteadores usam botões de reinicialização embutidos) ou simplesmente desconecte o roteador da energia e ligue-o novamente.

Se o seu roteador realmente começar a instalar uma atualização durante a reinicialização, seja paciente e não interrompa o processo de atualização desligando o roteador. Dependendo do desempenho do seu roteador, o processo de atualização pode levar mais de 10 minutos.

Fonte: Nest Spot App

Precisa de Suporte com sua Rede Wi-fi? Podemos reconfigurar e te dar a consultoria devida. Fale Consoco pelo WhatsApp.