Como escolher a atualização correta da RAM

Pense na RAM (Memória de Acesso Aleatório), às vezes chamada simplesmente de memória, como a memória de curto prazo do seu computador

Os dados da RAM podem ser recuperados sem a necessidade de acessar o disco rígido, e é por isso que ter a quantidade certa de memória no seu computador está diretamente relacionada ao desempenho. 

Sem se aprofundar muito na ciência por trás da memória do computador, entenda que a RAM permite que o computador funcione mais rápido e sem problemas - especialmente quando você usa várias tarefas - se você é alguém que gosta de ter vários programas abertos ao mesmo tempo.

 

Por que você pode considerar uma atualização de RAM?

Fazer uma atualização de RAM é uma questão de desempenho. Se você perceber que o desempenho é mais lento do que gostaria durante um período específico, o Gerenciador de Tarefas no Windows é uma boa maneira de verificar se você está sobrecarregando a RAM disponível.

Abra o Gerenciador de tarefas no Windows 7 ou Windows 8 pressionando ALT + CTL + DEL. Clique na guia desempenho. A caixa chamada Memória física (MB) mede o uso de RAM.

gerenciador de tarefas

Uma boa regra é que, se a Memória disponível for inferior a 25% da Memória total, uma atualização de RAM fornecerá um aumento tangível no desempenho para o usuário final.

Assista ao desempenho da RAM, especialmente quando você abre um novo aplicativo. Se isso ocorrer mais lentamente do que você gostaria, e você perceber que o uso aumenta mais de 100% da capacidade, uma atualização de RAM pode ser útil.

Localizando a atualização de RAM correta para o seu sistema

Primeiro, observe que a memória do laptop e da área de trabalho são diferentes e não são intercambiáveis ! Deixe este ser o primeiro passo para selecionar a RAM certa para o seu computador específico.

Os dois componentes que mais afetam o tipo de RAM que você deve selecionar são sua placa-mãe e seu sistema operacional.

O sistema operacional que você está executando pode afetar a quantidade máxima de RAM que você pode usar no seu computador. O limite máximo de RAM para a edição do Windows 7 de 32 bits é de 4 GB. Aqui estão os limites para outras edições do Windows 7:

  • Windows 7 Home Basic: 8 GB
  • Windows 7  Home Premium : 16 GB
  • Windows 7  Professional : 192 GB
  • Empresa: 192 GB
  • Ultimate: 192 GB

Para o Windows 8.1 de 32 bits, o limite é de 4 GB de RAM. Para as outras edições do Windows 8:

  • Windows 8.1 : 128 GB
  • Windows 8.1 Professional : 512 GB
  • Windows 8.1 Enterprise: 512 GB

placa - mãe do seu computador também determinará a capacidade da RAM, pois possui um número limitado de slots de módulo de memória em linha dupla (slots DIMM), que é onde você conecta a RAM. Consulte o manual do computador ou da placa mãe para encontrar essas informações.

Além disso, a placa-mãe determina que tipo de RAM você deve escolher. As variedades mais comuns para PCs desktop incluem:

  • DDR2 SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona com taxa de dados dupla) - Comumente encontrada em computadores fabricados após 2003.
  • DDR3 SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona do tipo três taxas de dados) - Encontrada em computadores fabricados após 2007.
  • DDR4 SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmico síncrona de quarta geração e taxa de dados dupla) - A mais nova geração de RAM encontrada nas versões mais recentes de PCs.

Há outras especificações de RAM a serem observadas também:

  • Velocidade (MHz) - A menos que você esteja comparando o desempenho, provavelmente não notará a diferença entre um módulo de memória de 1866 MHz e um de 1333 MHz. Considerações sobre velocidade são mais importantes para estações de trabalho de servidor que lidam com cargas de computação maiores.
  • Tempos (latência) - O tempo ou latência da RAM é representado como quatro números separados por traços. Normalmente, números mais baixos significam melhor desempenho.
  • Kits multicanal - Se sua placa-mãe suportar memória multicanal, um kit correspondente otimiza o desempenho. Para acomodar isso, a RAM pode ser comprada com base na memória específica do sistema .

Fonte: Smart Buyer

Fale com um espoecialista e te explicamos tudo sobre Memória RAM, e qual a melhor para sua máquina. Atendimento rápido via WhatsApp.