O melhor software antivírus gratuito para 2020

Durante anos, se você queria o melhor software antivírus, teria que pagar muito dinheiro por proteção e segurança

Qualquer software antivírus gratuito certamente carecia de alguns recursos importantes, como proteção contra fraudes ou bloqueio de links. Enquanto alguns programas antivírus custam dinheiro, há muitas opções gratuitas com recursos fantásticos.

Você não precisa sacrificar o custo ou os recursos, para poder aproveitar recursos como bloqueadores de malware sem nenhum custo para você. Você pode baixar esses programas e começar a usá-los imediatamente.

 

Bitdefender Antivirus Free Edition

Bitdefender tem um design minimalista que o torna com pouca manutenção. Embora o aplicativo não possua configurações de qualquer tipo, ele varre automaticamente sua máquina em segundo plano usando a detecção baseada em nuvem, realizando posteriormente uma verificação mais profunda se encontrar algum software malicioso ou sinalizador vermelho.

O pacote de vírus em tempo real bloqueia adicionalmente URLs maliciosos e usa a detecção baseada em comportamento para proteger contra ameaças em potencial. Os recursos mais recentes incluem opções antifraude e phishing que usam filtros mais avançados para alertar você sobre sites que sabidamente tentam roubar identidades. 

Além do recomendável bloqueio e remoção de malware, o programa leve funciona como um excelente utilitário anti-rootkit e anti-phishing. Ele executa a última tarefa, detectando e bloqueando sites fraudulentos por meio de varredura baseada em HTTP.

AVG AntiVirus Free

O AVG possui dois grandes pontos de venda. Primeiro, ele tem um alcance impressionantemente amplo: o software não apenas procura vírus e malware, mas também ajuda a bloquear links suspeitos, impedir downloads suspeitos e impedir o uso de anexos suspeitos de email. Isso torna o aplicativo uma escolha melhor para usuários familiares ou idosos com orçamento limitado.

O segundo benefício é a afinidade do AVG com as plataformas do Google: ele possui um dos melhores downloads do Android e também pode funcionar bem no Chrome. A versão gratuita oferece varreduras em busca de problemas de desempenho para verificar se você pode acelerar o seu PC, mas o conjunto de recursos ainda é mais adequado para usuários que não querem fazer muito, exceto que o aplicativo antivírus seja executado.

ZoneAlarm Free Antivirus

O ZoneAlarm fornece firewalls e varredura antivírus, mas vai além para resolver duas preocupações crescentes de segurança: roubo de ID e perda de dados. Identifique o roubo é evitado pelas ferramentas diárias de monitoramento de crédito e por um "especialista em educação em crédito" para ajudá-lo a solucionar quaisquer alertas ou problemas.

O ZoneAlarm também fornece seu serviço de backup em nuvem para fazer backup de seus dados e criptografá-los para proteção online. Se você ainda não possui um serviço que ajude a proteger sua identidade e dados, essa pode ser a opção para você.

Durante a instalação, lembre-se de que o ZoneAlarm tenta definir o Yahoo como seu mecanismo de pesquisa padrão. Se você não quiser isso, desmarque a caixa correspondente.

Malwarebytes Anti-Malware Grátis

O Malwarebytes fornece alguns dos melhores e mais abrangentes softwares de remoção de vírus disponíveis, tornando-o frequentemente uma das primeiras fontes de acesso a agências de tecnologia e grupos de suporte. As opções são divididas em quatro módulos. 

O anti-malware protege e remove o malware com verificações automáticas, enquanto o anti-ransomware ajuda a proteger os arquivos contra ataques de ransomware. O Anti-exploit ajuda a proteger contra quaisquer vulnerabilidades conhecidas descobertas em seu sistema ou aplicativos, enquanto a proteção mal-intencionada de sites mantém você longe de sites falsos ou mal-intencionados. 

Além de suas robustas funções de verificação anti-malware, o Malwarebytes usa a tecnologia Chameleon para executar o aplicativo em sistemas já infectados que, de outra forma, poderiam bloquear sua implantação. 

A única ressalva com a versão gratuita do Malwarebytes é que ela é mais uma ferramenta de remediação do que um escudo protetor e ativo. A ferramenta de digitalização encontrará qualquer coisa quando você já estiver infectado - de maneira eficaz também - mas não faz muito para pará-lo. Para isso, você precisa da versão premium ou de uma das outras ferramentas nesta lista. Ainda assim, como uma camada secundária de defesa, a versão gratuita do Malwarebytes é uma obrigação.

O Malwarebytes também possui uma extensão gratuita para o navegador Chrome, que oferece muitas das mesmas proteções da Web que o cliente premium.

Avast Free Antivirus

Em termos de proteção básica, o Avast é um dos melhores programas antivírus disponíveis. Ele recebeu uma das pontuações mais altas no teste de proteção do Teste AV mais recente

O último pacote de antivírus gratuito da Avast é um pacote impressionante. Além da proteção usual contra vírus e malware - incluindo recursos anti-rootkit e anti-spyware - o software vem com várias opções personalizáveis ​​nas quais você pode ativar a instalação, incluindo proteção para seus dispositivos Android através do Avast mobile Security & Antivirus. 

A versão 2020 do Avast se esforça para garantir que você se sinta seguro ao usar o programa; na instalação, você terá uma análise muito clara mostrando como o Avast usa suas informações privadas.

A empresa enfrenta possíveis ataques de malware iniciando as verificações antes da abertura de um arquivo desconhecido e impedindo-o de fazê-lo, caso apareça alguma sinalização vermelha. O software é bom para proteger seu PC enquanto está on-line, bloqueando URLs maliciosos e impedindo que downloads automáticos ocorram enquanto mantém um olho na atividade do seu aplicativo para verificar se há problemas suspeitos. 

O software também inclui um modo "Não perturbe" que silencia completamente alertas e pop-ups enquanto você assiste a um filme ou joga um jogo importante.

Dito isto, vale a pena notar que foi relatado recentemente que a Avast também coleta dados de navegação na Web de seus clientes (incluindo pesquisas do Google e visitas a páginas do LinkedIn e sites pornográficos) e vende esses dados através de sua empresa controladora, Jumpshot. 

Agora, o Avast não nega que ele colete e venda dados de usuários. Ainda assim, a Avast disse, de acordo com a Cnet , que não compila "informações de identificação pessoal, incluindo nome, endereço de email ou detalhes de contato" e que permite que os usuários optem por não compartilhar esses dados.