Se você estiver recebendo uma tela azul no seu PC ou notebook, neste guia, ajudaremos você a solucionar e corrigir rapidamente o problema no Windows 10
Geralmente, você pode ver uma tela azul durante a atualização para uma nova versão do Windows 10, durante a inicialização ou de repente enquanto estiver usando o computador ativamente, e o mais frustrante é que é apenas uma tela com fundo azul e um rosto triste de personagem sem informação suficiente para descobrir o problema.
A tela exibirá uma mensagem de dica, como "Seu PC encontrou um problema e precisa reiniciar. Estamos apenas coletando algumas informações de erro e, em seguida, reiniciaremos para você".
Embora os erros de parada sejam complexos, quase sempre há um problema com uma atualização de qualidade ou recurso, bug de driver, software incompatível ou problema relacionado a hardware.
Neste guia do Windows 10, mostraremos as etapas e soluções possíveis para corrigir seu dispositivo após um erro de tela azul
Como corrigir problemas de tela azul durante a atualização no Windows 10
Ao atualizar para uma nova versão do Windows 10, é comum ver erros de tela azul como resultado de um programa antigo, software de segurança de terceiros ou arquivos de instalação danificados. Geralmente, quando ocorre um erro crítico, a instalação reverte o dispositivo para a instalação anterior, mas não corrige o problema (isso depende de você descobrir).
Se você estiver recebendo erros durante o processo de atualização, poderá solucionar o problema desinstalando aplicativos não essenciais, limpando um download incorreto, desconectando periféricos não essenciais ou executando uma instalação limpa do Windows.
Desinstalar aplicativos
Para desinstalar qualquer aplicativo que não seja necessário durante a instalação, siga estas etapas:
- Abra Configurações .
- Clique em Aplicativos .
- Clique em Aplicativos e recursos .
Selecione o aplicativo que pode estar causando problemas e clique no botão Desinstalar
- Clique no botão Desinstalar novamente.
- Continue com as instruções na tela (conforme necessário).
Depois de concluir as etapas, pode ser necessário repeti-las para desinstalar aplicativos adicionais. Após a atualização, você pode reinstalar os aplicativos novamente.
Baixar arquivos de atualização novamente
Há uma chance de você estar vendo uma tela azul por causa de arquivos de instalação danificados. Se for esse o caso, você pode usar o aplicativo Configurações para limpar os arquivos anteriores e permitir que o Windows Update os baixe novamente novamente, seguindo estas etapas:
- Abra Configurações .
- Clique no sistema .
- Clique em armazenamento .
Na seção "Sentido de armazenamento", clique na opção Liberar espaço agora . (Se você estiver executando a atualização do Windows 10 de maio de 2019, na seção "Disco local", clique no item Arquivos temporários.)
- Limpe as opções pré-selecionadas.
Marque a opção Arquivos de instalação temporários do Windows .
- Clique no botão Remover arquivos .
Depois de concluir as etapas, tente atualizar para a versão mais recente do Windows 10 usando o Windows Update.
Desconectar hardware desnecessário
Você também pode ver um erro de tela azul como resultado de um problema relacionado ao hardware. Para minimizar as chances de erros, antes de prosseguir com a instalação do Windows 10, desconecte todos os periféricos não essenciais, incluindo discos rígidos externos, impressoras, monitores secundários, telefones e outros dispositivos USB ou Bluetooth.
O processo de atualização requer apenas um mouse, teclado, monitor e uma conexão à Internet.
Após a atualização, você pode reconectar os dispositivos ao seu computador. Se você continuar com o mesmo problema, pode ser necessário instalar o driver de dispositivo mais recente no site de suporte do fabricante. Caso nenhuma correção pareça funcionar, pode ser um problema de compatibilidade ou o hardware pode não funcionar mais.
Executar uma instalação limpa
Talvez uma das melhores maneiras de evitar erros do Blue Screen of Death durante uma atualização seja apagar tudo e começar do zero com uma nova cópia do Windows 10 executando uma instalação limpa.
Antes de prosseguir, verifique se o dispositivo pode iniciar a partir do USB, o que significa que pode ser necessário alterar a ordem de inicialização dentro do firmware do BIOS (Basic Input / Output System) ou da UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) dispositivo.
Normalmente, esse processo requer pressionar uma das teclas de função (F1, F2, F3, F10 ou F12), a tecla ESC ou Delete assim que o dispositivo iniciar. O único problema é que essas configurações serão diferentes por fabricante e até pelo modelo do computador. Portanto, verifique o site de suporte do fabricante do dispositivo para obter instruções mais específicas.
Enquanto estiver na interface do firmware, localize a seção "Inicialização" e configure a ordem de inicialização para iniciar a partir da unidade inicializável USB e salve as novas alterações.
Para executar uma instalação limpa do Windows 10, siga estas etapas:
Aviso: Este é um lembrete amigável de que você fará alterações na configuração atual, o que pode causar problemas e até perda de dados, se você não fizer isso corretamente. É recomendável fazer um backup completo temporário antes de continuar .
- Inicie o PC com a unidade flash USB.
Em "Instalação do Windows", clique no botão Avançar .
3. Clique no botão Instalar agora .
4. Clique na opção Não tenho uma chave de produto para continuar (supondo que seu PC já tenha sido ativado corretamente).
5. Selecione a edição do Windows 10 (se aplicável). Essa seleção deve corresponder à edição que sua licença ativa.
6. Clique no botão Avançar .
7. Marque a opção Eu aceito os termos da licença para continuar.
8. Clique no botão Avançar .
9. Clique na opção Personalizado: Instalar apenas o Windows (Avançado) .
10. Selecione a partição com a instalação atual do Windows (geralmente "Unidade 0") e clique no botão Excluir para remover a partição do disco rígido.
Dica rápida: se você tiver várias partições, no disco rígido principal (Unidade 0), selecione e exclua cada uma delas. A instalação recriará automaticamente as partições necessárias durante o processo de instalação.
11. Selecione a unidade vazia denominada "Espaço Não Alocado da Unidade 0".
12. Clique no botão Avançar .
Depois de concluir as etapas, a instalação instalará uma cópia limpa do Windows 10, minimizando as chances de um erro de tela azul. Após a instalação, você precisará continuar com as instruções na tela para concluir a instalação, criando uma nova conta e selecionando suas configurações preferidas.
Fonte: Windows Central