Em uma pequena empresa, o modelo de rede ponto a ponto padrão usado em residências e escritórios muito pequenos acaba se tornando insuficiente
Em uma pequena empresa, o modelo de rede ponto a ponto padrão usado em residências e escritórios muito pequenos acaba se tornando insuficiente. Eventualmente, as demandas dos usuários - como acesso a unidades e impressoras de armazenamento compartilhado - aumentam além do que um roteador e pontos de extremidade podem fazer.
Então, como você sabe quando deve introduzir um servidor na sua rede de pequenos escritórios? Se algum dos seguintes cenários lhe parecer familiar, é hora de pensar em implantar hardware de servidor dedicado no local.
Mas primeiro, o que é um servidor dedicado por definição?
Quando você apresenta um servidor dedicado a uma configuração de rede, os computadores se comunicam com o servidor em vez de diretamente um com o outro. Um servidor dedicado aceita e atende às solicitações dos computadores clientes na rede.
O que queremos dizer com solicitações? As solicitações podem ter acesso a um arquivo ou aplicativo específico, instruções à impressora ou acesso à Internet. Os servidores “servem” os dados dos computadores clientes solicitados pelos usuários. Um servidor dedicado possui hardware projetado precisamente para essa funcionalidade, portanto, o desempenho tende a melhorar e se torna mais confiável.
Você precisa de um servidor dedicado quando…
Gerenciamento de email para um número crescente de pessoas. Muitas pequenas empresas começam usando serviços gratuitos de email hospedados na nuvem. Por exemplo, o Microsoft Office 365 Business Premium funciona muito bem para manter uma pequena força de trabalho conectada e sincronizada com as mensagens. Você pode aumentar as classificações no licenciamento do Office 365 para Enterprise e sempre ter caixas de entrada de usuário adequadas. Funciona, mas, à medida que sua empresa cresce, você deseja um servidor Exchange dedicado, pois adiciona recursos de gerenciamento muito úteis.
Tarefas como ativar um arquivamento remoto requerem um servidor Exchange local é um exemplo. Depois que uma empresa cresce em alguns lugares, a Microsoft recomenda uma configuração híbrida, na qual as empresas usam o Office 365 em conjunto com seu próprio servidor. Se você migrar emails totalmente internamente, um servidor Exchange elimina sua dependência de clientes de email baseados na Web e permite adicionar caixas de entrada facilmente à medida que o escritório se expande. Você pode dizer adeus aos limites impostos de tamanho e capacidade de arquivos de email e definir seus próprios.
Vários usuários precisam acessar os mesmos dados. Mesmo pequenas empresas precisam de um local centralizado de armazenamento de dados. A hospedagem na nuvem também é maravilhosa, mas depois de um certo ponto, os custos de hospedagem na nuvem podem ficar difíceis se você não estiver atento aos preços e SLAs. O armazenamento em nuvem apresenta seus riscos e, se a Internet cair localmente, interromperá o acesso aos dados em nuvem.
Quando uma empresa é muito pequena, os dispositivos de armazenamento conectados à rede são suficientes para o compartilhamento de arquivos. Depois de passar por uma dúzia de vagas, uma empresa está pronta para um controlador de domínio real - hardware que executa o software Windows Server, o Active Directory e os serviços de arquivo e impressão. Coisas que facilitam muito o gerenciamento de permissões de usuário para os seus negócios. Um controlador de domínio de nível básico não precisa de especificações corporativas, mas deve ser escalável quando necessário. Você deseja ter slots DIMM para adicionar memória ao servidor e slot PCIe x 16 para adicionar um controlador RAID. Você não conseguirá isso com um NAS.
Você começa a usar aplicativos que exigem um banco de dados seguro. Um banco de dados armazena informações que podem ser acessadas e atualizadas por programas. Por exemplo, se você tiver várias estações de PDV ou relógios de ponto de funcionários, o banco de dados armazenará os arquivos que contêm informações sobre inventário, histórico de pedidos e tempos de punção. Planejando implementar o QuickBooks? Um banco de dados armazena suas informações essenciais com segurança, limitando o acesso. O armazenamento de dados importantes em uma solução de armazenamento não segura, como uma unidade USB, introduz riscos nos seus sistemas.
Gerenciando recursos compartilhados em todo o espaço de trabalho. Alguns exemplos de recursos compartilhados incluem impressoras, unidades de disco óptico e aplicativos. Os servidores podem assumir as tarefas de compartilhamento de impressão de um roteador e também permitem o uso de impressoras antigas não suportadas. Em uma rede ponto a ponto, um problema comum ao compartilhar um recurso conectado é o mapeamento de unidades. As unidades de armazenamento recebem letras quando conectadas, como C: para o disco rígido principal, D :, E: e etc. para unidades adicionais. Embora uma unidade conectada a um computador possa ser compartilhada com a rede, ela pode ter uma letra de unidade diferente para os outros computadores. Um servidor pode atribuir uma letra de unidade compartilhada por todos os computadores clientes.
Controle centralizado sobre o gerenciamento de segurança de rede. Em uma configuração de rede ponto a ponto, a instalação de software de segurança em todas as máquinas oferece excelente proteção. Em um ambiente com mais de 10 assentos, acessar todos os computadores e executar um instalador leva bastante tempo. Um único aplicativo de segurança do Windows Server facilita muito o gerenciamento de segurança em toda a rede. Em uma única máquina, você pode executar verificações de vírus, gerenciar filtros de spam e instalar programas na rede.
Um computador para fazer o trabalho de vários sistemas. Um servidor pode assumir as funções de alguns dispositivos, como o roteador, o dispositivo NAS, a unidade de armazenamento de backup e o firewall. Com um servidor, você pode virtualizar as funções de vários dispositivos para executar simultaneamente na mesma máquina. Algumas tarefas do servidor mal sobrecarregam o hardware, portanto, a execução de vários sistemas físicos pode ser um desperdício de espaço e energia quando um único servidor é suficiente.
Se você enfrentar os cenários acima, considere um servidor dedicado. Para um primeiro servidor, considere um sistema em torre, pois ele pode incluir bastante hardware em um formato compacto. Depois de superar as necessidades de uma única torre, convém investir em hardware de servidor para montagem em rack e isso permite maior expansão.
Seu SMB ainda está utilizando uma rede ponto a ponto? Nesse caso, informe-nos nos comentários por que você ainda não introduziu um servidor na sua rede.