Como limpar o ventilador do notebook (Guia Passo A Passo)

As pessoas começam a se perguntar como limpar a ventoinha de um laptop depois que ela fica barulhenta, expele a poeira do laptop ou até mesmo sobreaquece.

 

Como Limpar O Ventilador Do Laptop

Você pode limpar a ventoinha de um laptop com a ajuda de um ar comprimido enlatado que é eficiente e ainda não danifica os componentes do laptop. Se não tiver um à mão, você pode usar: uma pequena escova macia ou um pano de fibra.

Acessórios Que Você Precisa

O acessório indispensável para limpar a ventoinha do seu laptop da maneira mais eficiente (e também a maneira mais fácil) é definitivamente um ar comprimido comprimido.

É um tipo de ar especializado que, na maioria dos casos, é feito para uso em eletrônicos, o que significa que você não pode danificar seu laptop.

Além de ar comprimido enlatado, você pode usar:

  • Escova pequena macia
  • Tecido de fibra
  • Qualquer tipo de ar

Passo A Passo Para Limpar O Ventilador Do Laptop

Etapa 1: Prepare seu laptop

Desligue o laptop (desconecte-o do carregador) e deixe-o esfriar, caso já tenha usado anteriormente.

SS_Step1

Etapa 2: prepare o ar comprimido enlatado

Tenha o seu ar comprimido (em uma lata) pronto para o início da sessão de limpeza do ventilador.

FS_Step2https://www.netbooknews.com/wp-content/uploads/2019/05/FS_Step2-300x290.webp 300w" data-ll-status="loaded">

Etapa 3: localize os pontos de entrada e exaustão do laptop

Cada laptop tem um ou mais pontos de entrada, onde o ar frio entra no laptop, e um ponto de exaustão, onde o ar quente sai do laptop.

FS_Step3

Etapa 4: comece com a exaustão

O primeiro ponto de onde você limpará o ventilador é a exaustão e você fará isso descomprimindo o ar enlatado na exaustão em mais de 2 pontos.

FS_Step4_6

Etapa 5: use pontos de admissão para limpar o ventilador

Dependendo do tipo de entrada e localização, você pode ajudar diretamente a limpar o ventilador, mas também o interior do laptop.

FS_Step5https://www.netbooknews.com/wp-content/uploads/2019/05/FS_Step5-300x200.webp 300w" data-ll-status="loaded">

Etapa 6: voltar para a exaustão

Depois de soprar ar comprimido nos pontos de entrada, você deve voltar ao exaustor e soprar mais ar comprimido para limpar completamente qualquer poeira que foi empurrada dos pontos de entrada.

FS_Step4_6

Etapa 7: Limpe as portas

Enquanto estiver limpando o ventilador, é uma boa ideia limpar as portas ao mesmo tempo, pois não leva nenhum tempo extra, mas prova ser valioso.

FS_Step7

Como Limpar A Poeira Do Laptop Sem Ar Comprimido

Se você não consegue colocar as mãos no ar comprimido ou prefere não usá-lo para limpar a ventoinha do seu laptop e de seu laptop por completo - existem várias outras maneiras de fazer isso.

Quando você ainda está tentando não abrir seu laptop - acredite ou não, a melhor opção seria um aspirador de pó. A maioria das pessoas opta pelo secador de cabelo, que não é muito adequado, pois não cria muita pressão e o ar não consegue atingir a velocidade necessária.

Por outro lado, o aspirador de pó é uma ótima maneira de limpar a poeira do laptop, mas apenas no caso de você fazer isso com bastante frequência. O que o aspirador de pó não consegue lidar bem com a poeira teimosa que fica depositada em seu laptop e ao redor do ventilador.

Mas se você pretende abrir seu laptop e tirar todo o pó, você poderá fazer isso sem ar comprimido. Claro, você precisará de acessórios adicionais, como tecido de fibra e uma esponja muito macia ou uma escova.

No entanto, se você está evitando o uso de ar comprimido por certos motivos e está ansioso para que um técnico certificado limpe seu laptop - lembre-se de avisá-los para não usar ar comprimido. A maioria dos técnicos profissionais confia principalmente no ar comprimido em vez de qualquer tipo de força de sucção.

As aberturas nem sempre são fáceis de limpar sem ar comprimido, então mesmo que você desmonte seu laptop, ainda terá que gastar um pouco de tempo nas aberturas.

Conselhos Adicionais Que Você Deve Saber

Se estiver limpando o ventilador com a ajuda de ar comprimido, certifique-se de não soprar o ar apenas em uma porta de exaustão .

O escapamento consiste em algumas portas diferentes que estão localizadas uma ao lado da outra em uma linha. A maneira mais eficiente de limpar o máximo possível de poeira do exterior é agir rapidamente ao soprar o ar no escapamento .

Isso significa que você deve soprar o ar e mudar rapidamente as aberturas para não fazer seu ventilador girar indefinidamente - mas criar um equilíbrio que ajudará a tirar o máximo de poeira do ventilador.

Além disso, quando terminar com o escapamento e estiver prestes a explodir os pontos de entrada de ar - certifique-se de saber onde estão os alto-falantes .

A maioria dos laptops tem alto-falantes instalados na parte inferior do laptop e, se você confundi-los com uma porta de entrada, poderá danificá-los ou até destruí-los com o ar comprimido.

O que muitas pessoas não sabem é que alguns laptops vêm com pontos de entrada de ar logo abaixo das teclas do teclado , então, se esse for o seu caso, não tenha medo de soprar no ar em torno das teclas.

Na verdade, é uma maneira necessária de limpar esses tipos de pontos de ar de admissão.

Conclusão

Não importa o tipo de laptop, o uso pretendido ou até mesmo a quantidade de tempo gasto com ele - todo laptop possui um sistema de resfriamento instalado.

Na maioria das vezes, os ventiladores fazem parte do sistema de resfriamento e não são substituídos após alguns anos - eles exigem limpeza regular (considerada como manutenção).

Mencionamos os problemas que um ventilador que não é limpo regularmente pode causar. Ainda uma lata de ar comprimido e algumas horas da sua tarde - e você pode facilmente limpar o ventilador e até mesmo um pouco do interior do seu laptop sem desmontá-lo.

Caso os barulhos estranhos persistam, entre em contato com a 1NF0 Tecnologia, nós podemos dar um veredicto!