5 Correções fáceis para acelerar seu Notebook Lenovo

 

Abrindo um laptop novinho em folha, tirando-o da caixa e inicializando-o pela primeira vez - não há nada parecido

O que é SEO para redatores: Passo a passo

le é ativado mais rápido do que qualquer coisa que você já imaginou e, desde a primeira vez em que você inicia o navegador, testa seus programas favoritos, assiste a um DVD, acontece na velocidade da luz. Ele permanece assim por um tempo, mas com o tempo tudo parece ter diminuído de velocidade.

Seja por uso excessivo ou degradação natural, essa experiência inicial pronta para uso torna-se uma memória distante, mas não precisa ser assim. Existem muitas correções rápidas que até mesmo usuários iniciantes de computadores podem fazer para que seus PCs antigos funcionem mais rapidamente e sem problemas, como costumavam fazer.

 

Limpe o pó

Pequenas partículas de poeira não costumam ter um efeito enorme no desempenho do sistema, mas mesmo na casa ou no escritório mais limpo, a poeira se acumula nos ventiladores e nas aberturas de ventilação do seu notebook. 

Isso pode afetar pessoas com alergias, além de afetar seriamente o desempenho e o ciclo de vida de um sistema. As placas de vídeo emitem muito calor, especialmente ao assistir a um filme ou a um jogo, e, à medida que a poeira se acumula, ela afeta a capacidade do computador de se resfriarImagine dirigir um carro sem óleo pelo deserto.

Quando um computador não pode mais esfriar, ele pode acionar um desligamento forçadoAo limpar a poeira das aberturas de ventilação com uma escova ou uma lata de ar comprimido, o sistema de refrigeração do computador fará novamente seu trabalho. Abra um laptop antigo e surpreenda-se com a quantidade de poeira acumulada no interior ao longo do tempo.

Verifique a RAM e o disco rígido

A idade pode ter um efeito adverso no seu hardware, mas os usuários podem verificar o desempenho com a ajuda de ferramentas de monitoramento úteis que identificam se um erro de configuração ou simples deterioração é o responsável por uma pausa no desempenho do laptop. 

É recomendável executar alguns desses testes antes de atualizar ou registrar uma reclamação de garantia com o fabricante do dispositivo. Se a RAM ou o disco rígido forem identificados como a fonte do problema, ambos poderão ser reparados por alguém familiarizado com os componentes de hardware por um preço relativamente baixo (comparado ao preço de uma nova máquina). 

Além disso, um disco rígido completo pode afetar seriamente o desempenho do sistema; portanto, se você estiver ficando sem espaço, é aconselhável fazer backup do disco antigo e trocá-lo por um novo.

Desinstalar programas inúteis

Observando rapidamente o Painel de Controle do PC, você pode identificar e remover rapidamente quaisquer programas de software que raramente são usados. Percorra esta lista com um pente fino, desinstalando todos os programas que você não usa com frequência, mas lembre-se de ter cuidado ao desinstalar programas que podem ser desconhecidos. 

Muitos computadores virão com software e arquivos pré-instalados, mas identificar quais deles não servem mais a um propósito pode liberar algum espaço de armazenamento e aumentar o desempenho. É importante desinstalar o software corretamente, pois apenas a exclusão de uma pasta ou atalho deixa arquivos indesejados no computador.

Atualize o software antivírus

Às vezes, o próprio software encarregado de proteger um sistema pode ser o que está diminuindo sua velocidadeOs fornecedores de soluções antivírus concentraram-se na velocidade de suas ofertas nos últimos anos, mas o desempenho pode ser afetado se um computador estiver executando uma versão mais antiga.

As verificações de malware e sistema podem prejudicar o desempenho de um computador, especialmente considerando que analisam centenas de milhares de arquivos, pastas e outras informações. 

Verifique se apenas um programa antivírus está sendo executado em uma máquina por vez e pesquise quais programas executam um grande número de processos em segundo plano.

Reinstalar o Windows

Quando tudo mais falhar, você pode recorrer para a reinstalação do Windows.Isto pode ser usado como último recurso para salvar um computador que não tem muita performance, Pois isso pode ser tedioso e consumir um tempinho..

Se você quiser seguir por esse caminho, tenha certeza de que você tem (pelo menos um) backup de seus dados, assim como o disco rígido poderá ser reformatado durante a instalação.

O blog Gadgetwise do New York Times também ofereceu aos usuários de computador algumas dicas simples para melhorar o desempenho de seus PCs. Além dos destacados acima, o Times menciona que reduzir ou excluir o histórico da Web de um dispositivo e desativar complementos ao navegar na Internet também podem acelerar o desempenho. 

O esvaziamento do cache e a exclusão dos cookies diminuirão inicialmente as velocidades de navegação na Web, mas é uma boa idéia, pois algumas máquinas têm o tamanho do cache definido como grande e nunca foram limpas. Garantir que o sistema operacional e todos os programas estejam atualizados também é uma boa ideia.

Fonte Lenovo

Quer falar um profissional em Notebooks Lenovo? Clique aqui e faça seu cadastro!