Dicas e truques de recuperação do disco rígido

A falha no disco rígido é um fato inevitável da vida - seja sua própria culpa ou apenas um subproduto infeliz da idade

Recuperação de Disco Rígido

Também chegará um momento em sua vida em que você desejará recuperar uma coisa ou duas da referida unidade morta. O disco rígido do seu computador armazena tudo, desde suas preciosas fotos de bebê e dados financeiros ao seu cobiçado catálogo de músicas ilegais e documentos de trabalho, entre outras coisas. 

Para simplificar, seu disco rígido é essencialmente sua vida alojada em uma pequena caixa mecânica que funciona como um cofre de dados, que pode deixá-lo totalmente quebrado quando decide que basta.

 

Embora a desanimação, a falha no disco rígido não signifique necessariamente que tudo está perdido (embora possa), é possível recuperar. E recuperar o conteúdo de informações e dados desse peso de papel caroÉ preciso um pouco de esforço e muita sorte.

Não vamos cobri-lo por você, recuperar um disco rígido danificado ou morto pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O processo pode ser totalmente demorado, frustrante, dispendioso e, em muitos casos, completamente discutível. Independentemente disso, aqui estão algumas dicas e truques de recuperação de disco rígido.

Sinais de falha no disco rígido

Seu disco rígido é como um carro de várias maneiras. Você sabe como funciona, como soa, como fica e quanto tempo leva para ir do ponto A ao ponto B diariamente. 

Se algo começa a parecer torto com seu carro, você normalmente pode sentir isso acontecendo e pode dizer que o fim está próximoO mesmo vale para o disco rígido do seu computador. Dito isto, faça o backup rotineiro do seu disco rígido, especialmente se você experimentar repetidamente os sintomas abaixo.

Você deve estar familiarizado com a forma como o computador normalmente soa; portanto, fique de olho (e no ouvido) para ouvir ruídos incomuns que possam apontar para um mecanismo interno danificado. 

Por exemplo, o clique atípico pode indicar um problema no braço de leitura e gravação, enquanto a retificação persistente pode prever problemas em potencial no motor ou nos rolamentos do eixo. 

Os sons podem ser sutis, por isso não hesite em escutar e ouvir bem se ouvir algo incomum.

No que diz respeito a problemas de desempenho, existem algumas coisas que podem ou não ser indicações de falha no disco rígido. Embora o congelamento frequente e o arquivo corrompido ocasional possam resultar de vários problemas, incluindo malware e outros problemas não relacionados ao disco rígido, eles também são sinais plausíveis de um disco rígido que está morrendo. 

 tempo necessário para executar as tarefas mais básicas, como salvar ou mover um arquivo da área de trabalho para uma pasta especificada, também pode ser um sinal de aviso de falha iminente no disco rígido, como é a lendária Tela Azul do Windows.

A aparência física também pode ser um sinal revelador de falha no disco rígido. No entanto, poeira e outros poluentes transportados pelo ar podem danificar facilmente a superfície da unidade, devido à sua incrível sensibilidade, portanto, evite abrir a unidade e expor os componentes internos aos elementos externos.

Remova cuidadosamente o disco rígido do computador e verifique se há sinais óbvios de danos, como pinos dobrados e / ou peças quebradasÉ improvável que o seu disco rígido tenha sofrido muito em termos de danos físicos enquanto estiver alojado no seu computador, mas isso exige um olhar de qualquer maneira.

Solucionando problemas de falha do disco rígido

Então, seu disco rígido está exibindo sinais dignos de falha no disco rígido, não é? Talvez você queira executar alguns métodos de solução de problemas para confirmar que esse é realmente o seu disco rígido e não outro problema não relacionado ao seu computador. 

Alguns dos métodos podem parecer rudimentares, mas ainda assim podem resolver o problema ou fornecer uma idéia melhor sobre qual pode ser o problema real. Se a sua unidade apresentar falhas, lembre-se de que você corre o risco de sobrescrever dados e danificar ainda mais o disco rígido à medida que o usa. 

A melhor opção pode ser desligá-lo, ignorar esses métodos de solução de problemas e ir diretamente a um especialista. Prossiga por sua conta e risco.

Execute um teste de diagnóstico. A maioria dos fabricantes de discos rígidos oferece ferramentas de diagnóstico gratuitas para avaliar a saúde do seu disco rígido. Fujitsu , Western DigitalSeagate e Hitachi oferecem utilitários de diagnóstico robustos que vão além dos utilitários de diagnóstico de SO padrão e integrados. Basta navegar até a página de suporte do fabricante do disco rígido para obter a versão mais recente do software.

Analise o seu computador em busca de malware. É um tiro no escuro, mas seu computador pode estar apenas agindo devido a spyware ou adware infeccioso instalado no seu sistema. Execute o software de proteção contra vírus inato do seu computador.

Execute um desfragmentador de disco. Desfragmentar e otimizar seu sistema também pode fazer diferença no desempenho, mas é raro. As versões mais recentes do Mac OS X executam automaticamente o processo, às vezes conhecido como Hot-File-Adaptive-Clustering, mas os usuários do Windows desejam executar o utilitário interno de desfragmentador de disco.

Verifique todas as conexões físicas. Provavelmente não é um passo necessário, mas fácil de ignorar. Verifique se o seu disco rígido está conectado corretamente aos componentes certos.

Recuperando dados do seu disco rígido

Se você determinou com êxito que o disco rígido em questão está com problemas, existem algumas opções disponíveis. Não podemos garantir que você será capaz de recuperar os arquivos desejados ou quaisquer arquivos, mas vale a pena tentar evitar outras alternativas caras.

Se você tiver acesso a outro computador, poderá montar a unidade usando um Case ou Dock, ambos vendidos por menos de R$ 200 on-line. Embora a instalação interna da unidade seja outra opção, uma conexão externa é muito mais fácil e conveniente de se trabalhar. 

Conecte sua unidade danificada ao computador alternativo e verifique se a unidade que contém seus arquivos aparece uma vez conectado a um dispositivo ativo.

Se você estiver trabalhando com Macs, conecte um Mac ativo à máquina com a unidade potencialmente danificada via cabo FireWire.

Enquanto estiver ligando o Mac em funcionamento, mantenha o botão “T” pressionado até que o ícone FireWire apareça para iniciar o computador no modo Target, fornecendo acesso à unidade do computador de destino. 

Como alternativa, você pode acessar o Modo de Destino clicando no painel Preferências do Sistema , clicando em Modo de Disco de Inicialização no canto inferior direito.

Em seguida, baixe alguns softwares de recuperação de dados. Existem várias ferramentas gratuitas e premium dignas de nota abaixo, que analisarão seu disco rígido e o índice que o acompanha em busca de arquivos potencialmente recuperáveis. 

Grande parte do software é muito mais robusto do que precisa para fins de recuperação, mas é bom ter os recursos e utilitários adicionados, especialmente se você escolher um pacote premium caro.

  • Recuva (Windows / Grátis): Uma das melhores opções de freemium, o Recuva do Piriform faz um excelente trabalho vasculhando seu disco rígido morto, danificado ou formatado para todo e qualquer arquivo que possa ser recuperado. O software também pode recuperar documentos do Word não salvos, e-mails excluídos, músicas e qualquer outro arquivo que você tenha perdido. É simples, básico e eficaz.

Recuperação de disco rígido Recuva

  • TestDisk (Windows, Mac OS X, Linux / Grátis):

    O software de recuperação de dados da TestDisk é para usuários mais entendidos em computador. O software foi projetado principalmente para recuperar partições perdidas e tornar discos não inicializáveis ​​inicializáveis ​​novamente, mas infelizmente requer que você utilize o prompt de comando. Ainda assim, seus recursos excedem o Recuva e o FileSalvage, recuperando dados de maneira rápida e eficiente sem substituir o disco rígido.

E se nada diss der certo?

Quando tudo mais falhar, procure um especialista. Apesar de ser uma opção de último recurso, ver um profissional é a maneira mais segura e cautelosa de salvar seus dados. Pode custar um valor monetário, mas vai valer a pena dependendo do conteúdo do seu disco rígido.

Você sempre pode ligar com antecedência para obter uma cotação precisa antes de realmente ter que se comprometer.

Nossos técnicos normalmente fazem um excelente trabalho na recuperação de dados - mesmo a partir de unidades mortas e devastadas pela guerra - e executam o processo em um ambiente limpo e estéril o tempo todo.

Ainda assim, não há garantia.

O que você acha das dicas e truques básicos para recuperação de disco rígido? Sabemos que pode ser um tiro no escuro, mas algum de nossos métodos o ajudou a recuperar seus arquivos? Deixe-nos saber nos comentários .