7 razões pelas quais o conserto e manutenção rotineiros de computadores são tão importantes

As pessoas em São Paulo costumam perguntar se é uma boa idéia fazer reparos e manutenção de rotina no computador

A resposta curta é sim! Este artigo explica os sete principais motivos pelos quais você precisa manter o desempenho do seu PC ou laptop seguindo um programa de cuidados rotineiros com o computador.

A justificativa para o reparo e manutenção regulares de computadores

Os computadores se tornaram uma grande parte da vida em São Paulo, na maioria dos casos, tanto em casa quanto no trabalho. Para a maioria das pessoas, ficar sem um computador seria uma vida difícil de imaginar, e certamente seria uma vida menos eficiente e menos informada. 

Com os computadores desempenhando um papel tão importante em todas as nossas vidas, torna-se crucial fazer o possível para mantê-los funcionando com eficiência.

 

Detectar problemas relacionados ao reparo do computador com antecedência pode ser muito importante, para que eles não possam se transformar em grandes problemas. A melhor maneira de garantir o desempenho ideal e a vida útil prolongada do seu computador é executar manutenção e reparo regulares do PC, para que o computador possa operar como pretendido. 

Aqui estão algumas boas razões para você realizar um programa de manutenção regular no seu PC ou laptop.

Prevenção de perda de dados do disco rígido

Embora a perda de dados não ocorra com frequência, ela ainda acontece e algumas informações muito importantes podem ser devoradas. Se o seu desktop ou notebook começar a ter poucos soluços durante o processamento, poderá forçar a reinicialização da máquina, e é aí que a perda de dados pode ocorrer.

Salvar seus dados regularmente pode impedir isso, mas nem todos se lembram de salvar dados a cada poucos minutos. Ao realizar manutenção e reparo regulares do sistema do seu computador, você provavelmente poderá evitar essas interrupções no processamento e escapar à possibilidade de perda de dados. E se você já encontrou seu disco rígido corrompido, consulte estas dicas para recuperação de disco rígido. O link está em inglês.

Otimização da eficiência do software

Às vezes, o software que você possui no seu computador fica degradado após ter sido executado várias vezes durante sua vida útilA degradação do software ou a podridão do software podem ocorrer tão gradualmente que o computador simplesmente se adapta à eficiência reduzida e, então, torna-se o status quo.

Quando você realiza manutenção regular em seu sistema, quaisquer problemas de software devem ser identificados e corrigidos, para que você não perca a eficiência do desempenho. Se houver algum problema real no desenvolvimento do software do seu PC, esses problemas também deverão ser descobertos e reparados.

Proteções contra malware e vírus

Há novos vírus e malware de computador sendo criados todos os dias, e eles são lançados em um mundo inusitado de computadores pessoais em todo o mundo. Para ajudar a proteger seu PC do ataque diário de vírus de computador, o software do sistema operacional deve ser atualizado periodicamente.

Observe que não recomendamos a atualização imediata do seu sistema operacional toda vez que uma nova versão do Windows for lançada, isso pode causar a quebra prematura do sistema. No entanto, recomendamos a atualização do software do sistema operacional assim que uma versão se provar estável.

Os sistemas operacionais são um alvo frequente de muitas formas de ataques cibernéticosQualquer pessoa que gaste um tempo significativo on-line é particularmente vulnerável a infecções, especialmente se você baixar material com frequência. 

Ao fazer manutenção periódica no computador e atualizar o  software do sistema do PC, você aumentará suas chances de evitar a infecção por novos vírus e malware.

Mantenha a velocidade ideal do computador

Durante um período de tempo, seu computador provavelmente ficará atolado com o enorme número de arquivos salvos, além de todo o software que você baixar. Arquivos grandes em seu sistema podem ficar fragmentados e desorganizados, aumentando o tempo de processamento.

Há várias razões pelas quais o computador pode ficar lento com o tempo e a maioria delas pode ser superada por meio de manutenção e reparo regulares. O seu computador está equipado com verificações do sistema que permitem detectar problemas como fragmentação de arquivos e, em seguida, reparar o problema para melhorar a velocidade. 

Se você tiver problemas graves de velocidade do computador, pode valer a pena levar a máquina a um especialista, que poderá encontrar o culpado pelo aumento do tempo de processamento.

Detecção precoce de problemas

Como em qualquer outra coisa, um possível problema de reparo do computador detectado em um estágio inicial sempre será muito mais fácil de reparar e provavelmente muito menos dispendioso. 

Uma vez que o problema do computador pode piorar, um problema pode se transformar em uma situação muito cara. A manutenção rotineira de PC e laptop geralmente identifica esses problemas menores, para que você possa resolvê-los antes que eles se transformem em problemas realmente sérios. 

Problemas menores podem causar problemas ao seu computador em qualquer estágio do seu ciclo de vida, mesmo que seja imediato. É por isso que é tão benéfico encontrar problemas o mais rápido possível.

Diminuir o tempo de inatividade do equipamento

Se você trabalha duro no sistema do seu computador e nunca se preocupa com manutenção ou reparo, quase pode contar com uma eventual falhaComputadores de mesa e laptops não são feitos para suportar o uso intenso e ainda apresentam desempenho ideal por anos a fio. Quando ocorre uma falha, é mais provável que o seu computador fique fora de ação por algum período de tempo.

Seu tempo de inatividade pode ser de uma semana, se a loja de conserto de computadores e notebooks 1NF0 Tecnologia estiver ocupada. Se você conta com o seu computador para uso diário, qual será o inconveniente para ele ficar offline por esse período de tempo

Algumas manutenções regulares provavelmente impedirão um tempo de inatividade mais sério e manterão seu PC funcionando no seu melhor nível de desempenho ou próximo a ele.

Poupança de custos

Não há dúvida de que custará alguns reais para realizar a manutenção e reparo regulares do seu sistema de computadorMas, na maioria dos casos, a quantia que você paga pela manutenção regular será muito menor do que o que você teria que pagar para resolver um grande problema. 

Quando isso acontece, você não apenas estará pagando pelas peças de reposição, mas também pelo trabalho envolvido quando um técnico especialista se envolver. Sempre será melhor pagar um pouco adiantado e evitar as enormes despesas de um grande reparo mais tarde.

Obtenha um diagnóstico gratuito de reparo do computador ou conserto do notebook

A 1NF0 Tecnologia na cidade de São Paulo é a  assistência técnica de manutenção de computadores e notebooks com as melhores classificações da região da Faria Lima.

Se você estiver interessado em configurar um programa rotineiro de reparo e manutenção de computadores, ligue ou traga seu computador à nossa oficina durante o horário comercial. 

Oferecemos um diagnóstico gratuito dos problemas do seu computador, além de preços fixos e descontos para pequenas empresas e estudantes.