Como instalar drivers de dispositivo no Windows 10

O Windows 10 vem com um arsenal de drivers - software que permite ao Windows se comunicar com os gadgets que você conecta ao seu PC

Normalmente, o Windows reconhece automaticamente sua nova peça e simplesmente funciona. Outras vezes, o Windows acessa a Internet e busca algumas instruções automatizadas antes de terminar o trabalho.

Mas, ocasionalmente, você adiciona algo que é novo demais para o Windows saber ou muito antigo para que seja lembrado. Ou talvez algo conectado ao seu PC fique irritadiço, e você verá mensagens estranhas sobre "precisar de um novo driver".

Nesses casos, cabe a você rastrear e instalar um driver do Windows para essa parte. Os melhores drivers vêm com um programa de instalação que coloca o software automaticamente no lugar certo, corrigindo o problema. Os piores motoristas deixam todo o trabalho pesado com você.

Se o Windows não reconhecer e instalar automaticamente o hardware recém-conectado - mesmo depois de reiniciar o PC - siga estas etapas para localizar e instalar um novo driver:

1. Visite o site do fabricante da peça e baixe o driver mais recente do Windows

Você costuma encontrar o site do fabricante estampado em algum lugar da caixa da peça. Se não conseguir encontrá-lo, procure o nome do fabricante da peça no Google e localize seu site.

Procure na área de Suporte, Downloads ou Atendimento ao Cliente do site. Lá, você geralmente precisa digitar o nome da peça, o número do modelo e o sistema operacional do computador (Windows 10) antes que o site expire o driver.

Nenhum driver do Windows 10 está listado? Tente fazer o download de um driver do Windows 8.1, 8 ou 7 - às vezes, eles também funcionam.

2. Execute o programa de instalação do driver

Às vezes, clicar no arquivo baixado faz o seu programa de instalação entrar em ação, instalando o driver para você. Se sim, você terminou. Caso contrário, vá para a Etapa 3.

Se o arquivo baixado tiver um pequeno zíper no ícone, clique com o botão direito do mouse e escolha Extrair tudo para descompactar seu conteúdo em uma nova pasta que contém os arquivos. (O Windows nomeia essa nova pasta após o arquivo que você descompactou, facilitando a realocação).

3. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e escolha Gerenciador de dispositivos no menu pop-up

O Gerenciador de dispositivos aparece, listando um inventário de todas as peças internas ou anexadas ao seu computador. Um triângulo amarelo com um ícone de ponto de exclamação incorporado aparece ao lado da parte com problemas.

4. Clique no seu dispositivo problemático listado na janela do Gerenciador de dispositivos. Em seguida, clique em Ação na barra de menus do Gerenciador de dispositivos e escolha Adicionar hardware herdado no menu suspenso

O Assistente para adicionar hardware o orienta nas etapas de instalação do novo hardware e, se necessário, da instalação do novo driver. Cuidado, no entanto: esse método de última hora para reviver peças problemáticas pode frustrar até técnicos experientes.

Felizmente, você precisa instalar drivers apenas em um destes dois casos:

  • Você acabou de comprar e instalar um novo hardware, e ele não está funcionando corretamente. Os drivers embalados com peças recém-compradas geralmente são antigos. Visite o site do fabricante, faça o download do driver mais recente e instale-o. É provável que o novo driver corrija problemas com o primeiro conjunto de drivers.

  • Você conectou um novo gadget que o Windows não reconhece. O rastreamento e a instalação do driver mais recente geralmente podem corrigir os problemas.

Mas se você não está tendo problemas com um hardware, não se preocupe em atualizar o driver, mesmo que encontre um mais novo online. As chances são boas de que o driver mais recente adicione suporte apenas aos modelos mais recentes do gadget que você possui. E esse novo driver pode causar uma falha em algo que já estava funcionando bem.

Por fim, não se preocupe em se inscrever em um serviço que alega manter o computador atualizado com os drivers mais recentes. Eles podem fazer mais mal do que bem.

Dica

Se o driver recém-instalado piorar ainda mais as coisas, existe uma solução: volte para o Gerenciador de dispositivos, clique duas vezes no nome da parte problemática e clique na guia Driver na caixa Propriedades. Mantenha sua respiração estável. Em seguida, clique no botão Reverter driver. O Windows descarta o driver recém-instalado e retorna ao driver anterior.

Se persistirem os problemas, não hesite em entrar em contato com a 1NF0 Tecnologia.

Fonte: Dummies