Windows 10 tem falha que pode causar danos permanentes ao SSD

A cada atualização ou nova versão do Windows 10, uma série de problemas são descobertos pelos usuários. Não foi diferente com a versão 2004 do sistema operacional da Microsoft. Agora, usuários descobriram um erro que pode reduzir a vida útil do seu SSD

Os relatos indicam que a ferramenta de otimização falhava na hora de gravar a última vez que um disco tinha sido desfragmentado. Na prática, o SO não perceber quando realizou o processo o faz gerar mais otimizações dos drives do que o normal, e isso passaria a danificar a peça de armazenamento.

A desfragmentação de um disco serve para organizar os arquivos e os tornar acessíveis de forma mais rápida. No entanto, as otimizações do Windows 10 para a ação acabam também por desgastar mais esse tipo de unidade.

 

O BUG

E onde entra o bug na história? A falha fazia com que a ferramenta de otimização passasse a realizar a ação todas as vezes que a máquina é reiniciada. A expectativa é que o SSD, com isso, sofra 30 vezes mais do que em condições normais.

Correção liberada, mas para poucos

A própria Microsoft já afirmou ter conhecimento do erro e lançou uma correção. Contudo, a solução está disponível apenas para usuários do programa Insider, com a compilação 19042.487 (20H2).

Enquanto isso, os usuários do Windows 10 v2004 que estão fora da iniciativa de testes da empresa permanecem com o problema, até que o update com o fim dele seja liberada na última versão final do sistema operacional.

 

E agora, o que eu faço?

Quem não quiser esperar a gigante de Redmond disponibilizar a correção para todas as pessoas, uma das recomendações que podem evitar futuros problemas é desativar a desfragmentação automática do seu disco de armazenamento.

Para isso, você deve pressionar as teclas “Windows + Q” e digitar “CMD”. Quando aparecer a opção do Prompt de Comando, clique com o botão direito e escolha para “Executar como Administrador”. Por último copie e cole o seguinte comando e aperte o botão “Enter”:

  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction" /V Enable /T REG_SZ /D N /F
  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Dfrg\BootOptimizeFunction" /V OptimizeComplete /T REG_SZ /D No /F
  • REG ADD "HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\OptimalLayout" /V EnableAutoLayout /T REG_DWORD /D 0 /F

Existe a expectativa de que a Microsoft lance a correção para não-Insiders com o Windows 10 v2004 ainda esta semana.

 O Problema é grave no seu Windows? Chame um técnico da 1NF0 Tecnologia, que te daremos todo o suporte necessário. Clique aqui para agendar um visita já!

Fonte: Tudo Celular