Pense na RAM (Memória de Acesso Aleatório), às vezes chamada simplesmente de memória, como a memória de curto prazo do seu computador
Os dados da RAM podem ser recuperados sem a necessidade de acessar o disco rígido, e é por isso que ter a quantidade certa de memória no seu computador está diretamente relacionada ao desempenho.
Sem se aprofundar muito na ciência por trás da memória do computador, entenda que a RAM permite que o computador funcione mais rápido e sem problemas - especialmente quando você usa várias tarefas - se você é alguém que gosta de ter vários programas abertos ao mesmo tempo.
Por que você pode considerar uma atualização de RAM?
Fazer uma atualização de RAM é uma questão de desempenho. Se você perceber que o desempenho é mais lento do que gostaria durante um período específico, o Gerenciador de Tarefas no Windows é uma boa maneira de verificar se você está sobrecarregando a RAM disponível.
Abra o Gerenciador de tarefas no Windows 7 ou Windows 8 pressionando ALT + CTL + DEL. Clique na guia desempenho. A caixa chamada Memória física (MB) mede o uso de RAM.
Uma boa regra é que, se a Memória disponível for inferior a 25% da Memória total, uma atualização de RAM fornecerá um aumento tangível no desempenho para o usuário final.
Assista ao desempenho da RAM, especialmente quando você abre um novo aplicativo. Se isso ocorrer mais lentamente do que você gostaria, e você perceber que o uso aumenta mais de 100% da capacidade, uma atualização de RAM pode ser útil.
Localizando a atualização de RAM correta para o seu sistema
Primeiro, observe que a memória do laptop e da área de trabalho são diferentes e não são intercambiáveis ! Deixe este ser o primeiro passo para selecionar a RAM certa para o seu computador específico.
Os dois componentes que mais afetam o tipo de RAM que você deve selecionar são sua placa-mãe e seu sistema operacional.
O sistema operacional que você está executando pode afetar a quantidade máxima de RAM que você pode usar no seu computador. O limite máximo de RAM para a edição do Windows 7 de 32 bits é de 4 GB. Aqui estão os limites para outras edições do Windows 7:
- Windows 7 Home Basic: 8 GB
- Windows 7 Home Premium : 16 GB
- Windows 7 Professional : 192 GB
- Empresa: 192 GB
- Ultimate: 192 GB
Para o Windows 8.1 de 32 bits, o limite é de 4 GB de RAM. Para as outras edições do Windows 8:
- Windows 8.1 : 128 GB
- Windows 8.1 Professional : 512 GB
- Windows 8.1 Enterprise: 512 GB
A placa - mãe do seu computador também determinará a capacidade da RAM, pois possui um número limitado de slots de módulo de memória em linha dupla (slots DIMM), que é onde você conecta a RAM. Consulte o manual do computador ou da placa mãe para encontrar essas informações.
Além disso, a placa-mãe determina que tipo de RAM você deve escolher. As variedades mais comuns para PCs desktop incluem:
- DDR2 SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona com taxa de dados dupla) - Comumente encontrada em computadores fabricados após 2003.
- DDR3 SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmica síncrona do tipo três taxas de dados) - Encontrada em computadores fabricados após 2007.
- DDR4 SDRAM (memória de acesso aleatório dinâmico síncrona de quarta geração e taxa de dados dupla) - A mais nova geração de RAM encontrada nas versões mais recentes de PCs.
Há outras especificações de RAM a serem observadas também:
- Velocidade (MHz) - A menos que você esteja comparando o desempenho, provavelmente não notará a diferença entre um módulo de memória de 1866 MHz e um de 1333 MHz. Considerações sobre velocidade são mais importantes para estações de trabalho de servidor que lidam com cargas de computação maiores.
- Tempos (latência) - O tempo ou latência da RAM é representado como quatro números separados por traços. Normalmente, números mais baixos significam melhor desempenho.
- Kits multicanal - Se sua placa-mãe suportar memória multicanal, um kit correspondente otimiza o desempenho. Para acomodar isso, a RAM pode ser comprada com base na memória específica do sistema .
Fonte: Smart Buyer