Among Us funciona porque é um jogo de tabuleiro disfarçado

Os jogadores fazem as regras na sensação social do Twitch, não em designers distantes. Saiba mais sobre Among Us

Existem três lugares onde você pode esperar ser calado por estranhos: em uma biblioteca pública, em um vagão de trem silencioso e durante um jogo de Among Us. 

Todos os três compartilham um contrato social, um entendimento comum de que isso funcionará melhor para todos nós se nos calarmos . É auto-imposto e acho que é bonito.

Em Among Us, quatro a dez jogadores realizam suas tarefas de manutenção em uma nave espacial labiríntica em completo silêncio. O silêncio só é quebrado quando uma reunião de emergência é convocada - seja para relatar um corpo descoberto ou discutir suspeitas gerais sobre qual deles pode ser um impostor, mastigando cabeças de jogadores e deixando apenas ossos de desenhos animados para trás.

Uma vez que a cúpula termina e a votação é feita sobre quem, se for o caso, deve ser expulso da eclusa de descompressão, o silêncio recomeça - duplamente para os mortos, que se espera que não apenas mantenham shtum durante as reuniões, mas permaneçam fechados no momento de sua própria matança surpresa. 

 

Essa é uma grande pergunta em um jogo de terror com microfones. Admito totalmente que fiquei surpreso quando vi a língua de um amigo passar direto pelo meu córtex cerebral.

 

Não é uma premissa sem precedentes - simuladores de sobrevivência de estação como Space Station 13 e Barotrauma há muito dão aos jogadores missões secretas para matar uns aos outros, e o papel de impostor é comum em jogos de tabuleiro. Mas o sistema de silêncio acordado está em total contraste com a experiência clássica do PC - nossas regras tendem a ser rígidas, inflexíveis e definidas por código.

Nos primeiros dias dos jogos digitais, a principal vantagem do computador era sua função titular: computação. Os nerds de D&D logo perceberam que as máquinas podiam somar lançamentos de dados, aplicar modificadores para armaduras e bombear um número de dano muito mais rápido do que qualquer humano. Esse potencial para matemática instantânea permitiu a invenção do RPG de ação e muito mais. 

O que interessa a Destiny 2 é que seu conjunto de regras estilo D&D é executado na velocidade de um atirador, e você nunca fica esperando que o primeiro alcance o segundo.

Também havia outro benefício: os computadores eram justos em sua adjudicação. Eles viram cada ação e trataram os jogadores igualmente, o que abriu o caminho para atiradores competitivos extremamente rápidos. Hoje, os torneios de jogos estão praticamente livres das disputas de árbitros que assolam os esportes convencionais (embora encontremos muitas maneiras de criar nosso próprio drama).

 

A nova dependência dos jogos em relação às máquinas teve suas desvantagens. Não no sentido da Skynet, mas algo mais sutil - uma reescrita lenta e abrangente de nossa relação com as regras do jogo.

A versão do Monopólio publicada pela Ubisoft é um caso fascinante. Em teoria, permite que você jogue o eterno magnata online, com familiares ou amigos que, por motivos geográficos ou de pandemia, não podem mais se reunir no lounge em uma tarde chuvosa de domingo. Na realidade, quase toda família que joga Banco Imobiliário tem sua própria interpretação de suas regras. 

A minha, por exemplo, rejeitava hotéis e hipotecas de imediato, em acordo tácito de que parecia muito trabalho para crianças e pais levemente empolgados no Natal. Outros decidiram que as mães sempre saem da prisão livres, porque já cumpriram sua pena. Outro favorito é conceder uma quantia em dinheiro por rolagens em dobro - um adorável gesto conciliador que mantém os azarados engajados.

D&D, o jogo na raiz dos jogos para PC, também tem uma longa e orgulhosa história de regras da casa. Sua primeira edição presumia que você tinha o jogo de guerra Chainmail para consultar para medições e combate. E, hilariamente, exigia que você se referisse a um jogo de tabuleiro de habilidades na selva chamado Outdoor Survival, que pertencia a Avalon Hill, não ao editor de D&D TSR. Como tal, os jogadores sem acesso ao armário de jogos de Gary Gygax simplesmente preenchiam as páginas que faltavam com suas próprias regras.

Uma versão digital do Monopólio ou D&D bloqueia isso dos jogadores - consagrando as regras e garantindo a adesão total. Essa é uma receita para a frustração: quando as regras em um jogo para PC parecem estúpidas, geralmente há pouco a fazer a não ser bater sua cabeça contra elas ou desabafar no Reddit.

O declínio nos servidores privados limita ainda mais a invenção do jogador: onde antes os jogos de tiro em primeira pessoa eram o lar de centenas de variações bizarras em seu tema principal, habilitados por configurações de host e mods estranhos, agora eles são normalmente jogados apenas da maneira que seus criadores pretendiam .

Among Us é diferente

Entre nós é diferente. Graças ao design de toque leve do desenvolvedor InnerSloth, há espaço para os jogadores definirem um conjunto de regras por consenso. Essa propriedade cria uma sensação de investimento em grupo, como se você estivesse convocando o jogo entre vocês - como adolescentes ao redor de um tabuleiro Ouija - em vez de simplesmente entrar em uma plataforma.

Agora que Between Us atingiu uma massa crítica de popularidade, alguns estão começando a se cansar de ver as mesmas situações se desenrolarem nos streams do Twitch. Mas tudo bem: como as regras são determinadas pelos jogadores, elas podem ser reinterpretadas para manter o jogo atualizado. O Streamer Ludwig Ahgren começou a jogar no 'Modo de Cores' - uma modificação engenhosa em que cada jogador tem o nome de uma cor que não combina com seu avatar, levando a ginástica cerebral e identificação incorreta durante reuniões de emergência.

Mesmo se você nunca mexer com as regras estabelecidas do Entre Nós, há a sensação de que você está participando de um verdadeiro jogo de festa - um que não poderia existir independentemente das pessoas que se reuniram para fazer isso acontecer.

Gary Gygax acabou incorporando as regras da casa comuns do início do D&D ao jogo oficial com Advanced Dungeons & Dragons. E, muito mais tarde, a Hasbro fez uma pesquisa com os usuários do Facebook para descobrir suas regras da casa favoritas para o Monopólio, publicando uma edição especial que codificava as mais populares - ironicamente roubando-lhes seu verdadeiro status de regra da casa. 

Alguns designers sempre tentarão definir seus jogos em pedra - com medo de perder o controle ou ignorando a alegria que os jogadores obtêm de possuir sua própria experiência. Mas com Entre nós, as regras ainda parecem sociais e maleáveis. Não faria mal nenhum ter mais disso em jogos de PC.